#Resenha: Sem olhar para trás - Lycia Barros

by - agosto 04, 2017


Título: Sem olhar para trás
Autor: Lycia Barros
Páginas: 256
Editora: Valentina
Ano de Publicação: 2016
Onde Comprar: 




 
A História
Agatha é uma linda mulher que, ainda muito jovem, se apaixonou e resolveu seguir seu coração fugindo da casa de seus pais para viver com o seu amado. Tal atitude a fez se afastar de seus pais, já que os mesmos não aprovavam a situação por preocupação com a reputação da família. Então, Agatha escolheu viver com Bruno e acabou se distanciando de sua família.
Com o passar do tempo, as coisas foram ficando mais difíceis para Agatha e Bruno, e ela percebeu que ele não era nada do que ela imaginou ser. Era um homem totalmente possessivo, abusivo e ciumento. Isso o fez se transformar cada dia mais em um mostro.
Foi então que Agatha tomou uma iniciativa em sua vida, depois de tanto sofrer, acabou conhecendo outras pessoas que mudaram completamente sua história, dentre elas, Vicente. Essas pessoas fizeram Agatha enxergar, de forma tão simples e natural, que nada do que ela vivia era certo, que merecia mais, e a fizeram se sentir protegida e amparada.
O que Agatha viveu não foi nada fácil, mas será que ela está a salvo agora? Em busca de mudanças, Agatha e seu filho passarão por diversas ocasiões que lhes proporcionaram encontrar um bem maior: o amor de Deus.
Personagens Principais
Bruno é ex-marido de Agatha, filho de grande empresário fluminense, e é um homem bastante ciumento que impedia a mulher de ter vida social, só por ter tanto ciúme de vê-la com outras pessoas, fossem elas homens ou mulheres. É daqueles caras que nós mulheres devemos ter nojo e manter distância, pois não sabem resolver nada na conversa, só batendo. Sempre foi um menino mimado, com isso, cresceu com as pessoas fazendo suas vontades. Filho de pais ricos e tendo tudo o que quer na hora que bem entende. Sempre foi muito popular, atraente, ousado, radiante, sorridente e seguro de si, coisa que toda mulher pode desejar em um cara. No entanto, de repete, ele se transformou em um cara doente de ciúmes, violento e digno de repulsa. Ele é loiro e bem sedutor, tem olhos azuis, é branco e filho de Rita e Romulo Alburquerque.
Agatha é uma mulher de vinte e oito anos, tem um filho chamado Gabriel. Sempre foi filha única, então sempre teve algumas vantagens na vida. Ela nunca precisou pegar no pesado, pois sempre teve alguém para fazer isso por ela. É uma pessoa que fez muitas escolhas erradas e que está pagando um preço muito alto por isso. Ela tem cabelos lisos e negros, suas mechas passam dois dedos da altura do ombro. É dona de lindas pernas longas e definidas, com as batatas das pernas bem salientes. É uma mulher de grande coração, que, mesmo tendo cometido muitos erros no passado, está super arrependida e querendo mudar completamente o seu modo de vida. Ela ajuda a todos a sua volta e está inteiramente mudando sua maneira de pensar e agir, em prol de poder ter uma vida melhor ao lado de seu filho. Ao conhecer Vicente, Agatha irá conhecer o significado verdeiro do amor.
Vicente é um homem lindo, alto, diferente de todos da pequena cidade onde vive. Tem cabelos cacheados, escuros e não muito curtos. Tem sobrancelhas grossas e negras, olhos escuros e amendoados, barba escura e seriada. É dono da pousada Esperança, e um excelente homem, patrão, amigo. É filho de fazendeiro e foi adotado muito novo. Conhece Rio Preto como as palmas de suas mãos. Ele está sempre disposto a ajudar as pessoas a sua volta e possui um lindo sorriso, que não é muito visto pelas pessoas de sua convivência, pois ele é um homem bastante tímido e fechado, quase não dá abertura para que as pessoas o conheçam melhor. Isso até conhecer uma mulher que o fez voltar a ser o verdadeiro Vicente, que sempre foi encantador. Um homem simples, esportista, amigo, romântico e muito amoroso. É um homem que sabe muito bem o que é sofrer por perder algo ou alguém que ama muito. Ele teve muitas perdas e as duas principais fizeram-no se fechar totalmente para o mundo e se tornar um homem diferente do que sempre foi. Ele é muito trabalhador e ajuda todas as pessoas a sua volta, é respeitoso e adora estar sempre brincando, portanto torna-se muito fácil se aproximar de crianças e conquistá-las.
Personagens Secundários
Afonso é um homem de poucas palavras, ele tem um filho que mora em Juiz de fora e que perdeu contato. Ele mora sozinho e se tornou uma pessoa fria, arrogante e triste. É viúvo, portanto está sempre preso em sua pequena lojinha, tratando todos a sua volta com a maior frieza possível. Então ele encontra um lindo menino que conseguiu esquentar um pouco o seu coração e, com isso, passou a conviver mais com as pessoas. É um senhor que é muito prestativo mais que, por causa de mágoas, perdeu a pessoa que mais amava depois de sua esposa.
Bianca começou a trabalhar com Agatha, ela é uma menina-mulher de 16 anos, de aparência magrinha e frágil. Tem cabelos lisos e negros que vão até a cintura. Ela tem um rosto afilado, com bochechas rosadas e é bastante infantil, mas sempre tão ágil e caprichosa. É uma menina que acaba querendo crescer quando, na verdade, deveria estar querendo aproveitar sua adolescência. Com isso, ela acaba tendo uma experiência não tão boa quanto esperava. É muito prestativa e está sempre disposta a ajudar.
Sara é irmã de Vicente, ela é advogada e reside em São Paulo, sempre estudou em rede pública e conseguiu, através de muita dedicação, se tornar uma ótima profissional. Se formou e construiu uma linda família. Seu marido é um cara muito bacana e os dois têm uma linda filha de oito anos, muito inteligente. Sara tem cabelos crespos, é baixa e tem olhos negros. Sua filha se chama Lara e tem o apelido de Larinha, e seu esposo se chama Eduardo.
Dulce é tia de Agatha, é uma mulher doce e faladeira, nunca se casou e quando morreu mencionou a sobrinha em seu testamento, mesmo não sendo tão íntimas. Sempre foi cozinheira de mão cheia e patroa de Pedro, um senhor de terceira idade, esposo de dona Gema, ele sempre ajudou muito dona Dulce com tudo na fazenda. Gema tem setenta e cinco anos, é uma mulher baixinha, corpulenta e de pescoço curto. Ela e seu esposo são pessoas super corretas e de caráter.
Gabriel é filho de Agatha com Bruno, ele tem nove anos, e é uma criança que já sofreu muito vendo todas as atitudes de seu pai, não sabendo lidar com o seu jeito tão agressivo e ciumento. Ele é super fã do Discovery Channel, e adora fazer os trabalhos da fazenda. É loiro, de cabelo liso, nasceu e foi criado no Rio de Janeiro, onde sempre morou com os pais. É uma ótima criança, sempre carinhoso, falante, esperto e faz amizade com muita facilidade.
Capa, escrita e afins
Essa história me surpreendeu, pois quando resolvi ler esse livro achei que seria uma história mais simples, mas me impressionei pelo fato de ser um assunto tão popular, polêmico e tão discutido, e por, mesmo assim, ter se tornado um livro tão lindo.
O livro é narrado em terceira pessoa e sua escrita é feita de forma básica, natural e de um ótimo entendimento. Esse livro me deixou com vontade de ler outras continuações, pois o final foi algo que acontece quando menos esperamos, acho, inclusive, que a história poderia continuar. Esse livro tem uma magia incrível, onde te prende na leitura, e te deixa sempre querendo conhecer mais e saber mais sobre os personagens. E, falando neles, são incríveis, cada personagem com seu jeito único deixou sua mensagem de uma forma especial. Eu amei esse romance, e as mensagens bíblicas deixadas te deixam com uma leveza surpreendente para ler e entender o que é a vida de pessoas que passam por essas situações.
Que capa foi essa? Fiquei de boca aberta quando vi. Traduziu perfeitamente o que a personagem principal resolveu fazer sem pensar nas consequências. Ela, sem olhar para trás, resolveu mudar de vida e começar ser mais forte pelo seu bem e de seu filho, em outro lugar totalmente diferente do que ela estava acostumada. Gostei muito e o título tem um destaque em alto relevo que faz chamar ainda mais a atenção.
Conclusão
Um dos fatos principais que amei no livro é de como foi falado de Deus de uma forma tão simples e leve, levando as pessoas que não conhecem algumas passagem da Bíblia ficar com vontade de conhecer mais. É um romance lindo e isso o fez ser muito especial, pelo fato de colocar citações da palavra de Deus, mostrando aos personagens a saída que podem encontrar quando estão sem saber o que fazer.
Eu fiquei muito feliz quando acabei de ler o livro, na verdade não imaginava que esse fosse ser um livro tão bonito. Ele conseguiu me surpreender pela forma com que foi tratado e mostrado; de uma forma reflexiva, me fez pensar sobre a vida de mulheres que passam por violência e que são levadas a acreditar, por seus parceiros abusivos, que são elas as culpadas pelas agressões, que é o que merecem por não se submeterem ao homem. A autora soube nos evidenciar o lado romântico da história e também soube trabalhar muito bem com o tema, deixando bem clara a sua mensagem para todas as mulheres que passam, já passaram ou um dia podem passar por isso. É um livro com tema importantíssimo, atualmente e sempre. É um livro que evidencia a fé humana também, que fala sobre perdas, relacionamento abusivo, superação e mudanças. E que, acima de tudo, é preciso não desistir e muito menos aceitar.
Recomendo muito!
Citações importantes
Todos somos a soma de nossas influências.”
A fé é a certeza das coisas que se esperam, e não das que se veem.”
O sofrimento é sempre resultado do pecado humano, direta ou indiretamente.”
A fuga nunca levou ninguém a lugar nenhum.” (Antoine de Saint- Exupéry)
Os piores pesadelos são os que continuam quando acordamos.” (Jonas Willame)
Nossas vidas são definidas por momentos. Principalmente os que nos pegam de surpresa.” (Bob Marley)
Seja qual for o relacionamento que você atraiu para dentro de sua vida, foi exatamente o que você precisava naquele momento.” (Deepak Chopra)
Pode-se conhecer o espírito de qualquer pessoa se observar como ela se comporta ao elogiar e receber elogios.” (Sêneca)
O amor não prospera em corações que se amedrontam com as sombras.” ( William Shakespeare)
Nota da leitura: 

E você, já leu esse livro? Ou ficou com vontade? Gostou da resenha? Comente! Deixe sua opinião!
 

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

0 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma