#Resenha: Antes de Tudo Acabar - Mary C. Müller

by - janeiro 30, 2018



Título:  Antes de Tudo Acabar
Autor: Mary C. Müller
Páginas: 253 páginas
Ano de publicação: 2017
Onde comprar: Amazon/ Saraiva


História

Anne é o tipo de aluna que sempre mata aula e fica no pátio da escola com um amigo quase irmão chamado Rafael. Eles sempre estão juntos um ao lado do outro para qualquer coisa. Ela é daquelas meninas marrentas que fazem de tudo para esconder sua fraqueza. Ela e Rafael são irmãos de leite, pois a mãe de Rafael amamentou Anne quando sua mãe faleceu na hora do parto. Eles nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital e não podem ser considerados totalmente irmãos, pois Rafael acaba sentindo algo diferente quando está com ela. Mas, se irmãos não sentem esse tipo de sentimento, e amigos também não: então o que será que ele realmente sente por ela?
No meio de todos esses sentimentos, chega uma nova aluna na escola e ela se chama Kaori. Ela acaba, de certa forma, também conquistando Rafael. Surge um sentimento que também não há explicação. Será possível um triângulo amoroso? Ou Rafael irá descobri que o que sente por Anne não pode se comparar com o que sente por Kaori? Quem Rafael realmente quer agora?
Essas e mais outras perguntas que você deve está se fazendo, assim como eu também me fiz, poderão ser respondidas com a leitura desse lindo livro. 


Personagens principais
Anne tem cabelos na altura dos ombros, os fios desalinhados e rebeldes. Com um rosto delicado, está sempre vestida de roupas surradas, pois esse é seu estilo. É muito calma quando quer, mas explode do nada e vira um bicho de uma hora para outra. Está cursando o ensino médio e tem apenas dezessete anos. Ela é uma menina que sofre muito, pois seu pai a culpa pela morte de sua mãe e, com isso, a maltrata muitas vezes sem nenhuma explicação.
Rafael é amigo/irmão de Anne e também tem dezessete anos. É um jovem que não se encaixa nos padrões que estamos acostumados a ver por aí, ele é totalmente diferente de todos os meninos da sua idade. Sua vida é um verdadeiro caos, pois ele mora com a sua mãe alcoólatra que foi abandonada por seu marido. Rafael precisou crescer e ter responsabilidades muito rápido, pois assim que seu pai os abandonou sua mãe afundou no vício, sobrando para Rafael cuidar de tudo dentro de casa e também de sua mãe. Mesmo com todo esse peso, Rafael precisa esconder um grande segredo de todos a sua volta: ele se corta. A dor momentânea lhe causa certo alívio e, com isso, ele precisa viver escondendo as marcas pelo corpo. 

Personagens secundários

Kaori é uma garota magrinha, oriental, de cabelo Chanel mas comprido na frente. Ela é bem legal, muito bonita e bem tímida. E é alérgica a frutos do mar. É uma menina que encanta a todos a sua volta, pela sua forma leve de levar a vida. Ela vive se mudando devido ao trabalho dos pais e acostumou a não firmar laços de amizade, além do mais, por ser descendente de japoneses, ainda tinha que ouvir todas as piadinhas possíveis.
Rafael Ferreira é o amigo do Rafa (sim, nosso protagonista), então ele chama o amigo só pelo sobrenome. Ele tem cabelo cacheado e uma tatuagem de raposa, que chama atenção em sua pele negra. Adora andar de Skate. E está sempre vestido da mesma maneira, com uma camisa xadrez de flanela e jaqueta por cima.
Roberto é o pai de Rafael; ele tem cabelos grisalhos, barba e está sempre de roupa engomada. Sua pele é branca e seu rosto é livre de expressões. Ele largou sua esposa porque resolveu ir morar com outra mulher e, desde então, havia sumido da vida de seu filho. E agora resolveu aparecer com sua mais nova filha chamada Júlia que tem cabelos pretos, olhos redondos, furo no queixo e usa óculos. Ela é super parecida com o irmão, sendo filha de Roberto com outra mulher.
Michael é alto, bonito e usa uma barba mal feita, cabelos desalinhados e roupas bem pesadas. Ele é estudante de direito e talvez queira ser um pouco mais que amigo de Anne.
Daniele estuda junto com Michael na faculdade de direito e é uma menina super bonita, mas que não  sabe nem um pouco se valorizar, acaba querendo curtir demais e fica com todos os meninos que aparecem.


Capa, escrita e afins

Esse livro possui uma leitura envolvente e gostosa de se fazer, ele me surpreendeu muito pelos temas que foram abordados, como depressão, alcoolismo, homossexualidade, automutilação, etc.
A autora soube, de forma bem simples mas clara, expor cada tema da melhor forma possível. A capa é maravilhosa, está linda e perfeita para a história, nos mostrando os três personagens que irão causar no livro.
Os capítulos são curtos, com isso, percebemos o quão rápido acaba a leitura. O título nos convida para saber o que se pode acontecer antes de tudo realmente acabar.

Conclusão

Antes de tudo acabar nos conta a história de um garoto chamado Rafael que acaba tendo que ter muitas responsabilidades na vida ainda com pouca idade. Ele nos mostra como é difícil acompanhar um mundo onde tudo muda tão rapidamente, ao ponto de não entender muito as coisas. Onde amizades são construídas e desfeitas, amores morrem e nascem, e caminhos sofrem desvios inesperados.
Tudo realmente muda num piscar de olhos. No entanto, às vezes precisamos ter a humildade de saber ajudar aos outros mesmo quando não foi pedido ajuda e temos que viver um dia após o outro sempre com a cabeça erguida e com a esperança de que, no final, tudo poderá melhorar.
Recomendo muito o livro, pois é uma leitura leve, mas que nos faz refletir sobre diversos assuntos importantes sobre a vida. Nos faz aprender com os personagens na medida em que eles também vão aprendendo. E dá para ler rapidinho!


Citações favoritas

“Dizem que, antes de uma pessoa piorar, ela melhora um pouco.”

“A gente precisa ganhar o jogo pelo menos uma vez na vida.”

“Porque ser estranho é dez vezes melhor que ser normal.”

“Antes de tudo acabar, a gente aprende a ser quem é.”

“Aceitar a si mesmo e aos outros. É ser feliz.”

Nota da leitura:


Hei! Acho que você vai gostar disso também:

0 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma