#Resenha: Perigosa Amizade – Gisela Bacelar

by - setembro 02, 2017

Título: Perigosa Amizade – O começo (Vol. 0)
Autora: GiselaBacelar
Editora: Planeta de Livros Brasil (Selo Outro Planeta)
Páginas: 240
Ano de publicação: 2017
Nota da leitura: 4/5
Onde comprar: Saraiva / Amazon
A História
O tempo tem uma vibe diferente na vida dos jovens. Aqui, as coisas são uma loucura e tudo está interligado. Uns querem um amor. Outros festa, diversão e sexo. Existem os que querem um futuro melhor. E os que estão nem aí para os sentimentos dos outros. Há aqueles que só pensam neles mesmos. No entanto, uma coisa não se pode negar: cada um carrega dentro de si seus próprios sonhos, medos e cicatrizes. Quem poderá os salvar? Vidas e ideais estão em jogo, e talvez o amor vá rolar em algum ponto alto dos acontecimentos. Será que eles estão prontos?
Melissa, Roberta e Denis são melhores amigos desde a infância. Sempre fizeram tudo juntos e sempre puderam contar um com o outro. No entanto, algo mudou na relação dos três. Denis está interessado em outras garotas e tem deixado as duas na mão, deixando Roberta ainda mais decepcionada com o cara. É estranho que Roberta esteja mais irritada com isso que Melissa?
Matheus e Gabriel também são melhores amigos, embora Gabriel seja mais novo. Eles confiam um no outro e se gostam como irmãos. Gabriel quer entrar para a vibe de festas de Matheus, mas Matheus terá de ser seu responsável, pois os pais do amigo confiam nele. Será que, dentre todos esses acontecimentos festivos, nada sairá do controle de Matheus? E Gabriel se manterá na linha?
Vidas diferentes, mundos diferentes, embora estejam todos trilhando caminhos próximos, nada mostra a possibilidade de se encontrarem. No entanto, nada impede também. E como é que isso ocorrerá? Quando? E o que vai mudar? Talvez nós nunca estejamos prontos para mudanças, mas não quer dizer que estaremos livres delas.

Personagens principais
Melissa é uma menina delicada. Está prestes a fazer seus tão sonhados 15 anos, então está vivendo para isso, preparando sua festa que tem que ser a de seus sonhos. Ela é a melhor amiga de Roberta e, quando digo melhor amiga, digo no sentido real do contexto. Ela é realmente o tipo de amiga que se pode contar. Ela tem seu jeitinho frágil de sempre, com rosto angelical, cabelos louros em cachos, mais de um metro e meio de altura e é muito tagarela. Tudo o que Melissa deseja, além de sua festa, é encontrar o amor da sua vida. Talvez ela encontre, mas vai ter que descobrir se é príncipe ou sapo. Ou será que nenhuma das alternativas?
Roberta é o oposto da amiga. Ela também é uma amiga incrível, que se pode contar sempre. No entanto, Roberta é do tipo durona, não se entrega fácil aos problemas e está sempre com uma armadura contra algumas coisas do mundo, principalmente o amor. Roberta não quer saber de encontrar seu par, ela não quer sofrer por um idiota. Porém, algo está mudando dentro dela e ela não quer aceitar. Se é amor, ainda não se sabe, mas com certeza não é só amizade. Roberta é também mais alta que a amiga e tem o corpo esguio. Tem cabelos castanhos e compridos, olhos mais claros que os cabelos e um rosto redondo.
Denis é melhor amigo de Roberta e Melissa desde sempre. No entanto, sua vida muda quando ele passa a andar com os populares do colégio. Algumas coisas saem totalmente de seu controle e ele anda se desculpando demais. Ele é um garoto lindo. Sua maior qualidade é que, quando ele quer, corre mesmo atrás, o rapaz é determinado, além de extrovertido. E, embora esteja mudado, ainda é um bom amigo, tirando as vezes em que escolheu fazer a coisa errada. E não foram poucas. Seu maior desejo agora é perder a virgindade, pois ele não suporta a ideia de ainda ser virgem, no entanto, também não sustenta a ideia de perder com qualquer uma. Ele queria que fosse com alguém especial. Mas esse alguém não quer aceitar. Talvez nem seja o sexo em si, mas os sentimentos.
Matheus é um rapaz um pouco mais velho. Ele é um jovem amargurado com o pai, não se sabe bem o motivo. Sua família é seu pai e ele. Quer dizer, ele também é melhor amigo de Gabriel, com quem mantém relacionamento de um irmão mais velho. Matheus é um rapaz que gosta de curtir, beber, dirigir adoidado, sair com diversas garotas em uma única noite… No entanto, no fundo parece que algo falta para ele. E agora, talvez, ele esteja percebendo em si mesmo o quanto sua vida anda fora dos trilhos.
Gabriel é um rapazinho fofo. Ele é três anos mais novo que Matheus, mas isso não atrapalha em nada na relação dos dois. Gabriel é um rapaz disciplinado e muito educado, tem o pai sempre em sua cola que, inclusive, quer que ele seja advogado igual a ele. Mas é claro que esse não é o desejo de Gabriel. O rapaz é apaixonado por música, então tem o sonho de seguir carreira como músico e quer aprender a tocar bateria, mas seu pai abomina essa ideia totalmente. Ele é um rapaz que estuda muito mais para agradar aos pais que a si mesmo. Sua maior vontade agora também é poder curtir sua adolescência junto ao melhor amigo, Matheus. Resta saber se ele está pronto para as consequências que surgirão.
Personagens secundários
Sara é uma menina muito estudiosa, está sempre lendo um livro. Ela é dedicada e quieta. É uma garota que tenta ajudar a quem precisa, principalmente a quem ama. Após a saída brusca do pai de casa, Sara se torna a única com juízo o suficiente para não deixar a família desmoronar. Ela namora um carinha, Alex, e acredita que tudo vai bem em seu relacionamento, apesar da pressão do cara de ir para cama com ela. Mas, como tudo na vida, tudo que vai bem, também corre o risco de desandar…
Jonas é irmão de Sara. Sara e Jonas são o oposto um do outro. Eles têm vidas um pouco diferentes da de seus amigos, mas Jonas faz de tudo para aparecer de outro jeito. Ele é do tipo engraçadinho sem a menor graça, um tanto machista e inadequado. Ele tenta se dar bem na vida através da piada, mas nem sempre é um sorriso que ganhará de volta da vida. Ele monta uma fachada e se entrega a ela. Será que vai ser sempre assim?
Monique tem segredos que ninguém conhece. A não ser seu único irmão, da qual já foi muito amiga, mas agora anda o odiando a todo custo. Monique é do tipo amiga da onça, não é que ela seja falsa, pelo contrário, é bem clara no que quer e não hesita em tratar mal as pessoas à sua volta. Ela já transou e, por isso, sai com vários garotos sem se preocupar com nada. Ela é uma gata, mas é do tipo que passa por cima de quem for quando se trata de suas vontades fúteis.
Lucas é irmão de Monique. Ele é um garoto na dele, quieto e nada social. Ele é um nerd, portanto, muito estudioso. O oposto da irmã. No fundo, ele sente falta da relação antiga que mantinha com a irmã, mas as coisas mudaram e ele sequer sabe o motivo. Ele guarda o segredo da irmã como se fosse dele. É um bom rapaz, embora tenha aparecido poucas vezes na história.
Maria Eduarda é a amiga de Monique. Ela gosta muito da amiga, mas sabe quando Monique lhe dispensa, o que lhe deixa revoltada. Ela ainda não se acostumou com essa história de Monique querer namorar e sair com vários garotos. Para ela, sua relação de amizade poderá ser afetada. Será ciúme ou medo de perder sua melhor amiga?
Guilherme é amigo de Matheus. Não melhor amigo, apenas amigo de noitada. Ele é um dos mais malucos. Está prestes a sair para fora para atuar como modelo, então quer aproveitar até o último segundo. Ele gosta muito de Matheus e começa a agir estranhamente. Será que algo está além da amizade para ele? No entanto, Guilherme nada demonstra sentir literalmente. E quando estraga as coisas com o amigo, procura se redimir antes de partir. Revelações também poderão surgir.
Daniel é amigo de noitada de Guilherme e Matheus. Ele é daltônico e é visto como maluco por conta disso. É um rapaz do bem, mas que também adora entornar uma e cheirar outra. Ele se dá melhor com Gabriel que Guilherme, portanto, também se dá melhor com Matheus.
Capa, escrita e detalhes
A capa é linda! Eu amei e achei que reflete bem a história, que é um tanto adolescente/juvenil!
O título do livro é bem instigante também, inclusive quando se sabe que é apenas O começo. Eu fiquei muito curiosa quando o recebi e desatei a ler o quanto antes.
O livro é narrado em terceira pessoa sempre, no entanto, a cada novo capítulo, mostra a visão de um personagem, contando sua vida e suas singularidades. São muitos personagens, como se pôde ver logo acima, na parte destinada aos personagens da resenha. De início, dá pra se perder um pouco, confundir um personagem com outro, mas no decorrer da história a gente vai gravando exatamente quem são, o que é bom. Apesar dessa questão de haver muitos personagens e a cada capítulo falar sobre os acontecimentos deles, a autora soube perfeitamente garantir que os assuntos não se perdessem, ou seja, os acontecimentos continuavam exatamente de onde pararam. Isso foi incrível, pois, como eram muitos personagens e muitos acontecimentos, rolou certo receio de algo sair dos trilhos. Não sai!
A narrativa é extremamente simples. Senti que foi um livro escrito mesmo para o público adolescente/juvenil, mas nada que impeça alguém de idade mais avançada ler, pelo contrário, é até gostosinho, pois te deixa em momentos nostálgicos de lembrança de sua época em que passou por algo parecido. Eu adorei essa nostalgia! Então, a escrita da autora é muito fluída, pois é um livro com linguagem simples e que te deixa com vontade de saber o que vai acontecer com cada um deles, que são muitos. E, principalmente, como e quando o destino irá uni-los.
Outra coisa que gostei bastante foi esse suspense de como eles iriam se encontrar, pois nada demonstrava que isso aconteceria de cara, sabe? O que normalmente vemos nos livros hoje em dia é exatamente isso, o quanto é previsível quando alguém está ligado a outro alguém. Mas não nesse livro, pois você até imagina um milhão de formas de isso acontecer, só que pode e vai ser surpreendida(o). Me peguei pensando várias vezes “agora vai, vão se encontrar” e nada. A autora nos engana direitinho.
Para os detalhes da história, algo que me deixou bastante cismada foi o quanto de coisa aconteceu! Foram diversos acontecimentos com cada um desses personagens e a história não se perdeu, só que você fica esperando mais, esperando algo mais, esperando o desenvolver da história de fato, mas isso custa muito a acontecer. Não que foi algo tão ruim, mas por vezes chegou a ser um pouco desgastante.
Outro ponto super positivo para esse livro foi que o mesmo aborda vários assuntos muitíssimo relevantes para serem discutidos na juventude, o que achei maravilhoso. São vários, como: sexo, drogas, festas, bebidas, amor, primeira vez, escola, namoro, superioridade, machismo, decepção amorosa, amizade, família, sonhos, mudanças etc.. E a autora soube abordar muito bem cada um deles. Gostei bastante também da personalidade criada para cada um dos personagens e de eles terem permanecido assim, sem mudanças drásticas, sabe? É incrível como cada um tem sua singularidade completamente exposta, o que nos faz conhecer bem cada um deles.
Conclusão
Após ter deixado claro minha opinião sobre cada detalhe dessa belezinha, deixo aqui minhas recomendações para que leiam esse livro. É um tipo de livro que vai te dá sustento para o volume 1 da série e, talvez, você não veja motivos para lê-lo, já que se trata de um livro de apresentação dos personagens, mas pode ser que se você já pegar o primeiro volume antes do zero, se perca por não conhecer os personagens completamente.
De início, achei o livro desnecessário por se tratar de uma história mais de apresentação para os próximos volumes, mas quando terminei a leitura, percebi o quanto ele é importante para dar continuidade na série. Acontece que são muitos personagens e esse volume zero vai te dizer exatamente quem é cada um deles. E, detalhe: a autora nos deixa maluquetes com uma página do próximo volume no final desse livro, eu ne-ce-ssi-to do seguinte o quanto antes.
Por que recomendo? Porque é um livro com escrita simples e fluída, que trata de diversos assuntos relevantes para a adolescência/juventude e que vai te deixar curiosa(o) para saber o que vai ser de cada um desses personagens tão singulares. É um livro que fala sobre amizade, principalmente, e o quanto as coisas podem sair do nosso controle sem que percebamos. O quanto podemos mudar sem sequer notar e que nós não mandamos no coração.
São várias aventuras e acontecimentos para te fazer refletir sobre diversas coisas. São vários personagens que vão te fazer sorrir, amar, refletir, identificar, mas também vão te decepcionar. Dizem por aí que o começo é sempre o melhor, mas e se for o contrário?
Super recomendo a leitura!
Citações favoritas
O que Melissa não entendia era que nem todos os sentimentos tinham a ver com estar apaixonado. Nem todo assunto era sobre amor. E nem todo jovem vivia em busca de ser par ideal.”
Seria mágico se, ao virar a última página, não tivesse que retornar para a realidade.”
É por isso que você deve tentar. Você não é ruim só porque alguém conseguiu antes de você. Cada um tem o seu próprio tempo. Nunca desista de um sonho só porque demorará a realizá-lo. O tempo vai passar de qualquer forma.”
Mas Melissa já compreendia que certos meninos não podiam ser príncipes e, algumas vezes, não serviam nem para ser os sapos.”
Nota da leitura:

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

0 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma