#Resenha: Volte para Mim - Paola Aleksandra

by - junho 27, 2018


Título: Volte para mim

Autora: Paola Aleksandra

Editora: Planeta de Livros Brasil (selo Essência)

Páginas: 302

Ano de publicação: 2018

Onde comprar: Amazon | Saraiva

“Tudo o que desejo é encontrar uma forma de os dois mundos coexistirem. Quem disse que preciso escolher apenas um lugar para amar?”

A História


O que você seria capaz de fazer por um sonho que nunca deixou de sonhar?

Brianna é uma jovem que sempre sonhou em tomar as rédeas de seu destino e construir seu próprio caminho. No entanto, em pleno século XIX as cobranças são outras, Brianna deve ser apresentada durante seu début e arranjar um casamento.

Entretanto, diante de todas as histórias contadas por sua mãe, Brianna sonha em conhecer a Escócia e viver suas próprias experiências na terra em que seu avô vive e onde sua mãe viveu. Brianna, aos dezesseis anos e com a garra de um sonho que nunca fora esquecido nem por um segundo sequer, se enche de coragem e foge, deixando para trás – mas guardando com muito afinco em seu coração – sua família, lar e seu melhor amigo, Desmond.

Após onze longos anos, Brianna é obrigada a voltar à Durham, Inglaterra, e acaba encontrando tudo completamente diferente de quando deixou aquele lugar. Aquele lugar que sempre conheceu tão bem. O lugar onde crescera e em que viveu lindas histórias, agora transmitia um misto de nostalgia e dor.

Desmond sofrera muito com a partida de Brianna, o amor de sua vida. Ele sabia que ela teria que realizar seu sonho para que pudesse se descobrir no mundo, mas nunca imaginara que o motivo de sua partida poderia ser outro. As promessas se perderam em meio a descobertas incompreensíveis... E ao vê-la novamente, um misto de dor e raiva lhe invade, mas, acima disso, Desmond percebe que o amor que sempre nutrira por aquela bela moça de cachos loiros ainda vive.

Uma história que envolve um mundo de sensações, um lugar a ser reconquistado, um novo lar a ser construído e muitas histórias a serem contadas. Diante do desafio de se encontrar novamente em um lugar que sempre fora seu, lutar contra a dor que causou a todos que mais ama, descobrir verdades e construir novos sonhos, Brianna ainda será levada a encontrar formas para superar o passado e seguir em frente para um novo e mais brilhante recomeço.

Talvez seguir em frente não signifique deixar o passado para trás, mas reconstruir o presente apesar do que passou.

Personagens principais


Brianna Hamilton é uma bela moça de cachos loiros e cheios, sempre tão vívidos emoldurando sua face. É uma jovem que, para se encontrar no mundo e descobrir quem realmente era, sempre sonhou em ir para a Escócia viver sua vida e assim o fez. Com apenas dezesseis anos, com os sonhos nos bolsos e o coração amargurado com as incertezas de seus atos, a jovem deixou para trás tudo o que amava. No entanto, ela sempre fez questão de manter contato através das inúmeras cartas que enviara para todos. Quando retorna, aos vinte e sete anos, lady Brianna é recebida com uma enxurrada de novidades inesperadas, transmitindo ainda mais insegurança para seu coração. Mas ela não se deixa abater, pelo contrário, aos pouquinhos vai conquistando seu espaço e tentando construir uma boa relação com todos. Até que descobre que Desmond, seu melhor amigo, está por ali, só que o que vê em seus olhos ao reencontrá-lo é ainda mais doloroso, porque ele não está diferente do seu melhor e amável amigo que, anos atrás, prometera lhe esperar voltar.

Desmond Hunter é um rapaz de coração imenso. Ele sempre fora melhor amigo de Brianna, praticamente cresceram juntos, viveram histórias incríveis juntos e, agora, permaneciam separados por sonhos que não podiam sonhar por dois. Desmond cresce e se torna um rapaz de boa índole, como era esperado, apaixonado por construir e recriar coisas com madeira e colecionar móveis e artefatos que encontrou em suas viagens, mas também acumula dor e raiva em seu belo coração, deixando seus dias sem a paz que precisa. Quando lady Brianna retorna, todos os seus sentimentos são aguçados, inclusive os que nunca quis ter por ela. Agora, a raiva e a dor se misturava com o amor que sempre nutrira, mas, acima de tudo, o sentimento de ter sido traído era o que mais o consumia aos poucos. Sem coragem para confrontá-la, Desmond tenta viver o mais distante possível, só que nosso coração e nossos desejos nem sempre condizem com nossa vontade, certo?

Personagens secundários


Rowena Duff é a duquesa de Hamilton. É uma mulher de garra e que ama sua família com todo o seu ser. Ela sempre fora muito apaixonada por seu país natal, a Escócia, onde vivera por dezoito anos. Por ser órfã de mãe, Rowena teve que acompanhar o pai, James Duff, nas expedições pelo sul da Escócia. Casou-se e mudou-se para a Inglaterra para acompanhar seu amor, mas sempre passara para suas filhas as aventuras que viveu nas terras escocesas.

Brandon Hamilton é o duque de Hamilton. Casado com Rowena e pai das belas jovens Brianna e Malvina, sempre fora um pai presente. Ele é apaixonado pela botânica, o que cursou na faculdade quando jovem, fazendo desse amor uma fonte de pesquisa. Ele ama completamente sua esposa, Rowena e suas filhas, no entanto, a vida lhe mostrou caminhos pelos quais o duque não esperava ter que seguir. A verdade por trás de suas viagens é simples: ele não desiste simplesmente porque acredita.

Malvina Hamilton é a irmã mais nova de Brianna. Uma menina ruiva, com sardas, olhos azuis e um sorriso contagiante. Quando pequena, a menina adorava ouvir, junto a irmã, as histórias que a mãe contava. No entanto, assim que Brianna foge, Malvina muda completamente. Pinta a saudade em quadros, transforma sua dor e rasga sua alma em suas lindas pinturas sem saber como lidar com todas as mudanças sozinha.

Ian e Garret são irmãos de Desmond. Ian é o mais velho, Garret é o mais meninão. Eles vivem juntos e ajudam o irmão mais velho como podem. Eles têm um cão chamado Pie, um amoroso animal mas que, por ser enorme, acaba derrubando as pessoas. Eles cresceram junto de Malvina e Brianna, como o irmão. Vivem disputando a atenção de Malvina.

Alfie, Mary e Elisa são os principais empregados da casa, mas que são considerados completamente da família.

Alfie é o mordomo, está sempre vestido impecavelmente, tem um sorriso cordial, cabelos acinzentados e olhos azuis. Ele procura manter tudo em ordem, organizando tarefas e auxiliando no que pode.

Mary sempre fora amiga de Brianna. Quando mais nova, era sua dama de companhia, mas, agora, Mary é a governanta da casa Hamilton. Elas têm apenas seis anos de diferença, o que contribuiu para que a amizade crescesse entre ambas. Ela deixou Brianna informada sobre tudo enquanto a amiga estava na Escócia. É considerada muito mais que uma empregada, pois a moça sempre está disposta a ajudar com sinceridade e bom humor.

Elisa tem no máximo vinte anos, o cabelo claro e curto, com olhos castanhos e amorosos. Filha de um falecido médico, ela adorava acompanhar seu pai para cuidar das pessoas. É quem acompanha a mãe de Brianna.

Capa, escrita e detalhes


O livro é composto por uma edição muito bonita, com uma capa que traduz muito da história. O sol, o vermelho, a paisagem e a moça na capa tornaram a combinação perfeita para o que o livro traz. O que mais amei foram as cartas narradas a cada novo capítulo e o mapa que nos permite compreender as localizações com mais precisão, além da capa, claro.

A escrita da Pah é a coisa mais cativante do livro! Estou completamente apaixonada por sua escrita tão singela, delicada e tocante. Tenho a impressão de que ela poderia escrever qualquer livro que, ainda assim, sua escrita seria suave e reconfortante, preenchendo nossos corações com variadas sensações. Simplesmente amei!

A leitura flui tão rápida que mal percebemos os capítulos sendo devorados. O livro é narrado em primeira pessoa, em sua maior parte, por Brianna. Através de sua narração, somos levados para dentro da história, compreendendo cada um de seus atos e sentimentos com muita emoção. Os capítulos são curtos e alternam entre o passado e o presente.

A história criada pela Pah é simplesmente muito diferente de todos os romances de época que já li. Não há uma única história sendo contada, mas várias delas que se entrelaçam, se perpassam e estão interligadas de alguma forma. Muita coisa acontece, muitas emoções explodem enquanto lemos, sentimos na pele tudo o que a nossa mocinha sente.

O romance entre Bri e Des acontece de forma muito gostosa, desde o início. É possível perceber como são amigos e como se conhecem, como se amam. É um amor que ultrapassa as barreiras, mas que, assim como todos, não é perfeito. Existe insegurança, incertezas e uma boa dose de confusão. Mas também existe companheirismo, reciprocidade e muito afeto. É um casal que te faz torcer por ele até o final. Simplesmente incrível.

Adorei que a Pah descreve tão bem cada personagem, mostrando um pouquinho de cada um e deixando claro a presença fundamental de todos na composição da história. É um livro que te faz chorar, sorrir e, acima de tudo, se emocionar desde as primeiras páginas. Não há como descrever essa história, mas sei que ela vai aquecer seu coração. Sei que vai compreender que sempre será possível seguir em frente e recomeçar, apesar de tudo.

Conclusão


No início dessa resenha, perguntei o que você seria capaz de fazer para conquistar seus sonhos, e agora respondo: não faço a menor ideia. O que eu sei é que talvez eu não teria a coragem, a força e a garra de Brianna, nem aos dezesseis nem aos vinte e três (minha idade). E a admiro muito por isso. Mas também sei que o preço que ela teve que pagar não foi baixo. Afinal, se imagine deixando tudo para trás (mesmo que levando todos em seu coração) e partindo sozinha para um país onde nunca esteve. Imagino a insegurança que Brianna viveu. Imagino o peso em seu coração ao partir. Imagino, porém, o amadurecimento e a construção de si mesma que Brianna foi capaz de realizar.

Amei muito cada página lida! O livro te faz sentir diferentes sensações, sempre com muito emoção, arrepios, choros e sorrisos. Senti que fiz a longa viagem com nossa protagonista, vivi com ela todas as dores e as conquistas. Estive ali, junto com aquela família que sofreu todos os dias com sua partida e também com a nova e sôfrega situação de Rowena. Senti na pele todas tristezas e também as mudanças boas. Amei!

Estou recomendando para todo mundo mesmo, porque não se trata de um romance que foca no casal principal, mas que foca na história como o que realmente é: um acontecimento que respinga em todos, marcando cada um para sempre. E foi assim que Volte para Mim me marcou também.

Citações favoritas


“A felicidade está escondida em um sorriso, em um raio de sol, e até em uma única gota de chuva. Basta escolhermos vê-la.”

“Significa que o amor deve somar e nunca excluir.”

“A verdade é que não existe pessoa certa ou errada, mas sim a necessidade de descobrir quem é certo para cada um de nós.”

“[...] não tenha fé no futuro, mas no amor que a trouxe até aqui. Nenhuma força no mundo é capaz de destruir aqueles que se amam verdadeiramente.”

“Engraçado como às vezes precisamos abrir mão de tudo o que temos para descobrir o que é verdadeiramente essencial. Assim como a beleza de uma paisagem que só é compreendida quando vista de longe.”

“Quando aceitar que não fui o único que quebrou promessas, vai descobrir que ações dizem mais do que mil palavras [...]”

“Ações. Todos nós precisamos de menos palavras e mais atitudes.”

“É como se existisse um mundo inteiro lá fora que não conheço, um mundo de descobertas, alegrias e tristezas. Conforta-me saber que sou apenas uma peça em um imenso quebra-cabeça e que não estou só em meus tormentos.”

“Tudo depende de uma única escolha: prender-se ao passado ou lutar por um novo futuro.”

“A vida só é plena quando descobrimos que o amor perdoa, cura e reaviva quaisquer laços, até os mais partidos.”

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

16 Recados

  1. Oi Sâmela,
    Confesso que as fotos com a capa do livro para trás doeram um pouco meu coração, rs.
    Mas ameeeei a resenha, porque estou empolgadíssima para ler esse livro.
    Já conheci a Paola em um evento aqui em SP e não vejo a hora de me jogar nessas páginas.
    Ah, e eu amo a Escócia!!!!!!!!!!!!!!!!
    beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale!
      Sobre as fotos: sempre esperei que alguém questionasse, hahaha. Mas eu faço com muito cuidado e, depois, elas voltam ao normal, nunca tive problema, viu? <3
      A Pah é realmente maravilhosa! Então vai amar ainda mais essa história. Recomendo muito mesmo!
      Obrigada pela visita e volte sempre.
      Beijos e até breve,
      Sâm.

      Excluir
  2. Oi Sâmela.

    Parece ser um livro emocionante.
    Fico feliz por as editoras estarem focando em livros nacionais.
    Está na lista de leitura.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess!
      Sim, é muito gratificante! E que bom que está na sua lista, pois não irá se arrepender. Hehe.
      Obrigada pela visita e volte sempre!
      Até breve,
      Sâm

      Excluir
  3. Oi Sam,
    Ah, eu quase não ando lendo romances de época. Mas, estou bem curiosa com esse, pois conheço a autora desde que abri o blog.
    Parece ser uma história linda e a edição, já me conquistou. Adoro quando usam fontes diferentes pq sou a aloka das fontes haha.

    P.S.: Infelizmente ainda não li nada da Lauren Blakely, mas vejo que o pessoal curte bastante os eróticos dela e já me falaram que aquele Mister O é bem divertido.
    E obrigada pela ajuda lá no blog, estou seguindo aqui tb!

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana, querida, é um ótimo romance de época para voltar a ler o gênero, então. Ainda mais que conhece a Pah. A história é muito emocionante, ganhou meu coração. E eu também amo fontes diferentes! Hahaha.
      Estou tão agradecida por responder meu comentário aqui, hehe. Fiquei curiosa para ler Mister O exatamente por terem achado divertido.
      Obrigada pela visita e por seguir. Volte sempre!
      Até breve,
      Sâm.

      Excluir
    2. Estou muito curiosa para ler esse livro!!! Está na minha listinha de livros desejados.
      Bjs
      https://eternamente-princesa.blogspot.com/

      Excluir
    3. Lu! Que bom que está curiosa, porque não vai se arrepender! Espero que goste tanto quanto eu. Hehe.
      Obrigada pela visita e volte sempre!
      Até breve,
      Sâm

      Excluir
  4. Oi Sêmela, tudo bem?

    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre o livro, mas já estava vendo várias publicações e divulgações, o que fez aguçar ainda mais a curiosidade.
    Sabia pouco sobre ele, só que se trata de um romance de época e o que consta na sinopse. Adorei saber mais, especialmente por ser um romance de época diferente.
    Já quero ler.

    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Está uma febre de exibições dessa lindeza por aí, não é? Hahaha.
    É impossível não ficar com vontade de ler...
    Eu achei bem diferente mesmo, viu? Leiaaa! Espero que goste tanto quanto eu!
    Obrigada pela visita e volte sempre!
    Até breve,
    Sâm

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sâmela! Tudo bem?
    Estou emocionada com sua resenha. Tão linda, sincera e delicada. Obrigada por essas palavras e por todo apoio. É muito importante para mim saber que sentiu a história dessa maneira e que se envolveu tanto com os personagens. Palavras como a sua me dão ânimo para nunca desistir desse sonho.

    Muito obrigada mesmo, viu? AMEI AMEI AMEI ♥

    Beijos,

    Pah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paaaah! Que felicidade saber que leu minha resenha!
      Eu lhe devo os parabéns por esse livro tão, tão incrível.
      Obrigada por essa história linda e por toda emoção que me permitiu sentir através de sua escrita tão tocante. Você inspira!
      Obrigada por dedicar um tempo para ler aqui!
      Super beijo,
      Sâm.

      Excluir
  7. Quero tanto ler este livro... Todos falam que é lindo e emocionante! Amei sua resenha, me deixou com ainda mais vontade de ler! Amo romances de época, principalmente os que se passam na Escócia e Irlanda ♥
    Abraços.
    https://letrasmaislivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leiaaaaa! É incrível, Talita. Muito diferente dos romances de época que costumamos ler. Sei que vai amar! A escrita da Pah é gigante de tão tocante. Espero que possa ler e que goste!
      Obrigada pela visita e volte sempre.
      Até breve,
      Sâm

      Excluir
  8. Amei o seu blog, e tudo que você descreveu do livro, foi exatamente o que senti lendo ele.

    ResponderExcluir
  9. Este es un testimonio que les diré a todos que escuchen. He estado casado durante 4 años y en el quinto año de mi matrimonio, otra mujer tuvo un hechizo para quitarme a mi amante y mi esposo me dejó a mí y a los niños y hemos sufrido durante 2 años hasta que me refiero a una publicación donde esta hombre Dr. Wealthy he ayudado a alguien y decidí darle una oportunidad para que me ayude a llevar a mi amado esposo a casa y créanme, solo le envié mi foto a él y la de mi esposo y después de 48 horas, como me dijo, vi un automóvil entró en la casa y he aquí que era mi esposo y él ha venido a mí y a los niños y es por eso que estoy feliz de hacer que todos ustedes estén en problemas similares para reunirse con este hombre y hacer que su amante vuelva a ser su email: wealthylovespell@gmail.com o también puedes contactarlo o whatsapp en este +2348105150446 Blog: https://wealthylovespell.blogspot.com..... muchas gracias Dr.Wealthy. ...

    ResponderExcluir

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma