#Resenha: Quatro vidas de um cachorro - W. Bruce Cameron (Casa dos Livros Editora)

by - fevereiro 26, 2017



Título: Quatro vidas de um cachorro
Autor: W. Bruce Cameron
Páginas:198
Editora: Casa dos Livros Editora
Ano de Publicação: 2016
Onde Comprar: Submarino * Saraiva * Americanas
Todo cachorro existe por uma razão
A História
Nesse lindo livro é contada a história de um cachorrinho, que de uma forma simples e ingênua, relata seu dia a dia em suas quatro vidas. E em cada uma delas, ele nasce de uma forma diferente e em cada situação ele se questiona sobre o seu propósito nesse mundo.
Na primeira história ele nasce como Toby, um filhote de cachorro que vivia na rua com sua família. Essa sua pequena família é composta por sua mãe e seus dois irmãos e irmã, batizados por ele de Faminto, Veloz, Mana e Mamãe. Essa família morava sob as raízes escuras de uma árvore que era na maior parte do dia fresca e escura. A árvore se empoleirava na margem de um regato. Aos poucos eles foram crescendo e sua mãe os ensinava tudo que era necessário para sua sobrevivência naquela grande cidade. Em um certo dia quando estavam saindo para comer eles encontram um grande caminhão que caçava os animais. Com isso sua mãe logo juntou seus filhos e foram todos correndo para se esconderem em uma grande manilha. Mas Toby teve a curiosidade de saber quem estava nesse caminhão e quando o mesmo olhou para trás, os homens os viram se escondendo. E logo em seguida foram capturados e levados para o canil. Chegando lá eles perceberam que não eram os únicos e a partir desse momento, muita coisa mudou na vida de todos.
Na segunda história esse filhote nasceu em uma fazenda que era um tipo de canil. Onde o filhote conseguiu fugir e encontrou um grande amigo que se chamava Ethan, nessa nova família esse pequeno filhote recebeu o nome de Bailey que começou a ser o cão de estimação do garoto. Muitas coisa aconteceram e o amor e a amizade entre Ethan e Bailey era cada vez maior. O filhote acreditava que sua missão era amar e cuidar do menino e de sua família. Eles vão crescendo juntos e nos mostram uma verdadeira lição de amizade e companheirismo.
Na terceira vida o filhote vem como uma fêmea de pastor alemão e recebe o nome de Elleya. Ela é uma cadela de resgate da polícia. Nessa vida o filhotinho acaba achando que encontrou o propósito de sua vida, o mesmo trabalhava para salvar e encontrar as pessoas e com isso ele pensa que essa era a razão de ter vindo ao mundo. Quando ela acaba ficando velha e chega na hora de sua morte, ela pensa em tudo que já tinha feito até o dado momento, acreditando que essa seria sua última vida. Mas acabou se enganando, pois na quarta vida ele vem como um labrador preto que após uma longa jornada de acúmulos de experiências, acaba descobrindo qual realmente é seu propósito na vida.
Personagens Principais
O filhotinho que passa por quatro vidas no decorrer do livro é o personagem principal e o mesmo narra sua linda história nos contando os mínimos detalhes do seu dia a dia. Esse pequeno filhote acredita que tem um propósito na vida, e com isso, no decorrer dessas vidas ele procura descobrir qual é.
Personagens Secundários
 Como já foi relatado a cima essa história é dividida em quatro partes e a mesma terá personagens diferentes.
Na primeira história os personagens secundários dessa história são os membros da família de Toby, os irmãos de Toby são: Faminto que era bem mais claro, tinha esse nome porque toda vez que a mãe saía, ele gemia de fome.
Mana herdara o focinho curto e a testa chata da mamãe, tinha uma mancha preta sobre um dos olhos, bem como o focinho achatado e o pelo curto, e Veloz que tinha uma mancha branca na cara, e quando saía andando essa parte do pelo cintilava à luz do dia. O restante do corpo era marrom e preto. Foi batizado com esse nome porque era mais rápido de todos.
E a mamãe era a que Toby conseguia distinguir, pois era grande e bonita com uma língua maravilhosa para fora, uma mancha preta sobre um dos olhos, bem como o focinho achatado e o pelo curto.
Na segunda história esse filhote tinha uma mãe e sete irmãos no total, sendo eles fêmeas e machos. E sua mãe era diferente da primeira. Seu pelo era claro e ela era maior que a anterior. Todos os filhotes tinham pelos que era uniformemente louro e olhos escuros.
Seu novo amigo era Ethan, ele era um menino com cabelo escuro e curtos e os olhos claros. Morava em uma linda casa branca e grande, com um lindo jardim. Nela morava Ethan e seu pais. O menino tinha também um gato que se chamava de Smokey, ele era marrom e cinza, e era maior que o Bailey.
Na terceira história o filhote recebeu o nome de Elleya, uma fêmea de pastor alemão, que tem sete irmãos, todos marrons escuros com manchas pretas. Nessa parte da história ela tinha um pai chamado Bernie. Mas foi adotada por um homem chamado Jakob usava roupas escuras e objetos de metal no cinto, inclusive um revólver, o que me fez concluir que era policial.
Na quarta vida do filhote ele foi morar com Wendi que o recebeu de presente do namorado Derek, que recebeu o nome de urso. E por muitos motivos ela teve que deixar ele morando na casa de sua mãe e seu padrasto. Depois de muito tempo o urso recebeu o nome de amigão por uma pessoa muito importante em toda sua história de vida.
Capa, escrita e afins
Esse livro é simplesmente maravilhoso. No primeiro contato que tive com o mesmo fiquei com um pé atrás para ler, mas como foi uma indicação de uma pessoa muito querida, fiquei um pouco curiosa. Estou de boca aberta até agora, esse livro é perfeito, a leitura é bem simples e muito rápida, com a narração do cão a história fica mais leve e divertida. Eu mais que recomendo a todas as pessoas, e inclusive àquelas que amam os animais, pois o livro nos mostra que, como os humanos, todo animal também tem um propósito da vida. A capa é linda te chama pra leitura e já te convence de como será a história.
Conclusão
Estou até sem palavras para falar desse lindo livro que me encantou do começo ao fim. É um livro simplesmente incrível, que me surpreendeu muito, pois não acreditava que fosse tão bom. No decorrer da história e das vidas do cão ele pôde aprender novas coisas e conhecer pessoas que o fizeram crescer, entender qual era o propósito da sua vida e com todos esses ensinamentos ele consegue ter um final feliz.
Esse livro possui uma história leve, com humor e muita doçura, e me encantou em cada momento vivido por esse filhotinho, nos faz rir e se emocionar muito. O mesmo nos diverte e nos ensina grandes lições para refletir sobre qual seria nosso propósito de vida. Independentemente de ter ou não encontrado o seu propósito, ele nos mostra que os cães têm o intuito de ensinar a pureza e o amor em simples gestos.
Citações importantes
O mundo, pensei comigo mesmo, era muito mais complexo do que eu havia suposto”.
Começava a me parecer que justo quando eu descobria como era a vida tudo mudava.”
Porque o fracasso não é uma opção quando o sucesso é só uma questão de mais esforço.”
John Lennon disse que a vida é o que acontece quando você está fazendo outros planos.”
Nota: 5/5

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

0 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma