#Resenha: Preciso Saber - Karen Cleveland

by - março 06, 2018

Título: Preciso Saber



Páginas: 304

Ano de publicação: 2018



Recebi a prova antecipada dessa belezura em parceira com a editora Planeta dos Livros. O livro promete ser o thriller do ano e, para mim, ele se encaixa perfeitamente nesse quesito. Quer saber por quê? ↓

A História


Em um mundo de informações secretas e programas estritamente confidenciais, Vivian tem um importante trabalho a fazer: ser leal e ajudar a proteger seu país. Trabalhando para tentar encontrar formas de combater os agentes adormecidos infiltrados da Rússia em solo Americano, ela tem um dever a cumprir no departamento de contrainteligência da CIA. Sim, ela é uma agente analista da contrainteligência da CIA e seu papel é muito importante.

Tentando desvendar o caso dos inimigos infiltrados, Vivian desenvolve um algoritmo, com intuito de ajudar a identificar os agentes Russos, capaz de revolucionar a investigação. Tudo estaria sob controle, não fosse o fato de, justamente por causa do seu novo método desenvolvido, Vivian ter que optar por escolhas extremamente difíceis após descobrir algo inacreditável logo quando consegue acesso ao computador de um agente secreto da Rússia.

Em um jogo de mentiras e verdades cruéis, Vivian terá que descobrir em quem pode realmente confiar, afinal, pessoas que ela mais ama estão em risco... Afinal, tudo o que ela conhecia agora parece não ser real.

Entre o amor e a lealdade, em qual lado vale pena apostar?

Personagens principais


Vivian é uma agente da CIA que trabalha como analista no departamento de contrainteligência. Ela é uma pessoa muito dedicada ao trabalho, mas, no fundo, tudo o que ela queria no momento era poder estar com seus filhos. Vivian tem quatro filhos e, desde que engravidou pela primeira vez, sonha em poder tirar um tempo para cuidar deles, no entanto, ela nunca conseguiu. Focada na investigação com objetivo de identificar agentes russos secretos infiltrados em seu país, Estados Unidos, Vivian desenvolve um algoritmo que revoluciona tudo. Mas será que ela o teria desenvolvido se soubesse o que estava prestes a descobrir? Ao conseguir acesso ao computador de um dos agentes russos, Vivian encontra uma pasta suspeita e não criptografada que revela algo destruidor, pondo à prova toda sua realidade, agora, já nem tão real assim.

A quem recorrer quando não se sabe em quem se pode confiar?

Matt é marido de Vivian. Ele trabalha com desenvolvimento de software. Sabe aquele tipo “exemplo” de marido? Matt é um cara que sempre faz de tudo pela família. Além de cozinhar diariamente, ele é quem cuida das crianças: leva e traz para/da escola, faz o lanche, o almoço, a janta... É um cara que está sempre pronto para resolver os problemas da família, sabe? Seu relacionamento com Vivian é estável, afinal eles já estão quase completando dez anos de casados. Tudo o que ele quer é que Vivian seja feliz e sabe que seu trabalho é muito importante, embora seja confidencial. No entanto, tudo sai do eixo quando Vivian descobre aquelas informações no computador do agente russo...

Até onde você iria por amor?

Personagens secundários


Luke é o primeiro filho de Vivian e Matt. Ele tem olhos grandes e castanhos. Mesmo tão novo, o garoto é muito esperto e é parecido com o pai. Também é agarrado com o pai, assim como Ella.

Ella é a segunda filha de Vivian e Matt. Ela ainda é muito pequena, mas já é esperta e percebe bem quando as coisas estão diferentes em casa, como quando não é seu pai que vai buscá-la na escola. Seu amor por Matt é indefinível.

Chase e Caleb são os bebês de Vivian e Matt. Eles são gêmeos e estão sempre juntos. No entanto, Caleb tem um problema de saúde que precisa sempre ser cuidado, ele se desenvolve mais lentamente que Chase e precisa de cuidados diários.

Omar é um dos melhores amigos de Vivian. Parceiro de Vivian, ele também trabalha para a CIA. Omar é alguém que ela sabe que pode contar quando quiser, mas a verdade é que, nesse momento, Vivian não quer contar com alguém... Porém, parece que Omar a conhece muito bem e sabe que algo está errado.

Peter é o chefe e analista sênior da conta em que Vivian trabalha, no departamento de contrainteligência da CIA. Ele é o mentor dela e também amigo. Respeitado, calmo e controlado, ele sabe muito sobre contrainteligência russa.

Capa, escrita e detalhes


O livro tem uma capa simples mas estranhamente curiosa. É uma capa que com certeza chama atenção e, muito provavelmente, vende a história. Inclusive o título do livro juntamente com a capa e a frase, estampada logo abaixo, deixam qualquer leitor desesperado para lê-lo.

A escrita da autora é muito instigante. Logo na primeira página, você se pega se perguntando “ai, meu Deus, como assim?”. Com uma escrita extremamente leve e fluída, Karen soube construir e fisgar o leitor com excelência. O que mais amei na escrita da Karen foi exatamente a forma como ela construiu o livro, descrevendo com esplendor tudo o que a protagonista passava, sentia e pensava. Vi-me na pele da Vivian por várias vezes. Suei frio junto com ela e me desesperei da mesma forma.

Escrito em primeira pessoa, esse é o tipo de livro que você não cansa de ler e não quer parar. Devora absurdamente rápido, porque a história vai ficando cada vez mais desesperadora. E você se vê no lugar dos protagonistas, na pele de Vivian, e não sabe mais em quem confiar. Todo mundo se torna suspeito. Todo mundo pode ser sincero também. Nada mais faz sentido, mas há peças que vão te fazer virar páginas atrás de páginas para tentar, desesperadamente, resolver o quebra-cabeça.

Outro ponto muito forte da história é o final. Quando você tem certeza que tudo se encaixou, as últimas páginas surgem para te deixar devastado novamente. E você fica, tipo: o quê?  
Sim, nada mais é o que parece.
 

Conclusão

Intenso, sufocante e de tirar o fôlego. O livro de Karen entrou para minha lista de favoritos, porque é um livro que te mostra o que as pessoas são e o que fingem ser. O que as pessoas não são, e nós temos quase certeza de que são. É um livro que te devora enquanto você pensa o estar devorando.

Não vou me demorar, porque esse é o tipo de livro que quanto menos você souber sobre a história, mais angustiante e rápida será sua leitura, além de surpreendente. Porque sim, você pode ter mil hipóteses, o fim vai te devastar. Até porque o livro não termina aqui, terá continuação!

Se eu estou ansiosa? PELO AMOR DE DEUS.

Recomendo muito! E não tem essa de gênero, qualquer leitor voraz vai amar.

Sério, você vai ficar fora dessa?

Citações favoritas


“[...] é como se tivéssemos desviado de uma bala, mas inexplicavelmente, de alguma maneira, estou sangrando.”

“Sinto como se eu estivesse vagando pela minha vida, e é uma sensação estranha, porque aqueles são os momentos que me definiram, que me trouxeram até onde estou, e nenhum deles foi verdadeiro.”

Nota da leitura:


Agora, para aguçar sua curiosidade ainda mais, fique com esse tiro de booktrailer: 

↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹↹

E, aí, ficou interessado nesse livrão? Me conte aqui nos comentários o que achou! Ah, se tiver dica de livros nesse estilo, também quero saber! 


Hei! Acho que você vai gostar disso também:

4 Recados

  1. Adorei a resenha! Estou no chão com esse livro, acabei de ler e não tô sabendo lidar kkk, quero a continuação pra já! Acredito que o segundo livro vai mais do que destroçar o coração da Vivian, vai arruiná-lá, mas ela é guerreira. #TeamVivian #GirlPower

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ari! <3
    Eu também, menina! Que livro, que final...
    Exatamente, penso o mesmo, por isso estou ansiosa e desesperada e temendo também, tudo junto. #SomosTodosVivian
    Obrigada pela visita e volte sempre!
    Super beijo,
    Sâm.

    ResponderExcluir
  3. Terminei de manhã e ainda estou em estado de choque. Que livro. Estou tipo: como assim? Kkkk

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ler o livro hoje. Estou completamente em choque!Há alguma previsão de lançamento do 2° livro?

    ResponderExcluir

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma