#Resenha: A Bela e a Fera – Elizabeth Rudnick

by - maio 07, 2017


Título: A Bela e a Fera (Edição oficial do filme) 
Autora: Elizabeth Rudnick
Páginas: 208
Ano de publicação: 2017
Nota da leitura: 5/5
Onde comprar: Amazon * Saraiva 

A História

Bela não está contente com a aldeia onde vive. Ela parece não se encaixar. Mas tem seu amado pai que não abre mão de viver ali.

A vida de Bela muda drasticamente quando seu pai sai em busca de vender suas invenções pelos arredores da aldeia e apenas seu cavalo retorna, assustado e perdido.

Desesperada, Bela vai atrás dele sem medo, juntamente com o cavalo atencioso pelos caminhos estranhos na qual segue, guiando-a até o local onde seu pai havia caído com sua carroça. Ali ela encontra apenas os destroços do que um dia havia sido as invenções de seu pai, mas, além disto, a garota também se surpreende ao ver algo alucinantemente grande, secreto e misterioso: um enorme castelo sombrio.

O que será que ela vai encontrar no castelo da qual nunca ouvira falar?

Destemida, Bela passa pelos altos e robustos portões e quando vê, já está dentro do maior lugar onde já estivera em toda sua vida, e, para salvar seu pai aprisionado por uma Fera, ela decide ficar em seu lugar, prometendo ao pai escapar dali, só que nem imagina que, uma vez ali dentro, jamais conseguirá sair ilesa, afinal, algo sempre fica quando a gente se vai.


Personagens principais

Bela é a garota estranha da aldeia. Vive lendo de um lado para o outro. Ela é realmente bela, com seus cabelos castanho-avermelhados e rosto angelical. Ajuda quando pode a quem necessita, inclusive a seu pai, a quem tanto ama. Ela não sabe o que aconteceu com sua mãe, já que seu pai sempre fica triste quando toca no assunto. Então, ela vive apenas com o pai na aldeia onde ele julga ser segura, mas sente que não se encaixa ali. Ela sente que é diferente de todos que a rodeia e espera por uma grande aventura como as que lê em seus livros, capaz de transformar sua vida.

Maurice é o pai de Bela. Ele é baixinho e ainda belo, apesar de sua idade. Vive inventando e criando coisas, passa o dia focado e mergulhado em seus projetos. Depois de prontos, Maurice ponhe-se a vendê-los pelos arredores da aldeia.

Gaston é o cara mais belo da aldeia. No entanto, seu orgulho é ainda maior que sua beleza, fazendo com que ele seja cada vez mais arrogante e tedioso. Isso para Bela, mas não para os povos que ali habitam, estes, o idolatram. Todas as outras garotas trocam suspiros por ele, mas ele quer apenas uma: Bela. Só que Bela não o quer e ele fará de tudo para mudar essa realidade.

E quem é a Fera, a final?

A Fera não é mais quem era. A Fera se transformou completamente. Não é possível dizer quem é a Fera, pois, depois de tanto tempo… Garras, pelos, chifres… sua beleza se fora. E ela permanece ali, trancafiada em seu castelo, esperando o dia em que tudo possa mudar, sem nenhuma esperança.

Personagens secundários

São tantos! O relógio, a xícara – Zip te adoro!–, o bule, o candelabro, o guarda-roupa, a cômoda, o espanador, o banco do piano, o fogão… Todos foram transformados juntamente com o príncipe e agora esperam, fielmente, por alguém que possa trazer a vida que tinham de volta.

LeFou é o maior seguidor e bajulador de Gaston. Ele pensa fazer dupla com o ele, mas, no fundo, é apenas usado por Gaston. Fazendo tudo que ele lhe pede, LeFou vive atrás do homem e tenta ser como ele.

Ágata é uma mendiga. Pede dinheiro nas ruas e anda com seus trapos para todos os lados em busca de ajuda. Bela sempre lhe ajuda quando e como pode. Mas nem todos são como Bela e, às vezes, a gente pode acabar precisando também.

Capa, escrita e detalhes

Ah, gente, não preciso mencionar a capa maravilhosa com a Emma Watson! Lindeza demais!

A escrita é típica dos contos, em terceira pessoa, sucinta e simples, porém envolvente. É uma leitura rápida, daqueles que você lê em um final de semana e pronto. Dá para suspirar em muitas partes, em outras sorrir, mas, na maioria delas, irá torcer para que tudo dê certo, exatamente como nos contos de fadas e acabe em um final feliz.
No castelo encantado, Bela vai aprender sobre mais coisas do que poderia imaginar, conhecer a mais bela biblioteca do mundo e, ainda, vai perceber o quanto as aparências enganam.

O livro não é corrido, apesar de curto, com pouco mais que duzentas páginas. Tudo que você irá encontrar nos detalhes serão encantadores. Cuidado, pois, em algum momento, pode estar falando com as paredes, esperando repostas que, sinceramente, não sei se virão! Hehe.

Afinal, o encanto perpetua...

Conclusão

Enfim, meu Deus, se eu gostei?

Eu simplesmente sou sujeita a falar dessa história que é a minha predileta! Sempre amei, mas nunca tinha lido em livro. Aos pouquinhos, conforme eu ia avançando na leitura, a história foi sendo repassada pela minha memória e foi maravilhoso reviver esse momento em que passei ainda bem pequena, assistindo, milhões de vezes, ao filme em desenho e até mesmo aos outros filmes que surgiram baseados na história.

Amei o livro e estou louca para amar também o filme com a Emma Watson! Tenho certeza que é um sucesso. Livro recomendado, claro, obviamente, né?! Principalmente, para quem ama romance, ficção e histórias de contos.

Citações importantes

Sua biblioteca faz esse cantinho do mundo parecer maior.”

As pessoas que falam pelas costas dos outros estão destinadas a permanecer ali. […] Atrás da pessoa de quem falam mal. E jamais vão alcançá-las.”

Como posso ser forte se você me deixa tão fraco?”

São os pequenos detalhes que realmente compõem a imagem.”

Você não vive de verdade até que veja a si mesmo refletindo nos olhos de alguém.”

Quem semeia vento colhe tempestade.”

Ele lhe mostrara que tudo bem ser diferente. Mostrara que não havia problema em se sentir perdida e a fizera perceber o quão desesperadamente ela queria ser encontrada.”

O amor pode transpor a forma e a honra. O amor não vê com os olhos, vê com a mente.” (Sonho de uma noite de verão)


Hei! Acho que você vai gostar disso também:

3 Recados

  1. Ai gente, como eu amo essa história Sam! Preciso desse livro! Amei a resenha! Preciso assistir o filme ainda.
    Beijo beijo ♡
    Resenhando por Marina

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Já deu pra perceber que eu também amo, não é?! Haha.
      Precisa ler! E eu também preciso assistir ao filme... 😐
      Todo mundo dizendo que amou!
      Tive que mexer, Mah! Aquele tava dando uns errinhos chatos. Aí trabalhei nesse por 2 meses até ficar do jeito que queria! Haha
      Obrigada pela visitinha honrosa, linda!
      Um beijo,
      Sâm.

      Excluir

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma