Como ler mais rápido: mitos e cuidados com os olhos

mitos e cuidados com os olhos

Você é do tipo que lê muito ou quer saber como ler mais rápido?


Não importa o que você costuma ler com frequência, sejam livros, revistas, jornais, artigos de internet e até mesmo as postagens no seu feed das redes sociais, sempre há cuidados que podem ajudar e dúvidas sobre a visão que normalmente surgem.


Quando você é leitor(a) assíduo(a), alguns cuidados podem ajudá-lo(a) a ler mais rápido e melhor. Pensando em ajudar você nisso, produzimos este conteúdo com cuidados a serem feitos e mitos a serem desvendados. Confira!

 

Como ler mais rápido: mitos e verdades

 

Ah, é óbvio que você já se perguntou, pelo menos uma vez na vida, se ler muito é prejudicial, né? Quem nunca?! Além disso, é possível encontrar por aí aquelas afirmativas que dizem, por exemplo, que ler no escuro faz mal e que o computador ou celular prejudicam a visão.


Se essas já foram dúvidas que você teve, isso acaba agora! Vamos descobrir de uma vez o que é verdade e o que é mito sobre a leitura e nossos olhos, tão importantes para quem ama livros.

 

Ler no escuro prejudica a visão?

 

como ler mais rápido


A resposta simples e direta é NÃO. Ler no escuro não prejudica a visão! Imagina nos tempos antigos, o povo que veio antes de nós e que não possuía a energia elétrica, por exemplo, sendo obrigados a usar velhas e lampiões? Se ler no escuro fosse prejudicial, os maus causados a esta população seriam muito evidentes, certo?


 Então, este não é o problema. O problema de ler no escuro é unicamente: o cansaço nas vistas. Talvez seja justamente por isso que as pessoas acreditavam causar danos aos olhos, afinal é cansativo e os sintomas como dores de cabeça e lacrimação podem ocorrer. No entanto, não são danos permanentes e nem podem causar doenças oculares.

 

Ler no celular ou computador faz mal?

 

como ler mais rápido


Isso já depende! Em casos normais, nos quais a pessoa não possui nenhuma doença nas vistas e não faz uso excessivo, ler no celular ou computador por horas não será um problema, desde que seja mantida a distância de 35 a 40 cm aproximadamente do objeto.


Por outro lado, quem possui algum tipo de problema na visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, por exemplo, irá sentir mais desconforto e sintomas como embaçamento e dor nos olhos por causa do esforço realizado, podendo até mesmo aumentar o grau dessas doenças.


Fora isso, não se sabe ao certo o quanto a luz azul que vem destes aparelhos pode prejudicar a visão a longo prazo. Por isso a necessidade de distanciamento do objeto e de pausas no uso durante o dia.

 

Ler muito é prejudicial aos olhos?

 

como ler mais rápido


A resposta é não! O que acontece, e que mais uma vez pode ser a causa para essa dúvida, é que as vistas podem ficar cansadas. E isso é independente da iluminação ou do tempo que se passa lendo, ler pode cansar as vistas de forma temporária, mas não é um mal com que se preocupar.


Ou seja, você não vai ter seus olhos prejudicados por isso a longo prazo, o desconforto é temporário e logo que você descansar um pouco, tudo voltará ao normal.

 

Dicas e cuidados com os olhos para quem lê

 

como ler mais rápido


Beleza! Entenderam o que é prejudicial para a visão e o que não é, certo? Agora, saibam definitivamente como ler mais rápido e melhor, afinal, bastam alguns cuidados diários para que seu tempo com a leitura seja apenas enriquecedora. Acompanhe!

 

AMBIENTE

 

 Onde você lê é muito importante. Primeiro de tudo, que seja um local confortável, claro, no qual você se sinta bem, tranquilo(a) e sem distrações de preferência, de modo que nada impeça seu momento.


Mas, acima disso, também precisa se tratar de um ambiente limpo, com ar agradável, sem poluição ou baixa umidade. Fique atento(a)!

 

ILUMINAÇÃO

 

Como assim? Acabamos de falar que ler no escuro não prejudica os olhos, então...


Relaxa! Aqui é o seguinte: não prejudica, mas pode causar mais desconforto, certo? E como dissemos, para que você leia mais rápido e melhor é preciso estar o mais confortável possível. Por isso, procure um local com iluminação adequada, para que suas vistas não precisem fazer muito esforço.


Ao necessitar se adaptar ao escuro para ler, seus olhos trabalharão mais para te mostrar aquela imagem, então você vai cansar mais rápido, o que a gente quer evitar, né? Então, procure um local com iluminação que seja ok para você, sem uma luz ofuscante e não muito fraca.

 

CANSAÇO

 

Sim, já sabemos que ler pode causar cansaço, afinal as vistas precisam ficar focadas em uma só atividade por um longo tempo. Para que isso não prejudique o seu tempo de leitura, é muito recomendável que faça pausas.


Mas como assim, para ler mais rápido eu tenho que parar de ler?


Não, apenas parar por alguns minutos. Não estamos falando de ficar horas no tempo de descanso, pois isso quem define é você, mas é aconselhável que faça pequenas pausas para dar um descanso às vistas e, assim, não ter a compreensão do que é lido prejudicada.


Além disso, saiba que boa qualidade e um bom sono são essenciais para melhor rendimento visual e até mesmo para interpretação da leitura, ou seja, durma bem!

 

CONFORTO

 

Como dissemos antes, entender como ler mais rápido e melhor é compreender o conforto dessas horas. Para ajudar nisso, há algumas dicas importantes, preste atenção:


·       -  pisque os olhos mais vezes, olhando para longe e para os lados, para que eles não fiquem ressecados, causando desconforto;


         - sempre leia a certa distância do objeto, aproximadamente 40 cm;


·    - mantenha o livro (ou o que estiver lendo) na altura dos olhos, pois não é recomendável ler com o objeto acima do seu ângulo de visão;


·        - a boa postura na hora de ler também é recomendável para evitar o cansaço nas vistas e dores no corpo, por isso leituras na cama ou em movimento não são aconselháveis.

 

ÓCULOS

 

Por último, mas não menos importante, consulte um oftalmologista sempre que achar que alguma coisa mudou na sua visão. Além disso, para quem já usa óculos é muito importante manter mais cuidado e visitar o(a) oftalmo periodicamente para melhor acompanhamento.


E caso você já use óculos ou esteja precisando usar, temos uma dica perfeita caso queira trocar sua armação ou mandar fazer tudo do zero: a Mais Óptica.


Ela fica localizada em São Paulo, mas também é possível contactá-los por telefone, WhatsApp ou redes sociais. Além disso, eles possuem laboratório próprio para garantir a qualidade de seus produtos, então já vale a pena dar uma conferida, né?


Algumas opções de óculos, inclusive, podem estar prontas em até 30 minutos. Há opções de armações grátis para compras do óculos completo e ainda é possível abrir credenciário e dividir em até 10x sem juros.


Veja os modelos no Instagram da loja e confira os preços se você tem interesse em trocar sua armação ou precisa usar óculos, tá beleza? É muito importante que sua visão receba o melhor serviço possível!


Bem, agora que você já entendeu como ler mais rápido e melhor, não deixe de compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para ajudar aquele(a) seu(sua) amigo(a) que também é viciado(a) nos livros como você!


Ah, não esqueça de comentar aqui se faltou alguma dica, ok? Agora sim, boa leitura!


Fontes consultadas:

Dr. Drauzio Varella

Revista Abril

R7

Minha vida

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

0 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma