Dia dos namorados: 5 dicas para um relacionamento saudável

dia dos namorados presente


A data mais romântica do ano está chegando, pois nem uma pandemia poderia, de modo algum, cancelar esse evento tão esperado pelos apaixonados, certo? Mas também é nesse período de dia dos namorados que muita gente acaba se perguntando: tenho um relacionamento saudável?


Bem, saiba que não é uma pergunta incomum, contudo também não é o tipo de questionamento que demanda resposta concreta, tão pouco simples.


Ora, para que é este texto então?


Você deve estar se perguntando, não é? Respondo: é para ajudar você com 5 dicas de um relacionamento saudável. E lá no final, ainda tem um super bônus para essa data tão especial. Acompanhe!


1.    Diálogo no relacionamento amoroso

 

dia dos namorados presente


Pode parecer clichê, mas o diálogo no namoro, casamento, paquera, amizade, qualquer relação, é crucial. Seja para que deixe as coisas às claras, seja para que harmonize o clima ou até mesmo para que aprimore a afinidade dos envolvidos.


O diálogo em uma relação é o sinal perfeito para avaliar se o seu relacionamento é saudável, afinal as pessoas precisam estar em sintonia, precisam se abrir e compartilhar os sonhos, os planos, os desejos, os problemas... tudo que for preciso para que nada fuja do controle, sabe?


Quando uma relação é saudável, o diálogo flui facilmente, sem necessidade de tentar “aplicá-lo” como uma fórmula secreta ou como um esforço além. É claro que há possibilidade de isso ser trabalhado em sua relação, basta que passe a ouvir e a falar também, de modo que ambos tenham total conforto ao estar ali, dialogando juntos.

 

2.    Respeito faz um relacionamento saudável

 

dia dos namorados presente


É claro que você já considerou e ouviu muito isso por aí, pois quem o diz o faz porque entende que o respeito é a questão principal de qualquer relacionamento, principalmente quando o intuito é de seguir na linha mais saudável possível.


Quando digo respeito, não falo apenas do ato de ‘considerar’ uma pessoa, mas do reconhecimento do espaço, gostos, costumes, feitos, sonhos, planos, desejos, raça, defeitos, limitações dela. E não basta reconhecer, é preciso preitear isso, valorizar acima de tudo a pessoa como pessoa de modo que possa compreendê-la e respeitá-la sempre.


Então, sim, respeitar é também ceder, desde que ambos entrem em um consenso, mas sem nunca desinibir, constranger ou fazer pouco do outro.

 

3.    A confiança de um relacionamento saudável


 dia dos namorados presente


Ninguém precisaria lhe dizer isso, certo? Mas não custa nada repetir, afinal a gente acaba sendo influenciado pelo ciúme algumas vezes e aí esquece do significado disso. Então, não, confiar não é não sentir ciúmes, ok?


Sentir ciúme é comum e não tem a ver sempre com a falta de confiança, pois às vezes é apenas o nosso instinto de querer proteger e cuidar. No entanto, quando há essa sensação de perda, de controle, de possessividade, de qualquer espécie e nível, aí, sim, mora o problema.


A confiança é o pilar de um relacionamento saudável e deve ser levada com muito afinco por ambos, de modo que flua de forma natural e não seja um tipo de busca implacável. Além do mais, quando você convive bem com alguém é sinal de que a confiança já está ali, basta que a conserve.


4.    Companheirismo hoje, amanhã e depois

 

Dia dos namorados presente


Todo mundo busca reciprocidade hoje em dia, não é mesmo? Mas há algo que nem todo mundo entende: a reciprocidade não é uma moeda de troca. Então, não tem como você ser recíproco sem ser companheiro antes de tudo. Sim, o companheirismo anda junto com a reciprocidade, mas nem sempre ambos pendem para o mesmo lado.


O que quero dizer é que em um relacionamento saudável deve haver companheirismo hoje, amanhã e depois. Ou seja, sempre. O companheirismo não é apenas estar junto e fazer companhia, pois demanda de todos os fatores anteriores em uma mesma medida, de forma mútua.


Isso quer dizer que deverá haver respeito, confiança, diálogo, admiração e igualdade entre os cônjuges, de forma que um saiba que pode sempre contar com o outro e vice-versa. É ter amizade verdadeira antes de tudo.


5.    Dedicação é a regra da relação

 

dia dos namorados 2020 presente


Não basta amar, respeitar, ter companheirismo e dialogar... é preciso se dedicar à relação, como se fosse uma planta que, ao faltar-lhe água, morre. Um relacionamento saudável deve estar sempre em análise, de modo que ambos saibam o que está correndo bem e o que não está legal.


É para isso que serve o diálogo, afinal. E então é possível entender as nuances que fazem os sorrisos surgirem, como também poderão dar de encontro com os motivos dos climas ruins, claro. E aí? O que farão para resolver? Juntos, devem pensar em formas de contornar o problema, pois precisam de dedicação para isso.


Ceder aqui, abrir mão acolá... isso não quer dizer virar marionete da relação, quer dizer que vocês se dedicam juntos para que isso dê certo, porque é isso: conviver junto seja com quem for, demanda de muita compreensão e certeza de que não podem deixar de regar a terra para que a planta continue vivendo.

6.    BÔNUS: demonstre seu amor hoje e sempre


dia dos namorados presente 2020


Por falar em dedicação, você já disse ‘eu te amo hoje’?


É fato que você ama aquela pessoa, caso contrário não estaria lendo este texto, certo? Mas será que ela tem certeza disso? E se tem certeza hoje, será que amanhã ainda terá? Demonstre seu amor!


É preciso dizer, sabe? Expressar o sentimento, seja em palavras, com ações, gestos, mensagens simples do dia a dia e até mesmo com aquele vínculo mais profundo por meio de um símbolo, como é o caso das alianças de compromisso.


Sim, todo mundo que os vê juntos por aí, sabe que existe esse compromisso, mas quando há algo que simboliza isso, a coisa se eterniza, não é mesmo? É como se selassem o amor de vocês, deixando tudo ainda mais especial. E olha que isso não é só coisa de gente romântica, viu? Tem história!


As alianças de compromisso surgiram lá com os gregos e romanos, sendo originadas do costume hindu como ato de simbolizar o amor e o enlace, ou seja, algo completamente já instituído e aceito em nossa sociedade. Então, que tal eternizar seu relacionamento saudável com este símbolo do amor?


Se você ficou interessado(a), saiba que temos a dica perfeita para você, que nem vai precisar sair de casa para escolher, afinal a Lojas Rubi está com várias promoções à pronta entrega! Lá é possível filtrar por tipo de anel, espessura, tipos de pedras, formato, larguras... e o preço é beeeem camarada.


Olhe só estas amostras que selecionamos para você:


Aliança de prata Lispector







Aliança de prata Waterhouse Crystalis



Aliança de ouro Morrison



Aliança de prata Cardiac Love



E aí, curtiu? Vasculhe mais alianças de compromisso na Lojas Rubi e crie mais um vínculo com o(a) seu(sua) amor para sempre manter o relacionamento saudável, afinal, que presente melhor para o dia dos namorados do que um símbolo dessa união?!

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

0 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma