A Revolução dos Bichos- George Orwell

by - janeiro 12, 2021

a revoluçao dos bichos

 
  

    Com um porco na capa, a leitura inicial nos faz pensar que se trata de uma fábula simples com seus seres inanimados em busca de um final feliz. O fato é que a genialidade de Orwell vai muito além de qualquer fábula já vista nos últimos tempos.


    Após se dar conta de toda a capacidade (ou incapacidade) humana, o autor mostra que os seres humanos são capazes de domarem e se utilizarem dos animais pelo fato de não possuírem consciência de que estão sendo dominados, o que nos leva a uma reflexão sobre a relação semelhante estabelecida pelos patrões e o proletariado.


     O livro nos faz identificar claramente líderes e regimes opressores que se utilizam de técnicas de alienação e manipulação psicológica da população.


    O sonho idealizado de uma sociedade sem patrões, plantado na cabeça dos animais, os fizeram abraçar uma revolução que acreditaram em que todos seriam livres e iguais, mas a igualdade nunca será para todos. 


    A massa é manipulada pelos seus líderes. Posso dizer que o livro é uma representação do quão destruidor o poder pode ser na mão do homem.


    A história insere a ideia de que todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que os outros. A conclusão que se chega ao final do livro é que o desejo de comunhão e liberdade é corroído pela ambição e pelo poder alcançado pelos porcos. 


    George Orwell é, sem dúvidas, um gênio no uso de metáforas, representações e no uso da narrativa utilizada na construção deste grande clássico.


    Leitura Obrigatória para qualquer cidadão. 



Hei! Acho que você vai gostar disso também:

0 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma