#Resenha: Água para elefantes - Sara gruen (Editora Arqueiro)

by - fevereiro 02, 2017


Título: Água para efelantes
Autora: Sara Gruen
Editora: Arqueiro
Ano de publicação: 2007
Nota: 5/5
Onde Comprar: Americanas * Amazon * Saraiva

A História
O livro conta, em primeira pessoa, a história de Jacob que, hoje, com seus 90 ou 93 anos, vive em uma casa de repouso e guarda sua história durante 70 anos. Ele nunca havia contado a ninguém sobre sua juventude e aventuras que viveu no circo. Mas agora tudo é revelado.
Com seus 23 anos, após a morte repentina dos seus pais, no momento das provas finais para terminar sua faculdade e se formar em veterinária, Jacob tem sua vida completamente desolada. Não conseguindo se focar em nada, principalmente nas provas finais, ele foge e acaba pulando em um trem em movimento em busca de fuga.
Acontece que não se trata de um trem qualquer, o trem em que Jacob cai é simplesmente o trem do Circo dos Irmãos Benzini, O Maior Espetáculo da Terra. Em meio à um vagão dos trabalhadores, Jacob recebe ajuda de um senhor que faz de tudo para acolhê-lo no circo. E quando descobrem que ele estudou veterinária em uma renomada faculdade, acaba sendo contratado como o veterinário do circo, cuidando dos animais.
Tudo poderia dar certo em sua vida, não fosse o fato do Maior Espetáculo da Terra não ser tão radiante quanto pensam. A verdade é que ninguém sabe o que acontece por trás das cortinas. Jacob sofrerá pressões com o dono do circo, o Tio Al e com seu patrão, August, que cuida do setor dos animais, onde ele trabalha.
Como se não bastasse essas grandes descobertas diárias do que realmente acontece para que um espetáculo de circo possa acontecer, ele ainda descobre um sentimento diferente pela mulher do seu temido e imprevisível patrão. A vida de Jacob percorrerá rumos completamente inesperados e ele irá rever seus conceitos sobre a vida, tendo a certeza de que nada é O Maior Espetáculo da Terra sem guardar um lado totalmente assombrado.

Personagens Principais
Jacob é um jovem angustiado por acontecimentos repentinos de sua vida que, após ser admitido pelo circo, se apaixona duas vezes, por Rosie e por Marlena. Ele tenta sobreviver a qualquer custo no circo e, após se responsabilizar pelos animais e por Rosie, não consegue ir embora. Agora sua vida se torna um constante imprevisto e a cada novo dia não se sabe como o mesmo terminará. É uma pessoa do bem que faz de tudo para ajudar os animais e seus mais novos amigos.
Marlena é a jovem esposa do temido August. É também a estrela do número dos cavalos e encanta qualquer um por onde passa. Apaixonada por seus cavalos e outros animais, ela vive sua vida ao lado do encanto e do terror. Todos acreditam que só ela entende August, mas a verdade é que nem ela sabe o que lhe espera ao lado a cada novo amanhecer.
August é considerado o cara mais inquestionável do circo, todo mundo sabe que com ele ninguém deve se meter. Responsável pelo setor dos animais da qual Jacob é veterinário, ele é também o braço direito do dono do circo, o Tio Al, que não é tão diferente assim dele. Ele praticamente obriga Jacob com sua adorável amizade a fazer tudo que ele manda e quando é contestado, assume uma arrogância perigosa.

Personagens Secundários
Rosie é a mais nova integrante do circo, considerada a elefanta mais burra do mundo por seu antigo dono, ela acaba tendo a responsabilidade de ser a salvação do circo. Gigante e muito observadora, de burra ela não tem nada, pois sabe muito ser estratégica quando se trata de algo que ela queira. Basta saber interpreta-la.
Tio Al é um camarada autoritário, dono do circo, não se limita a passar por cima de qualquer um que precisar, seu único objetivo é entrar para a lista dos melhores circos e, para isso, faz de tudo para se comparar ao Circo dos Irmãos Ringling.
Rosemary é a enfermeira que mais sabe lidar com o Jacob envelhecido e rabugento nos dias de hoje. Agora ela virou sua cúmplice e o ajuda a sobreviver em seus dias angustiantes na casa de repouso.

Capa, escrita e detalhes
O livro é contato entre passado e presente. Por vezes, é o Jacob de 90 ou 93 anos que conta; outras vezes é o Jacob de 23. Eu achei esse modo bem intrigante, o que me fez não querer largar a leitura, pois queria saber o que acontece lá atrás e aqui na frente.
A escrita é muito fluída, pois é simples e curiosa. O livro é pequeno, as páginas voam e a gente nem percebe. Achei os personagens bem convincentes, não teve aquilo de personagem chato nem nada. Gostei bastante. O que me deixou intrigada foi a questão da elefanta, porque se a intenção da autora foi de torná-la protagonista, achei um pouco falha, pois não senti tanta interação a ela durante a leitura. Mas não posso dizer que não me apaixonei por ela, eu adoraria conhecê-la, é uma elefanta encantadora!
A capa é diferente, porém bonita, não nos faz morrer de amores, mas é bem a cara da história. Ainda não assisti ao filme, mas irei já já.

Conclusão
Eu amei o livro! O que mais me encantou foi a história, totalmente diferente de outras que já li. Nunca havia lido nada que envolvesse o circo e confesso que pensei que a história tomaria outro rumo, mas fui surpreendida. A cada página me surpreendi mais. É um livro bastante intrigante, que fala sobre superação, sobre seguir em frente, amor e coisas que acontecem por trás dos espetáculos. Super recomendo! 
Citações prediletas 
"Meu cérebro é como um universo cuja luz vai ficando cada vez mais fraca. Mas não desaparece do nada."
Nota: 5/5

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

0 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma