#Resenha: Órfão X - Gregg Hurwitz

by - junho 14, 2019


Título: Orfão X
Autora: Gregg Hurwitz
Editora: Planeta de livros
Páginas: 336
Ano de publicação: 2016
Onde comprar: Amazon

“Quando as pessoas falam sobre ser forte, talvez seja só isso, quando não resta alternativa. Você tem de continuar até acabar.”

A História
Um órfão. Um recrutamento. Treinamentos intensivos. Missões misteriosas. Perigo constante.
Essa é a vida de Evan, um jovem que foi recrutado ainda adolescente por Jack para servir a um programa ultra secreto do governo. Há mais órfãos como ele por aí, mas eles não se conhecem. Evan é o Orfão X.
Após receber anos de treinamentos intensos e cheios de enigmáticas missões, Evan se torna um homem com uma mente poderosa e com habilidades sem igual. No entanto, para todos a seu redor ele é apenas um rapaz normal, um Evan quieto e recruta.
Por trás de sua imagem simplista, Evan guarda lembranças de uma vida que largou para trás. Após anos servindo ao programa de órfãos e sem saber absolutamente nada sobre suas missões e sobre os outros órfãos, Evan decide parar.
Hoje ele é apenas um número, sem endereço e sem nome. Hoje ele faz justiça com as próprias mãos e ajuda a quem realmente precisa. Vive sozinho em seu equipado apartamento à espera de mais uma ligação, sempre tomando todos os cuidados possíveis para nunca ser rastreado.
Até que uma ligação chega rápido demais. Até que alguém precisa de sua ajuda, mas Evan desconfia. Até que descobre que é a sua cabeça que está em jogo dessa vez. Engrenagens dentro de engrenagens.


Capa, escrita e conclusão
A capa do livro é bem legal, eu gostei, embora seja simples, sem muitos detalhes. No entanto, o cara que aparece na imagem não faz jus ao personagem descrito, pois o mesmo parece bem mais velho que o protagonista. Mas, enfim, pequenos detalhes.
Orfão X tem uma escrita um pouco densa e cheia de detalhes, mas nada que deixe o livro maçante ou com passagens desnecessárias. É uma leitura um pouco mais demorada, mas que vai te prender desde o começo.
Evan é um protagonista muito bem construído e inacreditável até. Sua mente é fascinante e suas habilidades são sem medida, te fazendo prestar atenção a cada detalhe que ele pensa e faz. Simplesmente adorei como o personagem foi desenvolvido, mostrando seu lado real e seu lado quase irreal.
O livro é narrado em terceira pessoa e traz a visão de tudo a volta de Evan, nos fazendo parte da história. Além disso, a história conta com flashbacks de quando tudo começou, de como ele foi recrutado e tudo que aprendeu, dando mais veracidade aos fatos.
Os capítulos são curtos e, o mais legal, têm títulos que dão um baita spoiler sobre o que vem depois. Adorei isso!
Além disso, o livro traz um viés realista bem presente para a trama, isto é, a história não se passa só na questão da perseguição, das missões, do suspense... mas também temos a vida cotidiana de Evan sendo mostrada e vivenciada. Gostei bastante da trama não ter ficado presa ao ápice principal.
O único ponto um pouco negativo para mim foi porque esperei por algo com mais ação do que realmente tem, mas isso pode ter sido apenas minhas macabras e altas expectativas. O livro tem ação, mas nem tanto.
Sobre o final, eu já esperava, então não foi novidade para mim, mas a última página foi um soco no estômago porque jamais havia passado pela minha cabeça. Realmente me surpreendeu e agora eu preciso urgentemente da continuação. Já podem imaginar o drama.
Orfão X é um livro muito bem escrito, com dramas reais e outros bem irreais sendo trabalhados, de forma que nada fica fora do contexto e tudo se encaixa em algum momento. É um romance policial, embora não tenha polícia, com uma pitada de suspense e ação. Eu gostei bastante e recomendo para quem gosta desse tipo de livro.

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

0 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma