#Resenha:Nem tudo será esquecido – Wendy Walker Por Editora Planeta

by - outubro 14, 2016



Em parceria com a Editora Planeta, recebi esse livro que me deixou muuuuito curiosa só pela sinopse. Sem contar essa capa, não é? Absurdamente linda, com uma cor mais que perfeita! O livro é lançamento do mês de Setembro desse ano. Vamos lá?
Jenny Kramer é nossa personagem da vez. Com seus 15 anos, ela mora com os pais, Tom e Charlotte, e seu irmão, Lucas, na pequena Fairview, em Connecticut. Durante uma festa, Jenny se decepciona e enche a cara para livrar-se da raiva. Como se a decepção não bastasse, a vida apronta mais uma para a garota e ela traça caminhos que jamais imaginara: Jenny é estuprada. De forma muito específica e cuidadosa (soa estranho, eu sei). Após o estupro, Jenny é socorrida e, ainda no hospital, é medicada com uma droga controversa para que sua memória seja apagada. O objetivo é de ela não se lembrar mais da agressão sofrida e ter sua vida de volta, mas será que é isso que acontece?
Narrado em primeira pessoa por um alguém (que a gente só descobre depois, por isso não vou contar) bem próximo a ela, Jenny volta para casa, mas nunca para sua antiga vida. Tom Kramer quer que a filha se lembre, pois ele precisa saber quem foi o responsável que abusou de sua menininha e faz de tudo para que o estuprador seja descoberto, ficando no pé do detetive responsável pelo caso. Charlotte não quer que a filha lembre e tem vários (e misteriosos) motivos para isso. Jenny decide que lembrar pode lhe ajudar a superar o fato. Com quem ela poderá contar nesse momento? A investigação não anda rapidamente. Há muita gente envolvida e pouca pista. 
Jenny encontra alguém que pode ajudá-la. E é esse alguém quem conta a história inteira. É através desse alguém que Jenny vai tentar reverter seus fantasmas e se encontrar novamente. Jenny conhece outro alguém com o mesmo problema que lhe estende a mão. Esse alguém carrega seu lixo, aquilo que não serve mais. Esse alguém lhe devolve, aos poucos, um sorriso. Jenny passa a desconfiar de alguém, mas, será possível? E será que esse alguém que se comprometeu em ajudá-la a recuperar sua memória perdida, poderá ajudá-la? E a troco de quê? Por que o caso é tão importante para ele?
O estupro se torna o monstro da pequena cidade, logo lá, onde todos se conhecem. As pistas aparecem e somem aos poucos, sem serem comprovadas, não há muito que se fazer. Todos estão ligados a esse caso, mesmo após um ano. Será que Jenny vai conseguir se lembrar? E se lembrar, irá superar? Quem lhe teria feito isso? E por quê? Existe justificativa para um estupro?
Eu sei. Falei um monte e falei nada. É que eu quero que você tenha as mesmas sensações que tive, até de descobrir quem conta a história. O livro é cheio de histórias. Cada um dos personagens tem a sua e é revelada aos poucos no decorrer das páginas. O autor tenta de todas as formas demonstrar toda a dor da personagem e consegue. Senti-me na pele de Jenny, fiquei frustrada e até quis parar de ler várias vezes, por se tratar de um tema muito chocante. Mas, juro, a autora não o deixou tão pesado, pois o livro não foca apenas no estupro. São milhões de coisas que acontecem ao mesmo tempo, em volta dos Kramer e da própria pessoa que narra.
Você será levado a cada personagem e irá se questionar: será que foi ele? Vai ter certeza absoluta de uns, mas, aos poucos, vai ficar na dúvida novamente. Vai conhecer o lado sombrio de todos os personagens e entender que ninguém é perfeito, mas que temos que saber lidar com nossos demônios. Vai entender mais sobre a mente humana e seus variados comportamentos. Vai querer matar o estuprador o tempo inteiro, isso é fato. 
O livro é bem diferente, confesso. No início, não me prendi nem um pouco. Tive que lutar para que isso acontecesse e custou. Mas depois que descobri algumas coisas, a história foi me prendendo e eu quis saber de uma vez por todas quem foi esse infeliz que fez isso com essa pobre garota. O final é louco, a meu ver. Muito louco. Realmente me pegou de surpresa e eu jamais imaginei. Jamais. Posso dizer que achei o final surpreendente, pois estava com medo de ser um final bobo, sem objetivo. Não foi. Aliás, tudo nesse livro tem um objetivo, se liga nisso.
Enfim, os personagens são muuuuuito convincentes. Gostei muito disso, da segurança que a autora passa com os personagens. De início, não havia gostado da escolha para narrar o livro, mas depois entendi e percebi que era a melhor pessoa. Eu achei que a autora demorou um pouco para desenrolar a história, fiquei com preguiça algumas vezes, quando tudo parava no hoje, para voltar ao passado (sim, isso acontece), mas não consegui deixar que isso me fizesse largar o livro. Meu desejo de saber tudo foi maior, porque o livro cria isso em você. Então, nesse ponto, de desenrolar a história, achei que poderia ser melhor. Não sou muito fã de livros descritivos e esse foi do início ao fim, mas acho que valeu a pena.
Recomendo o livro para aqueles que gostam de um thriller psicológico com um tema diferente (não havia lido nada sobre até agora). Para aqueles que não gostam de livros descritivos demais, vão se irritar um pouco, pois esse é totalmente assim. Mas, garanto que pode ser compensado depois. 
ATUALIZAÇÃO:
Olha que notícia incrível, VAI VIRAR FILMEEEE, hahaha. Confira a nota que saiu lá na página da Editora Planeta:
 'Nem tudo será esquecido', de Wendy Walker, além de estar entre os dez melhores livros de julho pela Amazon, teve os direitos comprados pela atriz Reese Witherspoon! :)
Confira a nota completa: http://bit.ly/2eAOcBl
Conheça o livro: http://bit.ly/2cD10cD
Sâmela Faria 
Siga o insta do blog: @escrituras_da_alma
Nota: 4/5
Saiba mais sobre o livro e o autor aqui.
Onde comprar: 

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

0 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma