4 livros favoritos da vida (Parte 1)

by - novembro 26, 2018


Amo listas. Amo ler listas. Amo escrever listas. Vocês gostam? Hoje trago 4 livros que eu simplesmente passei a amar muito. Sim, todos me fizeram chorar, mas o que posso fazer? Meu coração é sofredor consigo mesmo. Mais alguém assim?

Ah, não irei comentar sobre a história do livro, apenas darei minha opinião sobre o motivo de ter favoritado tal história, então, para saber mais, terão que entrar nos links das resenhas de cada livro.

Vamos lá?

1-      O lado feio do amor


Sabe um livro com uma profundidade incrível? O lado feio do amor falou comigo no mais profundo patamar da alma. O livro tem um aspecto que me marcou muito: sua edição. Sim, a edição de O lado feio do amor parece errada, estranha, fora de contexto. A primeira parte do livro é escrita em forma de poesia. Isso é lindo, certo? Mas a segunda parte não é. Logo que você abre o livro percebe a diferença e pensa “droga, minha edição veio com erros”. Não, sua edição está certinha. A verdade é que o livro foi escrito para ser exatamente assim: bonito e feio. Porque, sabe o título? Então. O amor tem dois lados (eu diria que tem até mais): o lado feio e o lado bonito. Imagina que esses lados se chocam. É isso que esse livro retrata. É triste, é tocante, é cheio de defeitos, mas é a coisa mais linda em forma de livro. Se eu recomendo? Favoritado para a vida!

2-      Raio de sol


Se vamos falar de coração sôfrego, vamos falar de Raio de sol. Sabe aquela história que já começa dilacerando seu coração? Imagina você batendo o dedinho do pé (aquele que eu sei que você vive batendo nas quinas), imagine a dor... lembra de todas as vezes em que isso ocorreu e você pensou “como é possível isso acontecer?”. Isso define Raio de sol. Uma tragédia atrás da outra, perda em cima de perda, dores que não se sabe quais doem mais... mas, ainda assim, um sorriso no rosto. Assim é nossa protagonista. O que eu aprendi com Kate irei levar para o resto da vida. Amei tanto esse livro que já recomendei para todo mundo que gosta de sofrer como eu. Bando de sofredores, sofremos, mas sofremos juntos. Amém.

3-      Por lugares incríveis


Aqui eu sorrio. Aqui eu choro. Aqui eu me desmancho. Por lugares incríveis me fez viajar por isso mesmo: lugares muito incríveis. Mas todos esses lugares, no final, davam dentro de mim. É isso aí: Por lugares incríveis me fez olhar para dentro de mim mesma. Sabe quando a gente está ao lado de alguém, mas, no fundo, não está? Percebi que eu não estava sequer do meu lado, imagine de outro alguém... Se chorei? Chorei muito. Sofri tanto com os dois protagonistas que as lágrimas só rolavam sem dó nem piedade. Mas eu também sorri. Um dos protagonistas em especial me fez ver que está tudo bem em ter manias. Me fez ver que está tudo bem em ser quem sou. E que não estamos sozinhos em nossos medos e anseios. Olhe para o seu lado: pode ter alguém bem aí precisando ser salvo por você.

4-      Sorrisos Quebrados


Chegou a parte em que me desespero de vez. Aqui não sorrio. Aqui não fico nada feliz. Aqui eu simplesmente me despedaço. Sinto que aqui não sobra absolutamente nada de mim. Sabe o choro totalmente descontrolado? É nessa parte que ele vem sem demora, porque sim, logo nas primeiras páginas dessa história, você irá se despedaçar. Eu soluçava. É um livro que decidi jamais reler. É um livro que eu recomendo tanto, mas que também digo: vai com calma. Seja forte. Sim, para ler Sorrisos quebrados precisa ser muito, muito forte, principalmente em seu começo. Sabe o título do livro? É isso: seu sorriso irá quebrar como um vidro se espatifando no chão. Mas, depois de todo o sofrimento, você irá começar a juntar cada caco que sobrar (porque talvez algo se perca). Você irá começar a colar seus pedaços. Todos os que sobraram. Até que se forme inteira novamente. Assim como nossa protagonista. Chorei tanto que acabei amando. É que pude me destruir e me refazer, tudo ao mesmo tempo. Às vezes precisamos de uma quebrada



E aí, já leram algum desses? Se você também é sofredor(a) como eu, me conte aqui qual livro recomenda para minha terapia de sofrimento. Obrigada, de nada.


Hei! Acho que você vai gostar disso também:

8 Recados

  1. Ah o livro Raio de sol, eu li por indicação tua rsrs e realmente é um livro incrível, que nos faz chorar, repensar na vida, e como voce disse a gente aprende coisas que vai levar pro resto da vida, fiquei quase uma semana pensando nesse livro depois que o li haha. Simplesmente amei!
    Ja leu "a casa das orquídeas"? Lindo também
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu amo demais Raio de Sol. Estou sempre metendo ele nas listas de favoritos! hahaha. Quero que o mundo inteiro conheça a Kate, mesmo que alguns leitores tenham a achado irreal. Às vezes precisamos desse choque de irrealidade também. E fico MEGA feliz que tenha gostado tanto quanto eu! <3
      NÃO! Nunca li, mas já me recomendaram. Eu não o tenho, mas já estarei adicionando à lista. Comprei nenhum livrinho nessa Book Friday. Triste, né? HAHAHA.
      Obrigada pela dica, lindona! Já indo anotar.
      Beijos,
      Sâm.

      Excluir
  2. Olá, Sâmela.
    Eu li dois da sua lista. Por Lugares Incríveis que amei totalmente e chorei horrores com o final e O Lado Feio do Amor que na época que li gostei muito, mas hoje acho que não leria porque não gosto mais de livros assim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu amo esses dois que citou, mas não releria. Eu ainda gosto de livros assim, mas confesso que tenho ficado mais seletiva com isso.
      Obrigada pela visita.
      Volte sempre.
      Sâm.

      Excluir
  3. Nunca li nenhum desses livros, mas gostaria de conferir um dia 'Sorrisos Quebrados'.
    Amei esse tipo de post e, assim como você, amo listas, ler listas, fazer listas... kkk
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hanna!
      Então, eu recomendo muito, mas saiba que é um livro com cenas iniciais bem fortes.
      Mas espero que goste assim como eu.
      Obrigada pela visita e volte sempre.
      Beijos,
      sâm.

      Excluir
  4. Tu é linda, Sâmela.
    Adorei a listinha.
    Fiquei com vontade de ler todos !! s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha. Obrigada, coisa linda.
      Que bom que gostou. Coloque na sua lista!
      Obrigada pela visita.
      Beijos
      Sâm

      Excluir

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma