#Diy: Chaveiro de Mini livro (com material reutilizável)

by - março 17, 2017


Oláaa! Hoje estamos dando início a um novo quadro aqui no blog! Vou começar a ensinar umas coisinhas simples que aprendi por aí, aqui e acolá. Coisas que têm tudo a ver com o blog, claro!
E hoje ensinarei esse mini livro fofíssimo feito à mão de material reciclado. E aí, gostou? Já deixe o seu joinha nesse post para eu saber se vocês querem mais desse post por aqui.
Vamos aprender?
Separe aí:
Régua
2 Folhas A4
Argolinhas ou arame
Alicate
Papel ou tecido para encapar
Papel cartão (ou qualquer material parecido, caixa de remédio também dá certo)
Agulha ou furador de folha
Cola branca ou qual tiver
Correntinha para chaveiro
Comece medindo e riscando as folhinhas de dentro do mini-livro na folha A4, como na imagem:
Faça quantos desses couberem na folha. Risque as cinco folhas e corte. Cuidado na hora do corte, pois se você cortar muito errado, as folhas ficam tortas por dentro.
Uma dica para essa hora é dobrar cada folha ao meio e ao meio de novo e utilizar um estilete, porque aí tem mais chances de ficarem todas do mesmo tamanho!
Agora, vamos cortar a capinha. Pegue o papel cartão, ou o material que tiver aí que seja mais durinho, pode ser até mesmo cartolina. Meça a medida de 4,5 cm de altura e 5 cm de largura. Eu fiz as capinhas com o mesmo tamanho das folhinhas e a capa acabou ficando pequena! Faça 4 partes iguais, para colar uma na outra, formando duas capinhas mais durinhas. Corte e cole-as.
Vão ficar dessa forma:
Agora é que são elas! Se você tem as argolinhas, não vai ter dificuldade. Você encontra essas argolinhas em lojas de bijuterias, inclusive bem baratinhas. Eu usei arame mesmo que era o que já tinha aqui em casa! Com o arame, faça 3 argolinhas, use o alicate para ajudar a modelá-las. Uma dica é usar a ponta de um lápis ou caneta para servir de molde e apoio.
Ah, tem que ser daqueles arames fininhos, hein?! 
É só enrolar a ponta do arame em volta da caneta (de preferência a mais grossa que tiver) e cortá-lo. O arame fininho dá pra cortar com a tesoura mesmo, mas se quiser, pode ir movimentando-o de um lado para o outro até que ele se parta. Faça 3 argolas. E estão aqui as nossas argolinhas:
Agora vamos para a parte mais chata!
Pegue uma das capinhas (já seca) e faça medições dando um X onde vai ser furado.
Agora, se você tem um furador de folhas (coisa que eu ainda não criei vergonha na cara para comprar) vai ser fácil, é só furar onde marcou o X. Mas se você não tem, não precisa entrar em pânico, pegue a agulha mais grossa que tiver aí (aquele de crochê é melhor ainda) e vai furando a primeira capinha com muito cuidado para não se machucar, claro!
Eu fiz com a agulha de crochê e deu super certo!

Posicione a primeira capinha em cima da outra capinha para furar exatamente onde os furos da primeira estão. Faça as marcações e fure. Corte o excesso que sobrar nos furos atrás com um alicate ou tesourinha para unha.
Agora temos que furar todas as folhinhas do livrinho. Para isso, já sabe, com o furador fica moleza, para quem não o tem, precisará de um pouquinho de paciência e cuidado.
Pegue uma quantidade pequena de folhinhas e prenda com um grampo ou clipes para que não saiam do lugar. Posicione a capa, como feito anteriormente, em cima do bloquinho de folhas e faça as marcações. Agora, vá rodando a ponta da agulha em cima de cada furo marcado até que ele fure até o fundo. Repita isso com todos os bloquinhos. Uma dica importante: pegue bloquinhos o mais finos possíveis, assim terá menor chance de se machucar e ficará melhor para furar, deixando as folhinhas mais bem furadas. 
Lembrando que as folhinhas têm que ter os furos na mesma posição da capa, para não ficar torto e feio depois que colocarmos as argolas, então, depois de furar o primeiro bloquinho, vai colocando mais um bloquinho atrás do bloco furado para se basear nos furos.
Ficarão, mais ou menos, assim:
Feito isso, agora é hora de encapar as capinhas. Encape do jeito que quiser, eu usei um post-it amarelo, mas você pode usar o que quiser!
Do lado de dentro das capinhas, forrei com folha A4 mesmo e ficaram assim:
Depois de encapar, agora é hora de unir as capinhas com os bloquinhos de folhas. Pegue as capinhas e posicione uma em cima e outra por baixo do bloquinho.
Então agora é só passar as argolas de arame por entre os buraquinhos das folhas e capa. O alicate de unha ajuda muuuuito nessa hora e você poderá fechar as argolinhas sem dificuldade. Abra as argolas, passe pelos buraquinhos e feche-as. Corte o excesso do arame e vire as pontinhas para dentro.
 O lápis ajuda para que a argole continue redonda.
Ficando assim:
Coloque a correntinha de chaveiro na primeira argolinha. Agora é só decorar como quiser! Está pronto seu mini-livro! Você pode colocar as frases prediletas dos seus livros favoritos, ou frases aleatórias sobre a vida e até mesmo usar como caderninho de anotação! É ótimo, inclusive, para dar de presente! Solte a criatividade!
Coloque um elástico se preferir, para que ele não fique abrindo! 
E aí, gostaram? Deixe seu comentário e compartilhe essa ideia!

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

0 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma