Uma carta jamais enviada

by - julho 17, 2018


https://pixabay.com/pt/escuro-quartos-escrit%C3%B3rio-tabela-2584166/
Uma mulher feia discorda de Dostoiévski (em Noites Brancas):

Um momento de felicidade não é o bastante para iluminar uma vida.



Meu querido,



Eu era uma garota tensa, tola, que havia sofrido uma rejeição recente, traída por um namorado, estava magoada e com medo de um novo relacionamento, quando pela primeira vez fui realmente cortejada (à moda antiga) e admirada, por você; eu que era sempre a que se esforçava e muito para atrair a atenção dos meninos. Eu não sabia o que fazer ante o seu entusiasmo, sua espontaneidade e nem estava preparada para a violenta emoção que se apoderara de mim.

De fato, foi tão forte o desejo, a atração, que se chocou com todos os ‘não pode’ de minha educação rígida, e eu, sem saber como agir, travei. Por um lado queria rir, falar, mostrar-me, por outro, temia perder o equilíbrio, dizer bobagem, ser inconveniente, ultrapassar os limites de meus pais, ou desagradar você, não corresponder a suas expectativas (o que deve ter acontecido). Sendo mulher, em pensamentos, pus o vestido de noiva antes mesmo do primeiro encontro. Eu tinha tanta certeza de ser você o amado de meu coração! Coisa de mulher. Com os homens é diferente, é o hoje, depende do que vai rolar, a gente vê como fica o amanhã, tranquilo, honesto, sem fantasias.

Como eu gostaria de ter tido uma segunda chance!

Você reapareceu dois meses depois, e eu havia chorado tanto, e sentia tanta raiva pelo desencontro, e ainda por cima no dia seguinte eu tinha uma prova difícil na faculdade; fiquei seca, brava, inacessível quando você chegou como se nunca tivesse partido, como se dois meses fossem ontem, e eu nem dei a você a chance de se explicar – eu sabia que havia assuntos pendentes com sua família a serem resolvidos, e, talvez, percebendo minha emoção, você prudentemente tenha se afastado para enxergar melhor a situação, já que nossas famílias se conheciam e seriam afetadas por nossas decisões.

Desculpe, eu também o magoei e perdi meu rumo.
Rezei, ao longo dos anos, para que você fosse feliz, e tivesse uma boa vida. Chorei quando soube de seu casamento. Chorei quando minha filha nasceu de olhos e cabelos claros, como os seus.
Hoje sei que você foi feliz em sua vida profissional, e, também, com a família que formou.
Fico feliz por você. Que Deus o abençoe. E, se em outro momento, talvez em outra vida, possamos estar juntos, que o universo conspire a nosso favor. Obrigada por ter iluminado a minha juventude com seu carinho.

Aquela que nunca esqueceu seus olhos verdes cintilantes.


Autora:
Sonia Regina Rocha Rodrigues Santos/SP
Esse texto faz parte do #LeitoresEscrevem, uma coluna dedicada aos leitores do blog que também transbordam em palavras. Envie seu texto também clicando aqui!

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

4 Recados

  1. Respostas
    1. Lindo, né? Foi de uma leitora, a Sonia!
      Obrigada pela visita, lindona! Volte sempre.
      Super beijo,
      Sâm.

      Excluir
  2. Caramba, como deu um aperto no meu coração ao ler isso! Nossa, que dor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, lindona! Desculpe a demora em responder você, mas os comentários vão sumindo quando outros vão chegando.
      Mas realmente, essa carta foi muito tocante!

      Excluir

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma