#Resenha: A Máquina de Contar Histórias - Maurício Gomyde Por Editora Novas Páginas

by - janeiro 17, 2017



Título: A Máquina de Contar Histórias
Autor: Maurício Gomyde
Páginas: 192
Editora: Novas Páginas
Ano de publicação: 2014
Onde comprar: Saraiva * Submarino * Americanas


Escrever é muito mais do que uma profissão. É uma atitude de amor, de entrega ao que se quer contar.”

A História
Esse livro conta a história da família de Vinícius, que é o patriarca da família nomeada com família V. Ele é um famoso escritor que passa a vida escrevendo e viajando para vários lugares onde ocorre os lançamentos de seus livros. Com isso o mesmo acaba deixando sua família de lado. Inclusive, em uma de suas viagens, ele acaba deixando os deixando sozinhos na hora em que eles mais precisam. Sua esposa Viviana está morrendo no hospital, e quem a acompanha é sua filha mais velha, Valentina, que tem apenas dezesseis anos. Viviana está em fase terminal de sua doença conhecida como leucemia, e durante todo seu tratamento podia morrer a qualquer momento. Mas justo no dia da viajem de lançamento do último livro de Vinícius, ela partiu.
Vinícius só consegue receber a notícia no dia seguinte, e na hora do enterro da esposa ele descobre o mal que causou a sua própria família. Sua filha mais velha o odeia e o culpa por toda a ausência ao lado da mãe e ao lado das filhas em todos esses anos. Já sua filha mais nova, Vida, é uma menina de três anos, que está um pouco confusa sobre tudo que está acontecendo. E como qualquer outra filha está com muita saudades da mãe e sem saber o que aconteceu.
Com isso, Vinícius reconhece que precisa fazer algo para reconquistar as filhas, ou melhor conhecê-las, pois na sua ausência ele mal conhece suas filhas. Depois de alguns acontecimentos decide fazer uma viajem para aprender melhor sobre suas filhas longe de toda a tristeza. Ele pensa que vai ser fácil, mas acredito que ele se enganou.
Personagens principais
Os personagens principais são os integrantes da família V, são eles: Vinícius escritor e patriarca da família, e esposo de Viviane.
Viviane é arquiteta, uma mulher linda, companheira e esposa de Vinícius. Vida e Valentina filhas do casal. Vida tem cabelos loiros e cacheados, uma linda menina que era chamada pelo pai de fadinha. Valentina é uma adolescente de dezesseis anos, que passou parte da sua adolescência cuidando de sua mãe que estava doente. E no dia do enterro da mãe todos descobriram que ela amava escrever, mas não gostava de se expor, para não dar o braço a torcer por ser tão parecida com o pai.
Personagens Secundários
Esses personagens são pessoas que estiveram presentes em todas as fases da vida dessa família, são eles o motorista Arnaldo, um senhor amigo e funcionário da família; a Lurdes, uma amiga e governanta da casa; o Salvatore, o agente e amigo de Vinícius; e Catherine Hess, uma linda mulher de cabelos lisos e loiros na altura dos ombros, cintura fina e curvas definidas. uma velha amiga escritora de Vinícius e grande fã de Valentina.
Capa, escrita e afins
O que mais me chamou atenção assim que cheguei na livraria, foi a capa desse lindo livro, antes mesmo de ler a sinopse, eu já estava apaixonada. A capa do livro é perfeita! Uma mistura de todo o sentido da história e a combinação das cores estão de arrasar. Eu super amei cada detalhe dele, desde a capa até a forma simples da escrita. O autor tem uma escrita super simples e de melhor entendimento. Estou sendo suspeita a falar porque estou encantada e fico sem palavras para dizer como ele me tocou e me fez repensar algumas atitudes que temos com pessoas que fazem de tudo por nós. Eu super recomendo esse livro para todas as pessoas, pois o mesmo nos faz refletir muito sobre posicionamentos que às vezes temos.
Conclusão
Fico até sem palavras, mas esse livro é de deixar realmente assim. É um lindo livro que a todo momento me fez questionar o posicionamento entre o pai e a filha, e como os dois tiveram vários motivos para se comportarem desta maneira. Acredito que Vinícius só tinha o objetivo de poder proporcionar uma vida melhor para sua família e com isso acabou tendo que se dedicar um pouco mais à sua profissão. Com isso, o amor da sua vida o incentivou e aceitou toda essa distância em todos esses momentos. E também vejo o lado da filha Valentina, pois ela é uma jovem menina que acompanhou sozinha os últimos dias da vida de sua mãe, sabendo que seu pai estava frequentando festas de lançamentos e deixando de lado a mulher que fez de tudo por ele e por sua profissão. Imagino como deve ter sido difícil para ambos. E Vinícius só percebeu todo esse mal que fez para sua família no dia que perdeu seu grande amor.
Vejo um lado positivo, pois o bom é que ele ainda conseguiu ver e quis tentar mudar seu comportamento com suas filhas. Mesmo sendo tarde para ter seu amor de volta, ele fez o possível para reconquistar as duas razões de sua vida, o símbolo do amor do casal.
Esse livro mexeu muito comigo, pois pude me colocar no lugar dos dois personagens e entender como pode ter sido difícil para ambos. Mesmo não tendo muita explicação pelo que Vinícius fez, acredito que ele se arrependeu muito. A partir da segunda parte do livro, eu fui me emocionando em cada frase lida, os sentimentos entre os personagens foi se transformando e dando espaço para perdão, laços de amizade e reconstruções.

Citações preferidas:

Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.” (Shakespeare)
Não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso”.
Não espere muito, porque o tempo não volta”.
A forma como enxergamos as coisas é fruto de tanto que a gente aprendeu até ali.”
Nós somos feitos um pro outro, pode crer. Por isso é que eu estou aqui.”



                                                              Nota: 5/5



Hei! Acho que você vai gostar disso também:

0 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma