5 coisas que mais amo em livros (parte 1)

by - junho 23, 2018


Hoje trago uma listinha onde conto 5 coisinhas que eu amo em livros! Eu amo livros, claro, mas existem coisas que amamos mais do que outras, certo? Até porque nada é perfeito... são apenas cinco coisas, mas posso fazer uma parte dois, afinal, conversar sobre livros é comigo mesmo! É claro que também farei uma listinha com coisinhas que odeio nos livros, mas isso é assunto para um próximo post, não é mesmo? Então ok. Vamos lá?

1-      INÍCIOS IMPACTANTES


Sabe quando já na primeira página você é surpreendida? AMO isso em livros! E sei que é algo beeeem complicado de se ver por aí, mas se você conhece livros assim, me indique peloamordedeus. É um grande desafio para o/a autor/a escrever algo que desde o começo já te prende, eu sei. Mas, sério, quem consegue fazer isso me ganha logo de cara. E outra, como é algo difícil de se conseguir, quem consegue saberá como levar a trama até o fim de forma com que prenda o leitor. Enfim, aquela parada de que a gente julga pela capa? Então, eu também julgo pelas primeiras páginas – me julguem também. Hahaha.

2-      CAPAS CHAMATIVAS


Por falar em capas... sim, eu AMO capas que chamam a atenção logo de cara, sabe? No entanto, sou bem fácil de agradar, não faço questão de muito fluflu, mas odeio quando o livro tem uma capa que tem nada a ver com a história. Então é isso: a capa, para mim, precisa ser linda e bem trabalhada, mas principalmente precisa estar de acordo com a trama do livro, precisa ilustrar aquela história, peloamordedeusné.

3-      O CHEIRO


Tá, ok. Confesso que trapaceei porque esse tópico era para ser o primeiro, mas quem é que não ama o cheirinho do livro, minha gente? Eu AMO tanto que paro de ler de hora em hora para dar aquela baita fungada ~ pausa para suspirar. Sério, desde novinha que tenho essa mania de cheirar livros, então aí vai mais um fato bem louco: cheiro livros velhos também – me julguem novamente. Tem gente que só gosta do cheiro dos novos, né? Comigo funciona com os dois, porque, quando pequena, eu vivia rodeada de livros antigos, então... sabe aquela parada de vício? Quando vicia, meu bem, sai debaixo. Minha rinite/sinusite que me aguente...

4-      O TÍTULO


Siiiiim, eu sou viciada em títulos, vai entender. Não estou falando de qualquer título, claro, mas existem títulos que falam com a gente, não é? eu amo ler os títulos e fico horas pensando sobre eles. Sobre o que refletem sobre mim e sobre a história – caso eu já tenha lido. E se eu ainda não li os livros, fico pensando o que deve conter ali naquela história para que o/a autor/a tenha escolhido tal título... eu sei, sou louca. Mas, enfim, relevem. E o título também precisa conversar com a história, não é? Ninguém merece título só por boniteza mas que não transmite nada de relação com o livro em si. Ah, outro segredo: se a capa for feia mas o título for bom, eu vou comprar o livro assim mesmo. Hahaha.

5-      FINAIS SURPREENDENTES


Ah, claro! Quem não ama finais que te tiram a certeza que você tinha? Eu AMO. Amo mais que inícios impactantes até. O livro pode ter sido meio maçante no começo, mas depois ficou bom e o final surpreendeu? Cinco estrelas! Nem tudo é perfeito, não é? Mas se compensou está compensado. Para mim o que vale é isso: chegou no final e está feliz ou impactado de alguma forma? Já valeu a pena!



E vocês, o que mais amam nos livros? Se identificam com algumas das minhas amadisses? Me contem!

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

6 Recados

  1. Oiii Sâmela

    Finais surpreendentes com certeza são mais que necessário, mas um bom início realmente é fundamental porque senão a gente desanima mesmo. Eu também sou movida pelas capas, tem umas capas que são tão lindas que parecem convidar o leitor a ler.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!
      Quem não ama finais surpreendentes, não é? Hahaha.
      E sim, inícios são importantes, mas acredito ser tão raro...
      Capas, nem falo! Todos somos movidos por essas pestinhas. HAHAHA.
      Obrigada pela visita, flor.
      Volte sempre.
      Super beijo,
      Sâm

      Excluir
  2. Oi Sêmela!

    Adorei o post e gostaria de ler outros nesse estilo.
    Compartilho dos itens 2/4/5, especialmente o 5, mas normalmente fico toda nostálgica quando o final é um "puxar de tapete", hehehehe!
    Bom, o início impactante é um pouco complicado, na minha opinião, porque se o autor não conseguir desenvolver bem a história acaba ficando insossa e parece que gastou todas as fichas na arrancada.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Hahaha. Que ótimo! Fico feliz que tenha gostado e se identificado.
      Sabe que ainda não havia pensado por esse lado sobre o início impactante? Bem pensado mesmo! Podemos chegar à conclusão de que o livro é uma estrutura, cada coisa tem importância e prejudica dependendo da forma com que for construída. Hehhe.
      Obrigada pela visita e volte sempre!
      Abs,
      Sâm

      Excluir
  3. Gostei do post Samela. Também amo quando um livro consegue me envolver logo na primeira página e acho o título algo bem intrigante antes de me arriscar pela leitura. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa!
      Ah, que bom que gostou! Isso, estamos juntas, juntou título e primeiras páginas boas pronto, estou arriscando. Hahaha.
      Obrigada pela visita e volte sempre.
      Super beijo,
      Sâm

      Excluir

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma