Dicas,

Dicas sobre como escrever um texto de qualidade

agosto 02, 2018 Sâmela Faria 0 Comments


https://pixabay.com/pt/escrit%C3%B3rio-em-casa-336378/
Para escrever um bom texto é preciso muita atenção e cuidados para que se alcance o objetivo pretendido, afinal quem escreve tem algo a dizer para alguém que precisa compreender o que está sendo dito.

Quando você pensa em escrever sobre um tema, o que utiliza como método para essa técnica? Como saber exatamente o que é essencial para seu texto? Todos querem saber como escrever um texto de qualidade. E se você, ao responder essas perguntas, descobriu que não utiliza método algum, pode ser que esteja começando pelo erro para início de conversa.

O objetivo desse texto busca auxiliar a sua escrita com intuito de te capacitar a escrever um texto de qualidade com algumas práticas simples, mas que farão toda a diferença na hora de planejar, objetivar e redigir seu conteúdo. Fique atenta(o) aos pontos elencados a seguir.

1. Leia mais


Embora seja muito falado por aí, o ato de ler permite ampliar as ideias, obter inspiração e, além do mais, coletar boas referências para validar nossa própria produção. A leitura de outros textos te possibilita perceber informações que talvez você ainda não havia pensado sobre ou teria deixado passar caso não tivesse lido sobre o assunto antes.

Outro ponto importante é que se tenha total domínio acerca do assunto a ser abordado, isso faz com que se passe confiança em relação ao que produz. Ao ler e pesquisar outros textos que falem sobre o mesmo tema é possível aprender cada vez mais e alcançar maior capacidade de aprofundar aquele assunto, tendo, sobretudo, mais segurança ao escrever.

A ideia principal deste tópico é que você possa criar o hábito de ler e pesquisar sobre o assunto que pretende abordar antes de iniciar o seu planejamento da produção do texto, portanto, sim, nosso próximo tópico é sobre como planejar o seu texto, tendo em vista que a primeira etapa foi bem sucedida.

2. Faça um planejamento antes


Após ler, pesquisar e coletar ideias, inspirações e ótimas referências sobre o assunto pretendido, chega a hora de organizar tudo isso antes de, finalmente, começar a escrever o seu texto. A prática inicial nessa hora é filtrar suas informações e extrair o que for mais importante sobre o que pretende escrever.

Para começar, separe as informações e deixe apenas o que for contribuir diretamente com o seu texto. Não se esqueça de que se inspirar é diferente de copiar, portanto tome cuidado para não reescrever as mesmas informações que foram colhidas na hora da leitura, ou seja, cite a fonte caso seja preciso.

Crie um objetivo. Criar um objetivo é ir de encontro com suas ideias e informações. Afinal, o que pretende que entendam com o seu texto? Ex.: com esse artigo, pretende-se que entendam o que um texto precisa ter para ser de qualidade. Crie seu objetivo de acordo com o resultado que se pretende obter especificamente.

Defina seu público e tema. Criado o objetivo, deve-se pensar para quem pretende-se escrever. Afinal, quem você pretende abranger com esse assunto? Definidos o objetivo e o público, é preciso também criar um tema que irá abranger seu conteúdo, ou seja, esse conteúdo pode ser introduzido através de qual assunto? Ex.: o tema desse artigo é produção de textos.

3. Escreva


Se quer aprender a escrever um texto de qualidade, não existe regra maior que essa, afinal é escrevendo que se alcança o objetivo na qualidade da escrita. Então, após passar por todas as etapas anteriores, chega o momento de colocar tudo em prática.

Agora que já tem toda uma base de referências, domínio sobre o assunto, objetivo e bom planejamento, seu texto irá fluir muito mais facilmente. Veja bem, não é para relaxar, pois, nessa etapa, é preciso colocar em prática tudo o que já foi aprendido: é preciso de dedicação.

Pode começar estruturando tudo isso. Como é que pretende ordenar o seu texto?

Ex.:

  • Introdução: apresente as principais ideias;
  • Desenvolvimento: criar 3 ou mais parágrafos sobre os assuntos que irá abordar no decorrer do texto, sempre relacionados entre si;
  • Conclusão: fechamento dos assuntos abordados. É importante, nessa etapa, não abordar alguma outra novidade que não foi dita no desenvolvimento do texto, apenas conclui-se o que foi redigido antes. Além disso, é importante a construção da chamada de público para interação com o que foi escrito (ex.: Qual dica você acrescentaria à essa lista?).

E por último, revise o seu texto quantas vezes forem necessárias até ter certeza de que não há erros de escrita e se o conteúdo está claro.

Escrever um texto de qualidade não é fácil, portanto pratique. A prática leva ao melhoramento sempre. Gostou das dicas e já praticou alguma? Qual dica mais te interessou?

0 Recados:

E você, o achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)