#Resenha: Elite (livro da série da Netflix) - Abril Zamora

by - maio 20, 2020


Livro Elite Série Netflix

ENTRE INTRIGAS E INJÚRIAS, QUEM MATOU MARINA?

Elite, no fundo da classe | Abril Zamora | @planetadelivrosbr | 302 p.

Las Encinas é um colégio de prestígio e é frequentado pela elite. É o cenário das intrigas, revoluções sentimentais e relações conflitantes de um banco de adolescentes ricos, mas não perfeitos. Longe disso. Afinal, dinheiro não significa felicidade e muito menos vida perfeita.

Gorka, Paula, Melena e Janine são quatro amigos, que não são populares na escola e, eventualmente, gostariam que seus adversários zombeteiros e sem nada na cabeça morressem ou, no mínimo, se dessem mal.
 
Janine sofre bullying por ser 'gorda', embora não se ache gorda e esteja super de boa com seu número G. E o pior é que o bullying parte justamente de Mário, o cara mais lindo e mais popular da escola, por quem ela tem um sério crush. Ele é um tremendo babaca com ela o tempo todo.

Nesse meio, Melena sofre com uma mãe que não a ama e deixa isso bem claro, além de seu problema com drogas e sua falta de amor por si mesma por nunca ter tido exemplo desse sentimento.
 
E Gorka, que é apaixonado por Paula, precisa reconhecer que ela não o ama, enquanto Paula, apaixonada por Samuel, precisa fazer o mesmo, afinal, sentimentos não correspondidos só podem ser um problema...
 
Ah, claro. E tem a morte de uma menina linda, popular, rica e que... Ora, quem iria querer matá-la embora todo mundo parecesse a querer morta?

OPINIÃO

Livro Elite série Netflix

Esse é o livro da série original da @netflixbrasil, então provavelmente você já conhece. Eu ainda não assisti.

Se a ideia da autora foi justamente discutir relações conflitantes entre adolescentes de diferentes maneiras, então o fez assertivamente. O livro traz muito essa abordagem de problemas familiares, drogas e bebidas, festas, bullying, zoeira e paixões na vida juvenil.

São muitos os temas abordados, bastante pertinentes, inclusive. Então, o tempo inteiro, somos lançados na vida desses personagens, de modo que mergulhamos na mente deles e vemos tudo sob suas lentes. 

Embora o livro seja narrado em terceira pessoa, coisa que não sou tão fã, para esse tipo de história com muitos personagens, foi a forma perfeita de revelar os fatos, nos mostrando todos os lados da história.
 
A escrita é bem simples e fluída, mas não tão envolvente quanto se espera com uma capa e sinopse que transmite certo suspense em cima da investigação da morte que ocorre. A verdade é que o livro custou me prender (o que só ocorreu lá pelas cento e tantas páginas).

O fato é que o livro NÃO foca de maneira nenhuma na investigação. Não é um suspense e tão pouco um romance policial, então não espere isso. É um drama. Um drama Young Adult, cujo foco é nas relações desses jovens.

Tem muita cena irritante, que me fez sentir repulsa às vezes, mas foi justamente essa a intenção da autora. Outras cenas bem encheção de linguiça também, para mim, desnecessárias e que não agregaram muito.

No entanto, quanto ao drama de cada um, isso foi muito construído e pudemos sentir na pele todos os dilemas vivenciados. Os conflitos envolvidos foram bem abordados e tudo correu bem ok nessas questões, apesar de achar que podem gerar gatilhos, então já fiquem avisados.

Por fim, acredito que tenha uma continuação, pois a investigação em si não foi resolvida nesse livro. Além disso, o final foi sugestivo. Então, fiquei com sensação de que tive apenas uma introdução de tudo, mas que poderia ser beeeem menor. 

Não amei, mas gostei dos temas abordados no livro e dos conflitos entre os personagens. Então, posso recomendar para quem gosta da série ou de leituras nesse estilo! 

Mas me conta aí, você já viu a série? O que achou dessa premissa? Leria? Já leu? Quer ler? Hahahah. GRITA AQUIIII!

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

0 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma