#Resenha: Tutor (Um homem de olhar penetrante) – Série Mosaico

by - fevereiro 09, 2017



Título: Tutor – Um homem de olhar penetrante
Autora: Sue Hecker
Editora: Harper Collins
Ano de publicação: 2017 (1° ed.)
Nota: 4/5



A História

A vida de Pedro muda completamente quando ele recebe a notícia de que um casal de amigos havia sofrido um acidente terrível que tirou suas vidas. O pior agora está por vir, pois, antes ainda de morrer, um deles lhe faz um último pedido sem ao menos conseguir sobreviver para escutar a resposta. Atormentado pelos últimos suspiros do pedido, Pedro se vê na obrigação de cumpri-lo, mas o que ele não sabe é que esse pode ser o início de uma nova temporada inesperada em sua vida.

O pedido era que ele pudesse ser o tutor da filha do casal, de 17 anos, Beatriz Eva, lhe protegendo e cuidando. Então ele vai atrás da menina que, inconsciente, ainda está no hospital e, para sua surpresa, ela lhe parece frágil demais para que ele queira se afastar. Agora ele terá que aprender a lidar com uma menina que perdeu a memória, que é órfã e que não sabe nada sobre sua família.

O que de pior poderia acontecer? Bya se apaixona por Pedro, mas Pedro, racionalmente, reprime seus desejos e resiste à entrega, mas nem tudo é tão fácil quanto parece.

Personagens Principais

Bya é uma garota extrovertida e alegre apesar de tudo que aconteceu em sua vida. Órfã e sem conhecer sua própria história, começa uma nova vida ao lado do seu tutor, sob o mesmo teto. Então, a garota que de inocente não tem nada, se apaixona pela primeira vez, desde que se lembra, e é Pedro o seu maior alvo. Com suas curvas sensuais e jeito encantador, ela decide conquistar a qualquer custo o coração do Pedrão.

Mas nem tudo são flores, além da resistência de Pedro, ela sofre, pois, embora esteja decidida a não lembrar de como era sua vida antes do acidente, algo a faz se sentir vazia com o tempo.

Pedro é o cara gente boa que todo mundo gostaria de conhecer e que, no fundo, ninguém conhece de verdade. Arquiteto e feliz com o que faz, ele leva sua vida sem compromisso algum com namoradas. Com seus 32 anos, sua decisão é de não firmar nada com ninguém, pois se sente inseguro com suas compulsões, este é um lado seu que ninguém conhece e que ele jamais falou com alguém. Seu passado lhe assombra, seus pesadelos não lhe deixam em paz, além de sua compulsividade e agora tem a Bya que lhe tira do sério ao mesmo tempo que o faz sentir coisas que jamais sentiu por outro alguém.

Personagens Secundários

Elaine é a melhor amiga de Bya, ela sofre com a doença terminal de sua mãe, estuda e trabalha ao mesmo tempo em que se divide para estar ao lado dela. E guarda um segredo: sua paixão pelo melhor amigo.

Beggo é o cara mais alto astral do livro, chamado por Elaine de libélula, ele tem sempre ótimas frases que nos faz rir. Também estuda com Bya, a quem chama de Morena Tropical e causa maior climão entre Bya e Pedro, nomeado de “tiozão” por ele. Ele não acredita que o tiozão possa fazer sua amiga feliz.

Capa, escrita e detalhes

Achei a capa do livro bonita, porém não consegui identificar a história nela. Não achei que fez muito sentido o jeito como foi construída de modo geral com a história que envolve a trama. Poderia ser melhor.

A escrita é simples e rápida, sem muita enrolação. O livro é narrado em primeira pessoa, vezes por Bya, vezes por Pedro, e eu adoro quando isso ocorre, porque gosto de enxergar a história de ambos os lados. Encontrei alguns errinhos de digitação nesse meu exemplar, mas nada que pudesse confundir.

Os detalhes que envolvem a trama são de muita importância para nossa vida e achei bem bacana a autora ter trazido essa mistura de acontecimentos para a história do livro, entretanto, não achei que foram bem desenvolvidos, penso que poderiam ter sido levados mais em conta. É que, por vezes, você se pega perguntando: o que ela quis mostrar com esse livro, afinal? Com essas histórias? Houve momentos em que encontrei dúvidas que não foram tão bem saciadas com o desenrolar da trama. Só acho que poderiam ter sido melhor aproveitadas. Mas, de fato, esse detalhe não irá te tirar a vontade de devorar todas as páginas.

Conclusão

O livro, logo de início, me prendeu muito. Não conseguia parar de ler. Os personagens são convincentes, apesar da Bya ser uma chatinha de vez em quando, mas a gente leva em consideração todos os acontecimentos da sua vida e sua idade precoce. Pedro é o cara legal que toda mulher gostaria de conhecer, não há como não querê-lo por perto, mas também houve momentos de deslizes infantis do cara que tem 32 anos, mas, enfim, todo mundo passa por esses momentos, né não? Hehe.

Ah, ponto para a autora que encheu o livro de metáforas geniais!

Eu adorei o livro e recomendo para quem gosta de histórias com pitadas Hot. É um romance com uma história diferente, com pessoas que foram destroçadas no passado, mas que ainda encontram o prazer de viver. Com um final digno, o livro fala sobre superação, correr atrás dos sonhos apesar de tudo, de lutar pelo que se quer, do cuidar e da capacidade das pessoas de se redimirem ao amor, apesar dos fantasmas que lhe rondam.

Citações

Uma fruta proibida que jamais havia provado, e cujo gosto formou as lembranças que até hoje sustentam meus desejos mais sórdidos”.

Com ela, nem toda palavra é como o dicionário diz”.

Já o amo assim, pela superfície. Imagina se me aprofundasse”.

Não esqueça que sou paisagista e sei exatamente que é da semente que nasce o broto, e que é do broto que nasce uma semente”.

Seu cheiro é quase como o oxigênio que preciso para viver”.
Nota: 4/5

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

0 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma