Eternize seu momento: do conceito à tradição do anel de formatura

by - setembro 05, 2020

 Está precisando escolher o anel de formatura, mas não sabe por onde começar? Selecionamos aqui tudo o que você precisa saber sobre a tradição desse momento. Confira!


anel de formatura

Um sonho se realizando é a definição desse momento. Após longos anos de muita disciplina e estudos diários, você está alcançando o tão esperado diploma. É nesse momento que o frio na barriga surge, as dúvidas de como será crescem e você precisa escolher o bendito anel de formatura.

 

Se identificou? Então está no lugar certo! Isso porque a maioria das pessoas já passou ou ainda vai passar por esse momento um dia. O que significa que é possível se formar sem preocupação e ainda acertar na escolha do anel de formatura. Quer saber como?

 

Selecionamos todas as dúvidas mais frequentes sobre como funciona esse momento especial e ainda trouxemos dicas necessárias para você entender a tradição e importância do anel de formatura. Confira!

 

    Como funciona uma formatura?

 

anel de formatura

A formatura é uma celebração muito tradicional e que é muito valorizada na nossa cultura, sendo a contemplação da conquista de se formar, seja na escola ou em algum curso, na graduação ou pós-graduação.

 

Há algumas etapas gerais e que normalmente acontecem em qualquer formatura, são elas:

 

    Escolha de orador/a:

 

Deverá haver uma pessoa oradora, que será responsável por realizar um discurso perante todos, representando a turma e relatando sua trajetória, mencionando professores, cursos, viagens, projetos e expectativas para o futuro em relação à turma.

 

Normalmente, a pessoa oradora é quem foi líder de turma, representante de colegiado ou aluno/a destaque durante o curso, ajudando seus colegas e promovendo projetos coletivos.

 

    Escolha de paraninfos/as:

 

Esse tópico é sobre a necessidade do apadrinhamento coletivo, que é a escolha do/a professor/a que será padrinho/a da turma.

 

Essa pessoa é geralmente apontada como um/a professor/a amigo/a e que sempre esteve presente na trajetória do grupo. Podem haver desavenças nesse momento, o que exigirá que sorteios sejam feitos.

 

    Escolha de um/a juramentista:

 

O juramentista é aquele/a que profere o juramento oficial, representando todos de acordo com as normas da instituição. Normalmente, eles/as vão até a frente, ficam com o braço direito estendido e leem o juramento. Os demais colegas devem repetir o gesto.

 

    Professores/as homenageados/as:

 

Geralmente, há a escolha de um/a ou mais professor/a para ser homenageado/a pela turma. Um discurso poderá ser lido por ele/a e os alunos entregam a placa destinada ao professor/a e alguma lembrancinha em agradecimento pelas contribuições feitas para a turma.

 

    Discursos:

 

Haverá vários discursos lidos ou falados espontaneamente nesse momento: da pessoa oradora da turma; dos paraninfos, professores homenageados e, claro, dos dirigentes da instituição, como diretores e representantes.

 

    Entrega dos diplomas e muitas fotos:

 

Por fim, não poderia faltar a entrega do diploma, certo? Normalmente não é o próprio documento, mas um canudo que o simboliza, uma vez que a documentação demora mais para ficar pronta.

 

De todo modo, cada formando/a é chamado para receber seu canudo e tirar muitas fotos com a família, padrinho/a e professores. Ou seja, o momento mais esperado da formatura!

 

    Quais os tipos mais comuns?

 

Os tipos mais comuns de formatura são do pré-escolar, ensino médio e graduação. No entanto, é possível organizar uma formatura de qualquer finalização de curso, quando haverá a entrega da certificação, diploma ou declaração de conclusão.

 

    Qual a diferença entre formatura e colação de grau?

 

Diferente da formatura, a colação de grau é obrigatória e é nela que haverá a conclusão oficial do curso superior em questão. Normalmente, a colação de grau acontece antes da formatura, pois esta última é mais uma celebração do que a finalização do processo. Ou seja, é a colação que o oficiará a conclusão.

 

Desse modo, na colação haverá a assinatura e leitura dos autos, mediante a todos da turma, diretores e secretários responsáveis pelo curso. A ata deverá registrar este momento e cada aluno/a assina os papéis e recebe ao menos uma declaração de conclusão, caso o diploma não esteja pronto ainda.

 

    Para que serve um anel de formatura?

 

anel de formatura

Para dizer a verdade, o anel de formatura é uma simbologia da consagração de uma trajetória, seja ela escolar, institucional ou universitária.

 

Assim como um anel de casamento representa o status de relacionamento da pessoa, o de formatura caracteriza a pessoa como formada e ainda pode expor a formação dependendo do símbolo ou cor.

 

Normalmente, quem entrega o anel é alguém muito especial para quem está formando, como os próprios pais ou responsáveis pela pessoa, mas também pode ser dado por um/a padrinho/a escolhido, noivo/a, marido/a e até mesmo namorado/a.

 

    Como surgiu a tradição do anel de formatura?

 

Tudo começou em West Point, 1835, na Academia Militar dos Estados Unidos. A intenção era justamente marcar a passagem da conclusão de uma etapa importante na vida de uma pessoa, referente à sua carreira. Dessa forma, seria uma representação da superação em comum entre os/as formados/as.

 

Além disso, os/as alunos/as de West Point tiveram a excelente ideia de marcar quem eram, ou seja, a que turma pertenciam, evidenciando a amizade construída durante anos e, dessa forma, surge o anel de formatura com símbolos e pedras coloridas.

 

Em território nacional, o anel de formatura passou a ser visto como uma premiação pelo êxito na trajetória. É por isso que ele é normalmente dado por alguém especial, mas seguindo o mesmo padrão americano de simbologia e representação da profissão.

 

    Onde comprar o anel de formatura?

 

anel de formatura

Nossa dica é a loja online da Fábrica do Ouro, que é especializada na comercialização de joias em Ouro 18k. A loja vende tanto no atacado quanto no varejo. E você pode escolher inúmeros modelos e receber na sua casa!

 

Para cada modelo que você tiver interesse é possível selecionar o seu curso e o tamanho do aro, ou seja, o seu tamanho anular. Caso não saiba qual é, não se preocupe, pois a loja possui orientações precisas para isso, bastando clicar em:


 anel de formatura


    Confira alguns modelos de anel de formatura abaixo:

 

         Anel de formatura feminino

 

Anel De Formatura De Ouro 18k Venezuela – Feminino

 



Anel De Formatura De Ouro 18k Uganda - Feminino





Anel De Formatura De Ouro 18k Tailândia - Feminino

 


 

Anel De Formatura De Ouro 18k Suíça - Feminino

 



    Anel de formatura masculino

 

Anel De Formatura De Ouro 18k Uzbequistão - Masculino

 



 

Anel De Formatura De Ouro 18k Bolívia - Unissex

 



 

Anel De Formatura De Ouro 18k Burundi - Masculino

 

 


Anel De Formatura De Ouro 18k Dinamarca - Masculino

 



    Qual cor deve ter a pedra do meu anel de formatura?

 

Essa é uma questão bastante importante, uma vez que cada curso/profissão adota uma cor de pedra para fins de representação coletiva. Normalmente, as pedras mais encontradas nesse tipo de joia são:

 

  • ·        Pedra rosa-claro: Ametista
  • ·        Pedra verde: Esmeralda
  • ·        Pedra vermelha: Granada
  • ·        Pedra vermelho-escuro: Rubi
  • ·        Pedra azul: Safira Azul
  • ·        Pedra amarelo: Topázio
  • ·        Pedra azulada: Água Marinha
  • ·        Pedra rosa: Pedra Turmalina

 

Pedras do anel de formatura e a representação dos cursos

 

Buscamos no Portal da Educação a lista com a maioria dos cursos e suas cores de pedra:

 

Safira azul:

- Administração;
- Artes Cênicas;
- Artes plásticas;
- Biologia;
- Educação Física;
- Engenharia;
- Física;
- Matemática;
- Psicologia;
- Música;
- Publicidade e Propaganda;
- Marketing;
- Química;
- Relações Internacionais;
- Comercio exterior;
- Ciências da computação;
- Astronomia;
- Desenho Industrial
– Filosofia.

Esmeralda (verde):

- Biomedicina;
- Bioquímica;
- Enfermagem;
- Fisioterapia;
- Medicina;
- Nutrição;
- Psicologia Clínica;
- Veterinária;
- Zootecnia;
- Fonoaudiologia.

Ametista (rosa)

- Design de Moda;
- Assistente Social;
- Geografia;
- História;
- Letras;
- Teologia;
- Pedagogia;
- Gastronomia;
- Biblioteconomia;
- Ciências Sociais;
- Hotelaria e Turismo.

Rubi (vermelha):

-Direito;
- Jornalismo;
- Técnico em Segurança do Trabalho;
- Oficial de Justiça.


Topázio (amarelo):


-Farmácia;
- Bioquímico.

Turmalina (rosa):

- Ciências Contábeis.
Granada (vermelha):
- Odontologia.

Água marinha (azul):

- Economia;
- Oceanografia.

        

    Quando e como usar o anel de formatura?

 

Você pode começar a usar o anel logo que colar grau, mas geralmente a festa de formatura acontece após a colação, nesse caso o uso passa a ser feito após a festa de formatura, que é quando a joia será entregue.

 

O anel de formatura é usado no anelar esquerdo, pois esse dedo é associado ao sucesso e profissionalismo pessoal, o que, em teoria, daria sorte para as portas do futuro.

 

    Ainda não sabe qual anel de formatura escolher?

 

Se mesmo após ler este texto inteiro e tirar todas as suas dúvidas você ainda se sentir inseguro/a para realizar a compra do seu anel de formatura, não hesite em entrar em contato com a Fábrica do Ouro para receber ajuda exclusiva! Para isso, basta clicar em “Precisa de ajuda?”, no canto inferior direito.


E aí, ajudamos você a escolher seu anel de formatura e entender como tudo isso funciona? Então, compartilhe essa postagem com seus amigos para que mais pessoas sejam alcançadas!

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

2 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma