#Resenha: Destino La Templanza - María Dueñas

by - janeiro 30, 2019


Título: Destino La Templanza
Autora: María Dueñas
Editora: Planeta de Livros Brasil
Páginas: 479
Ano de publicação: 2015
Onde comprar: Amazon | Saraiva

A História

Após perder sua fortuna e ficar endividado, Mauro Larrea precisa pensar em uma saída urgentemente. Junto de seu amigo e procurador, Elías Andrade, Mauro decidirá que precisa de dinheiro emprestado para que não perca tudo o que ainda lhe resta, mas a forma de pagamento de mais essa dívida pode lhe fazer percorrer caminhos perigosos, traiçoeiros e, acima de tudo, cada vez mais surpreendentes.
Depois de vender vários objetos que lhe restavam a fim de juntar uma grana, Mauro parte para Havana com o propósito de se reerguer novamente. Ao chegar lá, junto com seu criado de confiança, Santos Huesos, é saudado com uma torrente de aventuras inusitadas. Diante de uma jogada totalmente inesperada, Mauro poderá perceber que sua sorte está mudando e, por conta disso, parte para Jerez. Agora um novo futuro lhe espera.
Ao chegar em Jerez, Mauro é novamente surpreendido com inusitados acontecimentos em sua vida. Agora, com uma casa em seu nome e uma histórica produção de vinho em suas mãos, Mauro começa a pensar que sua vida está entrando nos trilhos, mas é justamente nesse momento que seus maiores desafios começam. É, portanto, quando conhece Soledad Montalvo que Mauro tem certeza de que o destino lhe preparou muitas intrigas, ambições, desejos novos e várias fases de enrascadas pela vida.

Personagens principais

Mauro Larrea é um minerador de quarenta e sete anos. Ele já viveu muitos dias escassos, perdas irreparáveis e guarda cicatrizes em sua mão esquerda de um passado que nunca vai esquecer. Apesar dos cinquenta que já se aproximam, Mauro mantém um corpo forte, braços e pernas musculosas, abdome definido e ombros largos. Ele é viúvo e pai de dois filhos, uma moça já casada, Mariana, e um rapaz solteiro, Nicolás. Além disso, ele está prestes a ser avô e no decorrer da história isso se procede, portanto, Mariana dá a luz a uma criança. Nicolás é o filho que mais lhe causa preocupação, pois está prometido a uma moça de boa família mas anda sumido das redondezas. Mauro irá ver sua fortuna entrando pelo ralo e decidirá dar uma guinada em tudo com uma atitude inesperada: sua ida para Havana. Mas é em Jerez que sua vida acaba mudando da água para o vinho (sim, foi de propósito, hehe). Ele vê em Soledad a mulher sedutora e forte que é, mas também reconhece que ela só lhe põe em encrencas e perigos.
Solead Montalvo é uma mulher forte e insondável. Sua esperteza vai além do que “homens de negócio” poderiam imaginar, porque, sim, Sol é uma mulher e é uma mulher que sabe tudo sobre os negócios de sua família. Inclusive, tudo está em suas mãos, mas ela se mantém em pé de briga com o filho de seu marido. Sol é casada com um homem que ninguém mais vê, mas por quem ela tem total fidelidade e compaixão. Ela é mãe e luta com unhas e dentes para defender seu patrimônio e de suas filhas. A mulher parece estar sempre três passos a frentes de Mauro, pois sabe tudo sobre ele e sobre como as históricas propriedades de sua família foram parar nas mãos desse minerador. Ela mantém um amor sem igual pelos vinhedos e pela casa em que cresceu, tudo isso que agora pertence à Mauro. Entrando em contato com ele, Sol acaba lhe pedindo um pequeno favor... um pequeno favor que se tornou grande demais para não se tornar gigante, perigoso e impossível de voltar atrás.

Alguns personagens secundários

Santos é o homem de confiança de Mauro. Ele é índio, tem cabelos compridos e pele morena. É um cara que faz de tudo pelo patrão, pois foi quem lhe deu oportunidade quando precisou. Santos anda com Mauro para onde for e faz tudo que ele lhe mandar fazer.
Elías Andrade é o melhor amigo e procurador de Mauro. Anos nos negócios com ele, Andrade já se mostrou de confiança muitas vezes. Ele é sua voz de consciência, isto é, Mauro vive ouvindo a voz de Andrade em sua mente lhe dizendo o quão errado ele está agindo, mas isso não quer dizer que Mauro acata tudo (ou alguma coisa que seja).
Manuel Ysasi é um médico de família da Soledad, mas muito mais que isso, ele é seu grande amigo e também de seu marido. O médico lhe ajuda com tudo e é o único que sabe sobre sua história. Ysasi é uma pessoa de total confiança dela e torna-se de confiança para Mauro também.

Capa, escrita e detalhes

A edição desse livro está incrivelmente impecável. Em uma majestosa capa dura, Destino La Templanza nos é apresentado com uma aquarela na capa em que mostra um casal adulto e cheio de requintes. Dentro, temos mais aquarela em rosas espalhadas, uma lindeza só, como podem ver na foto abaixo:
Eu amei a edição completamente. Estou apaixonada.
O livro tem mais de quatrocentas páginas, com uma letra pequena e poucos espaços nas laterais, ou seja, é realmente gordinho. Não que isso seja um fator ruim, claro. No entanto, para o estilo de história de época, por exemplo, torna-se um pouco preocupante sua fluidez.
Não acho essa uma história fluída, nem de fácil leitura, mas jamais poderia dizer que é mal escrita ou mal construída. A verdade é que se trata de um livro gigante, não somente nos números de páginas, mas também por conta de tudo o que acontece (que é muita, muita coisa).
A escrita do livro não é fluída, a leitura é pesada e você lê e lê sem que as páginas avancem (uma loucura), mas se trata de uma escrita muito detalhista, que preza e muito bem a ambientação e a descrição das cenas e personagens. É um livro com poucos diálogos, mas que te dá ricas contribuições dos lugares, modos, pensamentos e ações de tudo o que acontece na história. É uma escrita carregada de riqueza cultural de uma época com costumes diferentes.
Essa história possui muito detalhes. Só para terem noção, o livro é divido em três partes. Cada uma dessas partes se trata especificamente de acontecimentos de uma região: temos a parte 1 que descreve acontecimentos da Cidade do México; temos a parte 2 que descreve a segunda lida do protagonista em Havana; e temos a parte 3 que descreve as perigosas relações que Mauro faz em Jerez.
Todas essas viagens de idas e vindas de Mauro são descritas com maestria pela autora, então não, você não vai perder nada dessa história porque tudo estará descrito nessas linhas. Os encontros e desencontros que acontecem são de deixar qualquer um tenso, na expectativa do que vem pela frente. Minha parte favorita é a terceira, claro, pois é quando, finalmente, conhecemos Soledad.
Esse foi um ponto negativo para mim. Na sinopse, a gente lê o nome dessa mulher incrível e ela só aparece lá para duzentas e tantas páginas... eu estava quase desistindo de encontrá-la. E quando encontro, não me pareceu tudo o que havia pensado porque... se criei expectativas? Oras!
Outro ponto negativo foram as extensas descrições do início do livro. Acredito que a história iria prender bem mais se começasse lá pela página cem. Não é que tudo o que aconteceu antes tenha sido desnecessário, mas creio que foi prolongado demais, sem tanta necessidade já que o ponto crucial da história só começa beeeeem depois disso.
Mas tudo isso foi relevado por mim quando a história ganhou fôlego e desatou nos meus olhos. Como torci por esses personagens! Como fiquei pensando também se eu não estava torcendo errado... Hahaha. Por fim, adorei a história, a ambientação sem dúvida é impecável, me senti dentro de todos os lugares.

Conclusão

Se você está procurando por uma história completa, cheia de reviravoltas, com personagens convictos, maduros, com dores e vidas opostas, mas que se encontram em meio a uma turbulência da vida e acabam estando cada vez mais entrelaçados... ops, me perdi. É tanta coisa que esse livro aborda que seria impossível citar tudo com coerência.
O que quero dizer é que Destino La Templanza é para os amantes de romances de época, que se passa em três lugares que te tiram da sua zona de conforto, de romances que contam histórias que parecem quase verídicas de tantos detalhes que compõe, é para quem ama um bom enredo cheio de encontros, idas, vindas e vinhedos (principalmente).
Tive alguns pontos negativos com a leitura, que demorou mais que o normal para mim, mas sinto que valeu a pena lê-lo até o fim, pois torci muito por essa história e esses personagens tão diferentes do que costumo ler.
Recomendo para quem se identifica com histórias assim!

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

6 Recados

  1. Que capa mais linda !
    A história tbm parece ser muito boa, msm com os pontos negativos que citou. Eu até que gosto de livros com longas descrições... rs
    me julgue.
    Adorei a resenha !
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! Sim a edição está linda!
      Eu recomendo muito a leitura. Vale a pena.
      Volte sempre.
      Sâm

      Excluir
  2. O livro é bonito mesmo, não sei se eu leria, mas até que a história é legal por se passar em vários lugares.
    Suas resenhas são tão completas !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é muito bem construída, com certeza vala a pena a sua leitura!
      Obrigadaaa! <3
      Volte sempre.

      Excluir
  3. História diferente.. não sei se eu iria gostar, mas a edição é maravilhosa mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certeza de que vai amar, Vih! <3
      A edição é perfeita.
      Beijos e volte sempre.

      Excluir

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma