#Resenha: Krystallo - Jornada para além das Fronteiras - Raphael Fraemam

by - fevereiro 27, 2019


Título: Krystallo – Jornada para além das Fronteiras

Autor: Raphael Fraemam

Publicação: Independente

Páginas: 390

Ano de publicação: 2018

Onde comprar: Amazon

A História


Tomé é um adolescente que não está gostando da vida que é obrigado a levar, com as inúmeras lições de casa, videoaulas para assistir e tudo com aulas chatas que dão sono. Ele mora com sua mãe e irmão, Ricardo. Mas Tomé sabe que tem o privilégio de poder estudar, coisa que muitos jovens de Econ, o estado onde vive, não têm.

Tudo o que ele pensa agora é como resolver essa pequena pedra em seu sapato, mas o que ele jamais imagina é que sua vida está prestes a mudar drasticamente e para sempre. E, para provar isso, em um dia qualquer, Tomé acaba por ser surpreendido com uma cena misteriosa. Ele filma a cena, coisa pode pôr sua vida em risco, então ele decide guardar tudo sob completo sigilo. No entanto, seu celular é roubado por alguma pessoa estranha e, de repente, Tomé vai parar além das Fronteiras, em um lugar completamente diferente.


Gray é uma jovem que vive no estado de Opus, ela é uma menina muito esforçada e determinada nos estudos, pois tem o sonho de entrar para uma Universidade. Ela estuda muito para fazer os exames e para que possa passar. No entanto, no dia do seu aniversário, Gray acaba por ser raptada por um homem estranho.

Após passar horas em um caminhão, Gray é enviada para uma navegação, onde encontra mais jovens como ela que também foram raptados. Ninguém sabe para onde a navegação está indo, nem quem são seus sequestradores e muito menos o porquê de serem eles os sequestrados.

Opus e Econ são dois estados que vivem em guerra há mais de cem anos. Econ é visto como o estado rico em avanço tecnológico. Opus é visto como o estado em retrocesso, que não tem tantas riquezas como Econ.

As pessoas de Opus e Econ parecem se odiar. Estão sempre em pé de guerra pelo próprio estado. No entanto, será que tudo o que fazem por seu próprio estado vale realmente a pena? Mentiras, intrigas, verdades, mistérios... tudo isso é o que envolve o governo, as pessoas e a humanidade nessa deslumbrante história.

Personagens principais


Tomé é um jovem muito curioso. Ele é uma pessoa que sempre quer saber mais sobre as coisas, questiona tudo e nunca se sente satisfeito com as informações limitadas que recebe, principalmente quando se trata de questões políticas e sociais. Sua vida toma um rumo completamente diferente ao perseguir uma garota estranha que rouba seu celular. De repente, Tomé se vê em outro mundo. Acorda diante de uma sociedade totalmente diferente e passa por poucas e boas até que entendam que ele não é dali. Mas, apesar disso, Tomé continua no desafio de tentativa de voltar para casa e, diante desse processo, ele irá viver as mais alucinadas aventuras, irá descobrir verdades, mentiras, a magia, a fantasia e tudo o que sua mente jamais poderia imaginar.

Gray leva uma vida completamente diferente de Tomé. Ela é filha de pais pobres, que vivem em condições financeiras nada favoráveis e mora com seus pais e sua irmãzinha mais nova. Gray é uma garota esperta e inteligente, mas nunca acha que é o suficiente, por isso estuda o quanto pode para tentar seguir o sonho de entrar para uma Universidade. No entanto, sua vida sai totalmente dos trilhos ao ser raptada em seu aniversário de dezesseis anos e mantida presa junto com outros jovens. Sem saber para onde estão indo e nem como isso poderia estar acontecendo, ela acaba por embarcar em um navio de piratas, junto com outra amiga, para tentar voltar para casa, mas logo descobre que está muito longe disso. Gray não desiste e cria laços com novas pessoas, mas logo é mais uma vez surpreendida pelo destino e acaba se vendo tentando descobrir e impedir que seu estado, Opus, seja dominado.


Personagens secundários


Ricardo é irmão de Tomé. Ele é o típico jovem estudioso, determinado e esforçado em tudo o que faz. É popular na Universidade e tem amigos por toda parte. Ele mora com sua mãe e seu irmão. Sua condição de vida é muito boa. Ele é o tipo de aluno que sempre discute em sala de aula e nunca deixa de expor sua opinião. É muito a favor do governo de Econ, estado onde mora, e tem uns ideais bizarros. Até que seu irmão desaparece e a polícia não sabe dizer absolutamente nada do caso. Até que cartas estranhas surgem misteriosamente em suas coisas. Até que ele passa a admirar uma garota que é contra seus ideais. Até que sua vida muda e ele passa a compreender a dimensão das mentiras contadas e mantidas pelo governo durante anos.

Maggi é a melhor amiga de Gray. Ela não se considera muito inteligente e também não faz tantos esforços para ser como Gray. Ela namora Jorge. Ao descobrir que sua amiga está desaparecida, Maggi acaba tendo sua vida totalmente abalada. Ela e Gray eram muito amigas, e ela sene a necessidade de fazer algo para tentar ajudar a família de Gray. Mas Maggi nem imagina que sua vida também está prestes a mudar, inclusive a de seu namorado que, do nada, passa a agir de maneira estranha, como se escondesse um grande segredo.

São muitos personagens secundários que compõem a história, e eu gostaria muito de falar sobre cada um deles, porém a resenha ficaria gigante e, além disso, poderia soltar vários pequenos spoilers (o que não quero, claro). Então, entendam apenas que essa é uma história cheia de personagens muito bem construídos e que são importantíssimos para cada episódio do livro.

Capa, escrita e detalhes


A capa do livro é ilustrada, o que já amo! Eu achei que tem muito a ver com a história, pois dar um ar de ação, mistério e guerra, tudo o que compõe a trama desde o começo. Adorei!

A escrita de Raphael é robusta, cheia de detalhes, porém muito fluída. Não é uma escrita difícil, é bem construída, ao ponto de te fazer engolir vários capítulos de uma só vez. Além disso, os capítulos são curtos e sempre terminam com uma descoberta mirabolante e você não consegue largar.

Krystallo é uma história completamente avassaladora, cheia de detalhes (muitos mesmo!), muita reviravolta, mistérios, ação, tudo isso junto! E eu adoro histórias assim. Você sequer se pega pensando que já sabe o que vai acontecer, porque, não, não vai ser nada disso. Achei a história muito bem construída, com cenas que se encaixam no final, pequenos detalhes que podem parecer bobos, mas que te fazem entender tudo depois. Simplesmente foi um enredo muito bem amarrado!

O ponto alto da trama, para mim, foram justamente as questões política e social muito bem trabalhadas na história. Para mim, foi sensacional! Eu amei a forma com que o autor trouxe aspectos do gênero da fantasia que conversa com a distopia, tudo em uma única história. Adorei as questões de governo, a luta pelo poder, as bizarrices que cada governante impõe sobre seu povo... tudo muito atual.

Conclusão


Para concluir essa resenha imensa, quero apenas dizer que leiam! Estou muito feliz pelo autor ter me proposto ler sua história, porque conheci um livro muito bem escrito, cheio de surpresas, nada previsível, e muito crítico no que tange questões políticas e sociais, o que amo.

É uma história para os amantes de aventura e fantasia. Para quem ama distopia também irá amar. Então, se você gosta de um bom livro que traz vários assuntos para o cerne da trama, com personagens bem trabalhados, muita reviravolta, mentiras, verdades e ação... vai com tudo! Krystallo irá te surpreender e te fazer viajar nas asas da imaginação.

Para os fãs de Harry Potter e Percy Jackson, essa história irá te envolver até a última página, que é quando você, de fato, irá entender cada pedacinho desse universo criado pelo autor com tanta genialidade. Recomendo muito mesmo!

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

2 Recados

  1. Vi esse livro passeando várias vezes no instagram mesmo, parece ser muito bom já que as pessoas estavam recomendando tanto. Já gostei da premissa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Eu fiquei bastante curiosa quando vi.
      E não só a premissa é boa, mas a história é muito surpreendente!
      Recomendo.
      Beijos

      Excluir

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma