#Resenha: A História do Universo para quem tem pressa - Colin Stuart

Editora: Valentina
Páginas: 216
Ano de publicação: 2018
Onde comprar: Amazon | Saraiva

Você é atento ao que acontece ao seu redor? Tem curiosidade com questões que normalmente não contemplam um roda de conversa em um bar, mas que vão muito além? Gosta de História e de descobrir os acontecimentos do mundo? Então esse livro, ou melhor, essa coleção é para você!

Colin Stuart é escritor e jornalista, mas, além disso, também é especializado em astronomia. O autor tem sua vasta gama de publicações que perpassam pelo famoso e renomado jornal The Guardian, bem como pela revista The New York Times. E olha que legal: um asteroide recebeu o nome do autor em sua homenagem!
Falei um pouquinho sobre o autor para que entendam que essa obra foi escrita por alguém conceituado e que não se trata de falácias. E é bem bacana conhecer um pouquinho de um ator, certo? Ainda mais quando se trata de um livro com tanta história.
Em A História do Universo para quem tem pressa somos levados à questões que vão do, como está escrito na própria capa do livro, Big Bang às mais recentes descobertas da Astronomia!
Com um vasto sumário sobre grandes questões que rodeiam os séculos, o livro trata de variados assuntos que nos tiram dúvidas que nem sabíamos existir até então, bem como fala sobre tudo aquilo que também já ouvimos falar, mas que agora nos são passadas com robustez científica.
No primeiro capítulo, algumas questões que mais chamaram minha atenção foram:
- Formato da Terra;
- Eclipses Solares (adoro ler sobre isso);
- Constelações;
- Invenção do Telescópio;
- Sobre Galileu,
- Isac Newton e a gravidade (coisa que vemos na escola, mas que sequer nos lembramos mais);
- Einstein e a Teoria da Relatividade.
Gostei da forma como o autor tratou questões que podem ser mais complexas de forma tão suave, deixando a leitura mais leve e mais curiosa. Na parte em que fala sobre o formato da Terra, mais uma vez, temos as inúmeras questões que comprovam que a Terra não é Plana. Foi bem interessante, pois o autor fala de detalhes que ainda não havia lido, como, por exemplo, sobre a posição do Sol. É nessa mesma parte que ele traz um adendo de Eratóstenes (256-194 c. C.), então já podem imaginar a quantidade de informações!
No capítulo 2, o autor aprofunda ainda mais as questões sobre o Sol e a Lua, passando sobre assuntos que dizem respeito à energia, luz, campos magnéticos etc. Nesse capítulo, um dos adendos do autor é o físico inglês Arthur Eddington (1882 – 1944), conhecido como uma das mais importantes marcas da astronomia do início do século XX.
O capítulo 3 tem seu foco de estudo no Sistema Solar e fala especificamente de cada planeta,  trazendo algumas curiosidades como o fato de Vênus ser conhecido como irmão gêmeo da Terra e estar muito próximo de nós. Essa parte é bem interessante, pois trata de questões como características, tamanho, rotação, formato e especificidades de cada um dos planetas mencionados, coisas que não estudamos na escola.
Já no quarto capítulo, somos apresentados mais profundamente às Estrelas. Eu, particularmente, gostei ainda mais desse capítulo porque questões como a intensidade de seu brilho, temperatura, distância e tamanho são tratadas abertamente e passei a me sentir mais próxima delas. Aqui também temos o Diagrama de H-R sendo apresentado, com uma imagem para representação mais detalhada. Eu ainda não havia lido sobre esse tal Diagrama e achei bem bacana conhecer.
O quinto capítulo vem com tudo e nos manda lá para as Galáxias! Sim, isso mesmo. Nesse capítulo vamos conhecer um pouco mais sobre o nome, aparência, formato, tamanho e conteúdo da Via Láctea. Foi um capítulo com muita informação ainda desconhecida por mim, por isso um pouco mais emblemático. E aqui temos também uma pequena parte que fala sobre Extraterrestres. Sim, você leu certo. Uma busca que começou lá em 1960, é bem interessante!
No capítulo seis e último, Colin ressalva especificamente o universo, tema principal da obra. Nesse momento, temos as inúmeras polêmicas sobre a Teoria do Big Bang, por exemplo. Várias informações que eu ainda não conhecia também são expostas referentes ao assunto, tornando cada vez mais frustrante perceber o fato de que não entendemos muito sobre nosso próprio mundo. Aqui está presente também aquela velha perguntinha nada básica: Onde fica o centro do universo? E, mais uma vez, somos levados ao discurso da Terra Plana e seus problemas.
Enfim, o livro foi muito bem escrito, com várias referências de filósofos, físicos, astrônomos, além de conter o ano em que cada fato ocorreu, com renomados nomes sendo citados sempre e com uma vasta gama de informações normalmente desconhecidas sendo explícitas de forma leve.
Eu gostei muito e acredito que todo mundo que curte uma curiosidade sobre o universo vai adorar, bem como os que realmente se dedicam aos estudos sobre o mundo e tudo mais. É uma bela obra, sem dúvida! Agora quero completar a coletânea.
Recomendo muito!

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

0 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?

Textos para sua alma