Livro A única Mulher: Hedy Lamarr, atriz e inventora

by - novembro 11, 2020

 livro a única mulher

 

Título: A única Mulher

Autora: Marie Benedict

Publicação: Planeta de Livros Br 

Páginas: 316

Ano: 2020

Skoob aqui

Compre aqui

 

A HISTÓRIA

 

O livro é baseado na história de vida real da famosa atriz dos 1940-1950, Hedy Lamarr. Uma mulher que, além de uma bela atriz de sucesso, foi inventora e precursora de uma tecnologia que hoje é usada em vários dispositivos, inclusive nos celulares.


Narrado em primeira pessoa pela própria protagonista, o livro vem contando sua história desde 1933 até 1942. Nascida Judia e vivendo em Vienna, Áustria, Hedy não tinha boa relação com a mãe, ao contrário do que acontecia com o pai.


Em um período em que a Segunda Guerra Mundial estava no encalço de explodir e os alemães se aproximavam da Áustria, Hedy atuava em um filme sensual, que ganhou certa fama de escandaloso mais tarde.


Foi quando um admirador lhe enviou flores, assinando como Fritz. E ali, o destino dela estava traçado ao dele.


Casou-se com pouco tempo depois, quando descobriu que ele poderia lhe proporcionar certa proteção contra os alemães, uma vez que era armamentista e envolvido com gente grande. Mas, no fundo, ela o amou... até o conhecer de verdade.


Mais tarde, diante de sua vida de casada pouco amorosa, mas recheada de abuso e possessividade, Hedy não via outra saída a não ser colaborar.


Tornou-se parte dos negócios do marido aos poucos, até que foi novamente trancafiada em casa. Dentre as inúmeras conversas de negócio de Fritz, Hedy ouve do próprio Hitler algo que põe sua vida em risco e decide fugir de uma vez por todas.

 

OPINIÃO

 

O livro carrega esse clima bem tenso mesmo, Segunda Guerra Mundial batendo à porta, alemães invadindo aqui e matando lá. Mas Hedy, por ser judia, já estava desde o primeiro instante com receio do que pudesse vir a acontecer, então se manteve atenta a tudo que ouvia das reuniões do marido – o que muito lhe ajudou mais pra frente.


Sua vida foi baseada no medo, nas obrigações impostas pelo casamento e por sonhos interrompidos, uma vez que teve que largar o cinema por imposição de Fritz. Mais tarde, sua coragem vai lhe levar a sacrificar-se, mas também é o que lhe fará ser quem foi.


Por eu não querer dar spoiler de nada, não vou comentar sobre a invenção, sobre sua fuga e tudo o que vem depois, mas gostaria de ressaltar que o livro ganhou muito mais vida após tais acontecimentos.


Eu amei! Não esperava gostar. No começo dei uma empurrada, embora a vida dela tenha sido interessante desde o princípio, mas após os efeitos da guerra começarem a explodir, de fato, não queria parar de ler.


Confesso que é um tema do qual eu costumo fugir, pois sempre me deixa mal, mas com esse livro foi o oposto. Lógico que fiquei mal com tudo o que aconteceu, mas senti admiração por essa mulher. Esse livro merece ser lido, pois Hedy merece ser conhecida mesmo após tantos anos.


Recomendo muito para quem busca livros de histórias reais, emocionantes e que falam sobre a guerra.

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

0 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma