5 Coisas que mais amo em livros (parte 2)

by - julho 15, 2018


 Vocês pediram, então eu trouxe!

Esses dias escrevi um post (leia aqui) enumerando 5 coisas que amo em livros e foquei mais em aspectos exteriores, dessa vez resolvi trazer aspectos mais interiores, então temos a parte 2 de 5 coisas que mais amo em livros. Olha, amo muita coisa, viu? Mas tentei enumerar principais aspectos nessa listinha. Quero saber com o que mais se identificou, ok? Vamos lá?

1-      NARRATIVAS EM PRIMEIRA PESSOA


Se tem algo que nos deixa cada vez mais próximos da história e dos personagens isso se chama narrativa, claro. Não vou dizer que odeio narrativas em terceira pessoa, mas normalmente sinto que eu arrasto mais a leitura. Já com narrativas em primeira pessoa, a coisa muda. Logo de cara, já me sinto parte da história. Logo de cara, já me sinto íntima de quem narra, sabe? Como se eu tivesse estado lá. Isso pra mim faz uma tremenda diferença: me sentir parte da história. Então, é isso: narrativas em primeira pessoa são minhas preferidas.

2-      ALTERNAÇÃO ENTRE DOIS OU MAIS NARRADORES


Outro ponto que me faz amar ainda mais a narrativa é justamente a alternação entre outros narradores. Sei que tem muita gente que acha isso confuso e tudo mais, mas eu acho super instigante, curto muito mesmo. O que mais amo em narrativas que alternam dessa forma é quando isso ocorre entre um narrador e uma narradora, sabe? Um livro de romance, por exemplo, narrado pelo mocinho e pela mocinha me cativa desde sempre.

3-      PERSONAGENS COM SINGULARIDADES PECULIARES


Agora que vamos falar sobre personagens, aí vai meu segredo: amo, do tipo muito, muito, muito personagens com peculiaridades, sabe? Seja lá qual for, mesmo que eu não me identifique com elas, basta para mim aquele personagem ser diferente, possuir características que me fazem pensar “quem faz isso?” ou “quem gosta disso?”. Amo muito! Quer um exemplo? Uma vez li que um personagem amava comer morango na comida. NA COMIDA. Tipo: What? Os personagens da tia Colleen Hoover sempre me ganham por causa disso, todos eles costumam gostar/fazer/ser de um jeito meio esquisito e eu amo esquisitice porque, né, quem não é?

4-      CAPÍTULOS CURTOS E COM MÚSICA, POEMA OU CARTA


Uma coisa que me cativa sempre nos livros é a forma com que um capítulo começa. E tenho um exemplo muito recente do livro da Pah que li e é exatamente assim: leia a resenha e veja fotos aqui. A cada novo capítulo, Paola começa contando através de trechos de cartas algo que significa muito pra história, eu amo isso! Outro livro que segue esse aspecto é o Meu Romeu (e, na sequência, Minha Julieta) da autora Leisa Rayven, leia a resenha e veja fotos aqui. Leisa começa os capítulos com trechos curtos de escritos que tem tudo a ver com a trama e ainda tem escritos do diário da protagonista. Já li livros que começam com trechos de música, poemas, cartas (como o da Pah) ou apenas alguma frase que contextualiza o capítulo e fala diretamente com o leitor. Estou tentando seguir isso no romance que ando rascunhando, inclusive. Ah, e outra coisa extremamente importante para mim: capítulos curtos. Gente, capítulos curtos são incríveis, sempre sinto que devoro mais rápido um livro se o capítulo não for muito comprido.

5-      ESCRITA  EMOCIONANTE


Ah, chegamos na parte que mais importa para mim. É fato que a escrita de um livro deve ser boa, fluída e sem enrolação. Mas, para mim, acrescento ainda que deve ser emocionante. Sim, gente, escritas que me ganham logo de cara são aquelas que são cativantes sem precisar de muito enfeite, sabe? Claro que há livros que a escrita precisa seguir um rumo diferente, mas quando digo emocionante, não me refiro a uma escrita melosa ou romantizada, viu? Falo sobre uma escrita que possa cativar, te prender, te dizer para não parar de ler porque vai ficar ainda melhor. Enfim, gosto de escrita que conversa com a gente e que fica, mesmo quando o livro termina.



E você, o que mais ama nos livros? Se identificou com algo dessa lista?

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

2 Recados

  1. Oi Sâmela,

    Eu acompanhei o primeiro post desse tema e me identifiquei com os itens que elencou, mas dessa vez não fechou tanto, hehehehe... acho que essa é a beleza dos livros, a capacidade de encantar a todos, cada um com o seu gosto!
    Eu gosto de livros narrados em primeira pessoa, mas prefiro aqueles narrado em terceira, assim como não curto muito quando tem cartas/poemas/música para embalar a leitura, mas concordo contigo referente à leitura emocionante.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adri!
      Sério? Eu também adoro perceber as diferenças, principalmente quando se trata de livros.
      Bem, pelo menos em algo concordamos, certo? Vamos de leitura emocionante então! Hahaha.
      Obrigada pela visita e volte sempre!
      Super beijo e até breve,
      Sâm.

      Excluir

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma