#1: Quem?

by - abril 05, 2020


Quem pode dizer que eu sou eu? Quem pode dizer que você é você? Quem pode dizer que o mundo é mundo? Olhe, quem pode dizer que a leitura é leitura? Que a escrita é escrita? Quem pode? São perguntas ocas, que não fazem sentindo. Eu diria melhor, eu diria que fazem sentindo, sentido do nada. 

Quem, de todos nós, poderia prever o futuro? Quem, de todos nós, poderia prever a pandemia que nos ocorre? Olhe, este 'Quem' é um pronome. Pro-nome de quê? Ele é 'pro' em quê? Qual é seu nome? Qual sua data de nascimento? Quem é seu irmão, pai, mãe? Quem pode dizer que ele é quem?! Ele pode ser homem? Mulher? Ou até um bebê!


O que me ocorre é isto. É esta duvida de alguém é quem! Este quem, sente? Este quem, ama? Este quem, vive? Morre? Renasce? Acredita em Deus? Acredita no homem? Quem é quem? Quem pode dizer que ele é alguém? Se eu fosse eu e ele fosse alguém, estaríamos completos? Quem pode dizer que sim? E que não? Você sabe quem é você? Sabe com quem está falando? Sim? Não? Talvez?

Você pode se perguntar o porquê desta minha discussão/dúvida. Mas eu não vou saber explicar. Por quê? Porque enquanto este "quem" for a cifra, o X, a incógnita, não saberei explicar.

Eu preciso que esse "Quem" me explique quem é ele. Ser ou não ser? Quem ou não quem? Eu sei que eu prefiro ser os dois. 


Nota: Este é meu texto de estreia aqui, no 'Escrituras da Alma'. Tentarei escrever, pelo menos, duas vezes por semana — trazendo crônicas, contos, poesias e tudo mais que abrange a nossa literatura tão rica. Tenho influência em alguns dos famosos escritores brasileiros, por exemplo, Clarice Lispector. 

Apesar de ser um garoto de quinze anos, escrevo  — ou melhor, rubrico — textos desde meus oito anos de idade. Tenho um tom crítico aguçado e, desta maneira, algumas colunas terão uma forte crítica no assunto redirecionado. Muito obrigado por sua leitura. Nos vemos na próxima coluna.

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

2 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma