#Resenha: O ar que ele respira – Brittainy C. Cherry Por Editora Record

by - janeiro 05, 2017


Título: O ar que ele respira
Autor: Brittainy C. Cherry
Editora: Record
Páginas: 308
Ano de publicação: 2016
Onde comprar: Saraiva *

A História
O livro conta a história de Elizabeth que, após um ano da morte de seu marido, Steven, decide voltar para sua cidade e enfrentar todas as lembranças, apesar de ela ainda sentir a dor da perda, mas é Emma, sua filha de 5 anos, que lhe dá forças para seguir em frente e tentar recomeçar.
Tudo parecia normal quando retornou, até ela esbarrar com seu novo vizinho. Tristan é o cara que caiu na boca do povo por causa de seus mistérios e grosseria. E parece que suas vidas, agora, estão entrelaçadas.
O que muitos não sabem, mas Elizabeth descobre, é que Tristan é assombrado por duas grandes perdas: o filho e a mulher. E que, desde então, se atrofiou na tristeza. Agora ela não consegue se desvencilhar de Tristan e, embora ele sempre tente a afastar, Elizabeth tenta ajudá-lo a lidar com sua dor, mas dentro de si mesma a dor é impenetrável.
Ele faz de tudo para que ela não entre em sua vida, sem saber que suas vidas se cruzaram bem antes de eles se encontrarem.
Personagens principais
Elizabeth é uma mulher muito bonita e que está passando pelo pior momento de sua vida: seu marido morreu. Com sua filha, ela tenta enfrentar as lembranças do passado, superar a morte de Steven e seguir em frente, mais por Emma que por ela mesma. Agora que ela voltou para sua antiga vida, mesmo sem Steven, vai tentar enfrentar seu lado sombrio, seus pesadelos e tristeza.
Tristan é vizinho de Elizabeth. Ele também sofreu uma perda recente, sua mulher e seu filho morreram em um acidente. Desde então, ele vem se escondendo da vida, dos pais e de todos. Angustiado pela perda dos dois, ele trabalha na loja mais estranha da cidade e apenas respira, sem buscar realmente respirar, pois vive assombrado pelas lembranças dos dois, além de se culpar pelo ocorrido.
Personagens secundários
Faye é a melhor amiga de Elizabeth, uma menina extrovertida e muito companheira que faz de tudo para ajudar Elizabeth. Vive dormindo com um e com outro, dando nomes aos seus pênis sem demonstrar preocupação em ser amada ou selar compromisso, mas, no fundo, ela foge de se apaixonar, mesmo querendo alguém que a ame de verdade.
Tanner era o melhor amigo de Steven e agora ele está de volta na vida dela, estendendo sua mão para ajudar a qualquer momento. Padrinho de Emma, Tanner é ambicioso e astuto, não mede esforços para conseguir o que quer, mas demonstra ser um bom homem e, acima de tudo, amigo dela também. Oferecendo sua companhia e proteção, ele ronda a vida de Elizabeth.
Capa, escrita e detalhes
A capa do livro é maravilhosamente linda e tem tudo a ver com a história. O título também, inclusive. É encantador! Agora, a escrita desse livro… é simplesmente incrível! Ele é contado em primeira pessoa, ora por Elizabeth ora por Tristan. E a gente sente toda emoção que eles passam. Toda a dor da perda (quem nunca perdeu alguém que amava?) que eles sentem, nós acabamos sentindo também. A leitura é fluída demais e você não consegue parar de ler.
Em alguns capítulos, o livro conta como as perdas aconteceram (estão datados) e é assim que a gente vai desvendando como tudo aconteceu na vida deles até que eles se transformassem em outras pessoas, com seus destinos totalmente ligados.
No entanto, tive um sério problema com o casal principal. Sério, a forma como a história dos dois começa me incomodou demais. Achei totalmente desnecessário tal coisa. Não entendi o motivo da autora ter optado por esse caminho tendo tantos outros! Além disso, eu já desconfiava sobre o plot que o livro traz, mas não deixou de ser emocionante da mesma forma.
Conclusão
Eu gostei muito do livro, mas também não entendi sobre a hype dele, porque me incomodou demais a trama do casal. Achei doentio. 
Apesar disso, li enquanto estava viajando e não consegui parar de ler… Eu fui lendo no carro (4 horas de viagem) e voltei lendo. É incrível como a história nos prende desde o início! São duas histórias que estão totalmente entrelaçadas e a gente vai descobrindo tudo aos poucos. Cada um com sua dor, com seu lado sombrio e suas lembranças do passado que não conseguem esquecer. Cada um com suas dificuldades em seguir em frente.
Recomendo que você leia e tire suas conclusões! O livro fala sobre superação, amor, perdas, falhas, lembranças, saudade e sobre seguir em frente.
Citações importantes
A morte muda as pessoas".
A pior parte de perder uma pessoa amada é que você também se perde".
Às vezes, a pior parte de existir sem a pessoa que amamos é ter que se lembrar de respirar".
(…) mas às vezes o amanhã nunca chega e você acaba sozinho com as memórias do passado".
É normal sentir a dor de vez em quando. É normal se sentir perdida, como se estivesse andando no escuro. São os dias ruins que tornam os bons ainda melhores".
Às vezes a vida é estranha. Você só precisa aprender a lidar com a esquisitice dela e encontrar algumas pessoas igualmente estranhas que vão te ajudar a seguir em frente".
Nota: 4/5

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

0 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma