#Resenha: Sons de ferrugem e Ecos de borboleta – Mima Pumpkin

by - outubro 08, 2017


Título: Sons de ferrugem e Ecos de borboleta
Autora: Noemi Nicoletti (pseudônimo de Mima Pumpkin) 
Editora: Amazon
Páginas: 188
Ano de publicação: 2017
Onde comprar: Amazon 

Música tem poder, para o bem ou para o mal. O poder de expressar, mas o poder de transformar realidades. Ferir ou curar, derrubar ou erguer, colorir ou escurecer.” 
 
A História
Algumas vezes em nossa vida nos acorrentamos a algo que só existe para nós. Nos prendemos a um sonho, a uma ilusão ou a uma miragem boa. E não há sons de ferrugem ou ecos de borboleta que nos façam querer sair. Até que destruir nossas correntes se torna nossa única saída.
Foi exatamente assim para Liesel.
Liesel é uma jovem de 17 anos amargurada com sua vida. Ela é uma fã apaixonada por seu ídolo Leo Adrian, e sonha com o dia de conhecê-lo pessoalmente. De estar frente a frente com ele e declarar seu amor, tanto por ele, quanto pela música. Trabalhando na Pianoforte, uma loja de música enorme, e lidando diariamente com diversas melodias de artistas, Liesel respira música. Mas ela não é feliz com o rumo de sua vida e considera seu ídolo sua única luz.
Quando ela tem a oportunidade perfeita de conhecer Leo Adrian, que vai estar pela primeira vez no Brasil, faz de tudo para não perder essa chance. Só que, o que Liesel não imaginava, era que essa viagem iria mudar sua vida completamente. E não de um jeito fácil, mas de uma forma que irá fazê-la amadurecer, viver autodescobertas, e aprender a valorizar quem realmente importa. Mas, claro, antes ela vai passar por poucas e boas e terá que provar a si mesma ser capaz de continuar, apesar de tudo.
Essa história não se trata de um romance entre uma fã e um ídolo, mas de um romance entre uma jovem e a vida como ela é. Se trata de um caso de amor entre as descobertas, sons e ecos que a vida transmite e nós somos provados a decodificar.
Se trata de uma aventura de dentro para fora.

Personagens principais
Liesel tem dezessete aninhos e é uma jovem com muitas responsabilidades nas costas. Desde que seu pai se fora, Liesel tem que enfrentar altos e baixos com uma mãe doente psicologicamente que, por horas ama, por horas odeia sem dó. Ela cuida da mãe, com quem, após sua irmã sair de casa, mora. Sua vida não é nada fácil, pois ela se encontra carente de amor e carinho, de cuidados e sorrisos sinceros. Liesel está acorrentada.
Loira, magra, de cabelos lisos e olhos cinzentos, ela é o tipo de pessoa com quem nos identificamos logo de cara, pois tem personalidade forte e é sincera sem medo. Ela também vive com uma carranca na “cara”, pois é marrenta e espera que tudo aconteça como deseja. Mas Liesel é uma pessoa incrível, com coração enorme, só não se descobriu totalmente. Ela precisa de um sacolejo às vezes para pensar antes de agir? Precisa. Mas, quem nunca? Seu maior sonho é conhecer seu ídolo Leo Adrian, quem acredita ser o amor de sua vida. Só que nossos sonhos nos conduzem por caminhos que podem nos tornar ainda mais sonhadores. Talvez ela continue sonhando. Ou talvez realize o que sequer imaginava sonhar.
Jay é um Rapper meio famoso e amigo de Leo Adrian. Ele é um carinha espetacular de lindo, tanto por dentro, quanto por fora. É romântico e está sempre querendo ajudar. Tem uma história que guarda dentro do peito e, talvez, isso o estimule a continuar sempre. O cara é humilde no último e não está fissurado na fama, apesar de se dá muito bem em sua carreira. Jay é o tipo de pessoa que não se deixa levar pelo dinheiro, pela fama, pelos privilégios. Ele ama a natureza e as coisas simples, vê beleza em tudo, pois é sua alma que é bela. E o mais legal de ser Jay é que ser Jay é, no mínimo, contagiante. Esse foi seu principal papel: contagiar quem necessita desesperadamente ser contagiado.
Personagens secundários
Leo Adrian é um cantor australiano mega famoso. O cara é febre por onde passa e já teve muitos CDs vendidos. É o ídolo e amor da vida de Liesel que, agora, está em uma turnê no Brasil, possibilitando o tão sonhado encontro de sua jovem fã. Quem a gente realmente é quando é a fama que está alta? Leo Adrian pode acabar surpreendendo ainda mais nossa menina Liesel.
Lahela é a irmã de Liesel (deixando de fora minhas expressões revoltadas). São filhas dos mesmos pai e mãe, mas parecem ser de outro mundo cada uma. Lahela tem, segundo Liesel, o corpo escultural. Ela tem cabelo castanho escuro e ondulado e adora se vestir com vestidos, saltos e joias. Ah, ela é um pouquinho egoísta também.
Terra é o chefe do departamento de Liesel. Ele também é fã do Leo Adrian, mas não demonstra muito isso, pois se faz de durão na frente de todos. É um cara bem bacana, apesar de se esconder atrás de sua aparência.
Brenda é a melhor amiga de Liesel. Ela tem cachos rebeldes em cor-de-mel em volta de sua cabeça e também trabalha na Pianoforte, só que no setor de cima. Ela é meio maluquinha, sincera demais e, no fim, parece ser uma boa amiga.
Capa, escrita e detalhes
A capa tem tudo a ver com a história e é bem bonitinha também, mas sua maior função, a meu ver, é chamar atenção justamente para um dos assuntos principais do livro: a música. E isso é maravilhoso!
E, gente, que título é esse, não é? Fiquei muito interessada no livro apenas lendo esse título maravilhoso. E vocês não imaginam como tudo encaixa perfeitamente com a história.
Vale ressaltar que o livro é escrito em primeira pessoa e contamos com a narração de nossa protagonista louquinha Liesel.
Como já disse nesse post, onde apresento minhas primeiras impressões sobre o livro, a escrita da Mima é simplesmente fantástica. Se tem algo que me prende muito em um livro é a boa escrita, do tipo cativante, emocionante, fluída, sem enrolação. E Mima soube administrar muito bem todas essas coisas. Eu marquei muita coisa bombástica nesse livro. Enfim, a escrita da Mima é extremamente tocante e vai te fazer suspirar diversas vezes e, simplesmente, não parar de ler.
Os detalhes do livro giram em volta de uma jovem confusa e amargurada com sua vida e que vai se descobrindo aos poucos, diante de todos os desafios que terá que enfrentar. Através de uma viagem, sua vida poderá ser revolucionada do dia para noite e seus maiores sonhos vão ser reconstruídos devagar. Liesel é uma personagem forte, mas que, por vezes, acaba sendo massacrada pelas turbulências da vida. Ela passará por uma aventura que irá lhe fazer amadurecer rapidamente, redefinir suas maiores vontades e seus medos. E o principal: fará com que ela entenda o que é estar acorrentada sem perceber.
Esse é um livro relativamente curto, portanto estou podando minha língua solta para não dar spoilers, pois o emocionante é quando você vai lendo e descobrindo tudo sozinha(o).
Conclusão
O livro inclui todos os melhores assuntos que poderia incluir: música boa, bons cantores, personagens cheios de personalidade, amor, superação, autodescobertas, aventuras, fama, amadurecimento, sonhos, família, correntes destruidoras, sons de ferrugem e ecos de borboleta. Tem como perder essa loucura toda?
Bem, não posso deixar de afirmar como eu amei esse livro e tive vontade de ler tudo desesperadamente rápido. Mas eu li com a linda da Mah (resenhando por Marina) e pisei forte no freio para não acabar passando da faixa amarela. HAHAHA.
Mima me ganhou, tanto na ternura e carinho que tem, quanto com suas palavras destruidoras e seu livro arrebatador. Com uma personagem com quem me identifiquei muito, a autora soube mostrar os diversos momentos da protagonista, tanto os ruins quanto os bons, nos mostrando bastante suas características.
Eu super recomendo o livro para todos, principalmente para quem ama música, romances e uma boa história com bons personagens. E também para quem ama escritas destruidoras como a dessa autora incrível!
Citações favoritas
Então, o conceito de lar é meu pote de ouro no final do arco-íris. Elusivo e promissor. Mas, assim como o pote de ouro, não passa de uma lenda.”
Mas não é ele que tem só dezessete anos, não é ele que vive isolado sonhando acordado com uma vida em outro lugar.”
Quando for para entregar meu coração preciso ter certeza que valerá a pena. Olho no olho, coração a coração”
A ambição tem gosto e textura de pinhão passado. Uma coisa entalada e seca na garganta, uma sombra que machuca.”
E minha alma inteira está envolvida nesse sufoco, meu mundo literalmente mais escuro, embora o sol brilhe lá fora.”

Eu escolheria o tédio, a perfeita paz, do que gostar sempre e incondicionalmente. Não tem nada de errado com isso.”
Música expressa coisas que palavras não podem expressar.”
O mundo é azul profundo, é cinza, é cheio e uma beleza dolorida, é uma luz que queima e cura, é um beijo quente e desesperado na chuva, é vermelho de sangue e paixão e desafio.”
Ninguém jamais se acostuma com a indiferença de quem ama.”
Como é possível que alguém para quem significo nada possa significar tanto para mim?”
Mas agora, pensando bem, acho que se o mundo tem uma melodia que o governa, os instrumentos só podem estar altamente desafinados.”
O indivíduo é insignificante no meio da massa.”
Música expressa coisas que os símbolos simplesmente falham em expressar.”
Ele é perfeito, sendo essa contradição ambulante, tudo que não se espera, um tesouro escondido. E eu sou sua espectadora particular, o elemento estranho dos bastidores, a participante sagrada do mistério por trás de tudo.”
Por que eu gostaria de ficar acorrentada a alguém que me faz mal? Eu preciso deixá-la ir. A falta de perdão acorrenta.”
Essa corrente vai enferrujar e cada vez vai se tornar mais difícil de abri-la. E, pouco a pouco, todas as pessoas que forem passando na sua vida, vão tropeçar e se emaranhar nelas também.”
Correntes enferrujadas. Não são tão fáceis de abrir.”
E isso me enche de esperança. Saber que alguém pode ter tudo roubado e ainda assim ter algo inquebrável dentro de si, algo belíssimo.”
Lar devia ser algo intransferível, algo que fica dentro da gente não importa o que aconteça.”
Chorei pelo tempo perdido. Pelas alegrias desperdiçadas. Por tudo que deixei contaminar pela minha mágoa. Pela areia da ampulheta que não hesita em cair.”
Amizades verdadeiras também são uma espécie de lar.”
Acho que quando você tem o mundo todo ao alcance das suas mãos e descobre que, ainda assim, só existe um lugar que o atrai, é quando você se dá conta de que encontrou algo muito especial.”
Nota de leitura:

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

2 Recados

  1. Ai Sâm, eu sabia que ia amar a resenha e não por eu ser puxa saco tua, pois admito que sou, mas por você sempre fazer valer o nome desse blog. O livro, a história... tudo já foi intenso, mas você trouxe todo encanto aqui para a resenha. E cara, como eu fiquei feliz por vc ter gostado, pois parece que sempre escolhemos os melhores livros para as nossas leituras né?

    Esse trecho seu: "Se trata de um caso de amor entre as descobertas, sons e ecos que a vida transmite e nós somos provados a decodificar. Se trata de uma aventura de dentro para fora." Me desmontou.haha Ainda quero ler um livro seu, sério! Você manja desses paranaues. haha Vou colocar o link da sua resenha lá no meu blog, queria que todos lessem.
    Tô meio emocionada pra finalizar esse comentário. Haha
    Então beijoooo tchau. Kkkk linda! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida dona Marina, saiba que você não pode ser tão legalzona assim comigo, pois morro de vontade de abraçar esse tipo de gente maravilhosa. E, né, você está bem longe de mim!
      Mah, não tenho palavras para descrever o quanto esse seu comentário me deixou sorridente feito criança quando ganha doce fora de hora. Como te disse, você me dá força pra continuar simplesmente por existir e fazer tão lindamente o que faz. Sério, que alegria ter te encontrado! E do nada, né? Hahaha. Obrigada, lindona, por todo apoio de sempre! Obrigada por me permitir mais uma vez compartilhar fragmentos de nossa alma através da leitura. E o quanto temos acertado nisso ainda é uma incógnita. Hahaha. Parece que você sabia que eu iria gostar mesmo tendo estado no início da leitura ainda. Enfim, foi um enorme prazer ter te encontrado. E fiquei extremamente feliz por ter gostado da resenha, pois eu me desmanchei nela também. Você leu um pedaço da minha alma em cada detalhe. Então valeu mesmo a pena essa leitura maravilhosa! Super beijo, lindona. Que venham as próximas leituras. Ansiosa! ❤❤❤

      Excluir

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma