#Resenha: Quando dois corações se encontram - Clara Benicio

by - janeiro 17, 2019


Título: Quando dois corações se encontram

Autora: Clara Benicio

Editora: Jangada (Grupo Editorial Pensamento)

Páginas: 328

Ano de publicação: 2018

Onde comprar: Amazon | Saraiva
Skoob

“As coisas boas sempre deixam saudade. Mas isso não quer dizer que outras coisas boas não possam acontecer.”

A História

Dizem por aí que todo mundo sonha em encontrar um amor. Imagine que, ainda nova e de forma subitamente surpreendente, você encontra alguém por quem se apaixona à primeira vista... Imagine sua vida feliz com essa pessoa. Tudo isso você consegue imaginar, certo? Mas o que ninguém imagina é viver uma separação brusca e terrivelmente dolorosa.

Yasmin é uma moça simples e reservada, que vive com os pais. Ela é libriana e vive cheia de incertezas e dúvidas sobre suas escolhas. É bancária e está sempre com muitas tarefas no seu dia a dia. Em um dia comum, em que ela tinha como missão escolher as flores para a festa dos pais, Yasmin é surpreendida com um belo par de olhos que parecem ler a sua alma.

Sam é um cara romântico e que ama a natureza, mais especificamente, as plantas. Ele é agrônomo por profissão e amor. Está sempre admirando e conhecendo mais de seu mundo. Quando estava dando uma ajudinha para sua amiga, Suzana, dona de uma Floricultura, ele conhece Yasmin. E é surpreendente o efeito que ela tem sobre ele.

A vida parece se encarregar de cruzar mais uma vez o destino de Sam e Yasmin, mas dessa vez é ainda mais profundo quando seus corações se encontram. Inesperadamente, os dois se mostram muito interessados um pelo outro e começam a viver um romance belo e simples. Com esses dois tudo acontece muito rápido, deixando a todos muito impressionados.

No entanto, ninguém imaginava que, tão rapidamente quanto, a vida se encarregaria de separá-los de uma forma brusca e inesperada.

Como viver sem que as peças que mantêm a sua vida não possam mais se encaixar? Como continuar quando tudo o que você construiu com todo amor já não existe mais? Será possível recomeçar quando o que você mais quer é acordar e descobrir que tudo não passou de um pesadelo? Como sair do fundo do poço se é para lá que a gente foge quando tudo está desmoronando?

Você teria coragem de viver um novo amor depois de passar por uma grande tragédia?


Personagens principais

Yasmin, agora, é uma moça que carrega seu passado no olhar. Para onde vai, todos lhe olham e reconhecem a sua dor em seus olhos tristes. Yasmin perdeu o brilho de viver, a vontade de construir uma vida boa e feliz. Agora ela parece mais a sombra do que um dia foi. A trágica trajetória de sua vida lhe levou o sorriso, os sonhos, os planos, a vontade de viver... levou seus grandes amores. Sem se imaginar capaz de sair do fundo do poço ao qual se encontra, já tem um tempo que ela simplesmente sobrevive. Até que sua irmã, Mel, surge mais uma vez tentando ajudá-la a sair do buraco em que se encontra. Até que sua vida começa, aos pouquinhos, aos trancos e barrancos, mudar mais uma vez. Se será para melhor, ela ainda não sabe, mas talvez, agora, depois de tudo, queira mesmo é descobrir.

“Percebi, pensando nisso, que a desesperança, o vazio interior, também é uma forma de morrer, uma morte por desistência.”

Sam é um rapaz bonito, com cabelos pretos e lisos, olhos na mesma intensidade de cor. É um cara de coração gigante, que gosta de ajudar aos outros e sempre faz tudo o que pode para manter seus projetos de vida, aqueles que o movem e faz parte de quem ele é. Ele é agrônomo e ama o que faz. Tem um bufê ao qual administra com todo seu fervor, pois é um negócio de família. Ele mora com sua mãe, por quem tem muito cuidado e amor. Sam é o tipo de cara que todo mundo adora só de olhar, gentil, carinhoso, educado, dedicado em tudo o que faz. Quando conhece Yasmin, seu mundo dá uma guinada surpreendente. Tudo o que ele faz é para vê-la feliz. Vivendo esse grande amor, Sam está sempre presente e tentando de tudo para que seu relacionamento continue dando certo. E ele dá o seu melhor. Até o fim.

Mel é a irmã de Yasmin. Ela também é sua melhor e única amiga. Mel é o tipo de irmã que você quer ter. Aquela que você ama logo de cara. É psicóloga e muito altruísta. Seu relacionamento com a irmã é muito lindo e genuíno. Tudo o que ela tenta é ajudar a irmã após todo o trauma que a família sofreu com os acontecimentos da vida de Yasmin. Ela nunca, nunca desiste de tentar fazê-la sair daquela terrível situação.

Talles é o melhor amigo de Yasmin. Ele é um cara muito espiritual e que acredita fielmente no destino. Vive recitando frases de consolo em que o destino parece se encarregar de construir e desconstruir nossos passos. Ele também canta. É um rapaz muito amigo mesmo e está sempre presente na vida de Yasmin. Após os acontecimentos trágicos, Talles se torna mais um porto seguro para a amiga.

“Mas a amizade é assim mesmo: o amor mais puro, que existe em completa harmonia mesmo nas diferenças, entre pessoas com propósitos de vida distintos, porém semelhantes na alma e no coração.”


Capa, escrita e detalhes

A capa do livro é bastante romântica e bonita, embora seja simples com o título em leve alto relevo apenas. Mas é uma capa que chama atenção pelo romance estampado no casal que inunda a cena. A contracapa é um pouco diferente da capa, pois mostra um ambiente mais leve e descontraído, com um casal caminhando. No geral, gostei da capa.

A escrita do livro é muito simples, embora a história carregue um peso grande de dor e tragédia. É uma escrita fluída, sem muitas delongas e sem nada de enrolação, embora seja previsível em alguns bons pontos.

A história é contada em primeira pessoa e narrada por nossa protagonista, Yasmin. Os capítulos são bem curtos, deixando a leitura ainda mais fluída. Cada capítulo começa com um trecho de música ou poema, deixando tudo com um clima ainda mais romântico. Inclusive, há título nos capítulos, o que nos deixa ainda mais ansiosos para lê-los.

A história se passa ao longo de anos, por volta de oito anos, e conhecemos a protagonista de antes e depois de tudo. A narrativa tem todo um toque de dor, depressão, estresse pós-traumático e perda. Nos revela o quanto é difícil recomeçar e tentar superar um passado que jamais irá passar. Embora tenha sido uma história completa, com todas as fases da vida de Yasmin narradas, senti que tudo acontece rápido demais. 
A dor da personagem é muito forte e muito bem narrada ao longo de sua vida, nos fazendo sentir na pele tudo o que ela viveu. Mesmo que eu não conseguisse imaginar uma situação semelhante, me senti muito mexida com seu sofrimento e sofri junto. Sento tudo conforme a mesma sentia. Isso foi um ponto forte na história.

No entanto, o ponto que me incomodou foi o amor à primeira vista, sim, realmente à primeira vista, mostrado no livro. Entendo que a gente fique encantado com alguém, entendo que a gente se sinta atraído por esse alguém com apenas um olhar, entendo também que a gente queira esse alguém mesmo após apenas um encontro. O que eu não entendo, e nem acredito, é que a gente possa amar alguém com apenas um olhar. Amor, para mim, é construção. Você pode se interessar, se atrair... mas amar, não. Amor, para mim, não acontece como num passe de mágica. Isso foi o que mais me incomodou na história, mas relevei, talvez eu é que nunca tenha visto, de fato, esse tal de amor à primeira vista.

O que eu não consegui relevar, de fato, são os acontecimentos que são narrados muito rapidamente, chegando às vezes a serem evidenciados de forma supérflua. E entendo que o livro ficaria gigante se a autora narrasse com mais profundidade tudo o que acontece, mas penso que esses tais acontecimentos poderiam ter sido melhor escolhidos para, dessa forma, serem melhor abordados. É que, de fato, tudo acontece muito rápido. E a impressão que tive é que a história só ganha um bom desenvolvimento após o ponto alto da trama, ou seja, lá pelo meio.


Conclusão

Concluí que essa é uma história de superação, que mostra o quanto podemos ser fortes mesmo com pensamentos de que nada mais poderá devolver a nossa paz. É um livro que traz uma história fictícia, porém bastante real, que acontece mundo afora e que ninguém nunca imagina que possa acontecer conosco.

É uma história incrivelmente longa, com começo, meio e fim, depois, recomeço, novos horizontes, mudança e uma nova vida, embora seja tudo narrado em apenas trezentas e vinte e oito páginas.

Gostei muito da forma como a autora mostra os caminhos tomados na vida da protagonista já na fase de tentativa de superação. Gostei da trama que perpassa pelos caminhos do destino, o que me deixou até surpreendida no final.

É um livro com uma baita história de superação, dor, tragédia, daqueles sofrimentos bem dolorosos e que trata de um passado que nós nunca permitimos que passe. É sobre recomeços, apesar da insegurança de dar novos passos e enfrentar novos caminhos.

Recomendo para quem gosta de drama e romances bastante românticos.


Hei! Acho que você vai gostar disso também:

10 Recados

  1. Adorei sua resenha
    Segui o blog
    Beijinhos, http://damselme.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andreia e Jessica!
      Obrigada. Sejam bem-vindas.
      Voltem sempre.
      Beijos,
      Sâm.

      Excluir
  2. Uaaaal ! Que resenha mais completa, super amei.
    Achei a história triste, aparentemente. Tenho certeza de que rola morte, né? kkkk
    Mas fiquei com vontade de ler.
    Amei
    Bjs
    Duda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Duda, de novo! hehe
      Ah, se eu contar será spoiler. Hahaha
      Leia e entenda. É uma história muito bonita, apesar de triste.
      Obrigada e volte sempre.
      Beijos,
      Sâm

      Excluir
  3. Eu já li esse livro e amei muito. Achei beeeeem triste e chorei feito criança, mas amei no final. :D
    sua resenha me fez lembrar de tudo que li, muito lindo.
    Adorei seu blog!
    Até mais,
    Lorena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorena! Fico feliz de ver você por aqui.
      Seja bem-vinda.
      Obrigada, lindona.
      Eu também chorei muito. Hahaha.
      Mas valeu a pena.
      Beijos e volte sempre.
      Sâm

      Excluir
  4. Parece ser muito fofo esse livro. Vou colocar na lista com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lú. Coloca sim, é muito romântico. Acho que vai gostar.
      Beijos e volte sempre.
      Sâm

      Excluir
  5. Amei a capa, gostei das fotos e da resneha.
    Parabéns pelo blog !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado.
      Volte sempre.
      Beijos
      Sâm

      Excluir

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma