#Resenha: A Poção Secreta - Amy Alward

by - junho 12, 2018


Título: A poção secreta – Diário de uma Garota Alquimista (livro 1)

Autora: Amy Alward


Páginas:  368

Ano de publicação: 2017

Onde comprar: Amazon | Saraiva

É preciso mais do que uma chave para abrir a porta, menina. Você tem que saber onde está a fechadura.” – p. 101

A história


Você acredita em poções do amor?

E se você preparasse uma poção do amor para alguém, mas, de repente, a tomasse e imediatamente visse seu próprio reflexo? O que aconteceria? Exatamente: a princesa Evelyn está apaixonada por si mesma.

Após anos sem que a Caçada Selvagem acontecesse, o rei de Nova acaba por anunciar que haverá uma. Qual o objetivo? Preparar a poção perfeita que possa salvar a princesa. E por quê? Porque a princesa Evelyn, indo contra as leis, já que poções do amor foram proibidas por serem perigosas e sua receita original está banida há muito tempo, preparou uma, tomou por engano e está apaixonada por si mesma. Por fazer parte dos Talentosos e ser muito poderosa, Evelyn acaba por colocar todos em perigo.

Embora o acontecimento seja grave, por outro lado, essa é a chance que Samantha Kemi encontra de recolocar o nome da Loja de Poções  Kemi em seu devido lugar de reconhecimento, como sempre fora antes.

“Agora somos resquícios de um tempo que não volta mais. Relíquias.” – p. 11

Ela, que é aprendiz de seu avô e uma grande alquimista, irá fazer de tudo para encontrar a fórmula secreta e salvar a realeza de seus próprios encantos.

No entanto, a Caçada Selvagem é perigosa, cheia de regras e os competidores só querem uma única coisa: vencer. Diante de variados desafios, aventuras, perigos, amizades e adrenalinas, será que Sam conseguirá descobrir os ingredientes exatos que foram usados pela princesa?

“Essa Caçada é um furo n’água, Sam. Você não pode esperar reviver os tempos áureos dos alquimistas apenas com a busca de uma poção. Enquanto os ingredientes sintéticos ainda dominarem, não vai existir lugar para nós.” – p. 97

O primeiro participante que apresentar uma poção que torne o Chifre dourado será o vencedor da Caçada, salvando a princesa, ganhando nome ficando conhecido na sociedade inteira e ainda sairá com uma boa recompensa.

Em uma sociedade divida entre Talentosos (classe da sociedade capaz de canalizar magia através de um objeto) e Não Talentosos, grandes poções e muita magia, dons e produtos sintéticos que estão cada vez mais em alta, quem irá encontrar a fórmula perfeita para o des(encanto) do amor?

Personagens principais


Samantha Kemi não tem poderes mágicos, portanto não faz parte dos Talentosos, mas ela herdou o dom dos Kemi e é uma grande aprendiz alquimista. Com 1,80 metro, ela tem cabelos quase pretos, um corpo magro e braços e pernas longos demais. Sua maior vontade é de estudar Sintéticos e Poções, isso se não tivesse se tornado aprendiz de seu avô em tempo integral. Sam faz misturas e poções como ninguém, dá conta de uma loja inteira de poções totalmente naturais e mantém suas leituras em dia, sempre sedenta por aprender mais. Ela não está feliz com o rumo que a loja de sua família está tomando, depois de terem sido tão renomados. E é na Caçada que ela encontrará a chance perfeita de mudar tudo e dar um novo rumo às coisas.

“Os mesmos medos me afligem. Mas, se eu deixar que eles me controlem, aos poucos vão me paralisar.” – p. 151

Evelyn é a princesa do Reino de Nova. Ela tem olhos azuis e lindos cabelos longos e loiros, com cachos soltos. Está fazendo dezoito anos, então lhe foi preparada uma enorme festa. Ela é amiga de Zain há bastante tempo, pois ele sempre fez parte dos Talentosos, como ela.

“Queria ter o seu destino nas suas próprias mãos. Mas parecia que o destino tinha outros planos.” – p. 129

Seus medos e anseios a leva a cometer uma tremenda loucura, pondo sua vida e a de todos em perigo altíssimo. Após preparar a poção do amor para alguém, ela é quem a toma. Agora, Evelyn só sabe pensar em Lyn, apelido que deu para sua própria imagem no espelho, que não deixa de olhar um minuto sequer.

“Era possível realmente sentir amor por alguém que você nem conseguia tocar?” – p. 186

Zain é o provável herdeiro da Zoroaster, uma empresa de fármacos sintéticos que, agora, serve ao reino e está crescendo cada vez mais, superando a venda dos produtos naturais. Ele é do grupo dos Talentosos, é conhecido por todos, o cara mais popular da escola, primeiro em tudo, muito inteligente e habilidoso, além de aprendiz de seu pai. Ah, e claro, é incrivelmente lindo com seus olhos azuis, cabelos castanhos quase pretos e extremamente descolado. Além disso, Zain estuda Sintéticos e Poções na Universidade de Kingstown. Zain, embora possa não parecer, é um bom rapaz.

Personagens secundários


Molly é a irmã de Samantha. Ela tem doze anos e é vista como a esperança da família Kemi por ter herdado o dom de poderes. Ela faz parte do grupo de Talentosos, ou seja, ela será capaz de canalizar magia através de objetos. Por causa de seus resultados dos testes terem sido altos, as expectativas mostram que ela será poderosa. No entanto, ela precisa frequentar uma escola especial de Talentosos, o que requer muito dinheiro... que a família não tem.

Ostanes é o avô de Samantha e Molly. Ele é um senhor mal-humorado que não aceita opinião dos outros. Está sempre focado demais em seu serviço de preparação de novas poções para a Loja de Poções Kemi. Sua maior amargura é saber que os produtos sintéticos estão cada vez mais em alta, diminuindo muito na venda dos seus produtos naturais, vistos, por ele, como muito melhores. Ele ensina a Sam tudo o que sabe e aposta nela todas as suas cartas.

Kirsty nunca faz nada normalmente. Tem a pele bronzeada, o cabelo louro-escuro e braços tonificados. Ela é a típica coletora e é muito boa no que faz. É a coletora dos Kemi. Os coletores saem a campo, em Selvas e Florestas, para colher os melhores e mais específicos ingredientes naturais para as poções. É preciso muita atenção e conhecimento para saber o que colher e em qual tempo. No entanto, com a chegada dos produtos sintéticos, que não precisam de coletores, sua profissão foi sendo cada vez menos procurada. Ela é quem dá a maior força para Sam na caçada, sendo sua coletora sem cobrar nada em troca.

Anita é a melhor amiga de Samantha. Seu pai também é dono de uma loja de poções especializadas. Ela está sempre junta com a amiga e também é uma das participantes da Caçada, junto com seu irmão, Arjun, que é um ótimo aprendiz de coletor. As duas equipes, a de Anita e a de Samantha, se ajudam, mas apenas uma delas poderá ser a vencedora.

Emília é a irmã exilada do rei. Aos vinte e um anos, ela tentou roubar o trono do irmão, sendo exilada do país. Mas ela tem sede de poder e, sendo parte do grupo de Talentosos, é muito poderosa e perigosa. De volta à Nova, pois fora chamada pelo Chifre, Emília fará de absolutamente tudo para poder vencer a caçada. Só que seus desejos podem não ser os mesmos de todos os outros participantes. Ela tem seus próprios métodos e, pior, sua própria sede de vingança.

Capa, escrita e detalhes


A diagramação do livro está impecável de tão linda. A capa é maravilhosa. O livro, aliás, foi muito bem personalizado, contando também com pequenas ilustrações no início de cada capítulo. Encantada!

A escrita da autora é muito boa e fluida. Ela alterna entre narrativas da Samantha e da princesa Evelyn, sendo que apenas a da princesa é feita em terceira pessoa. Eu adorei essa característica distinta. A leitura corre rápida, sem enrolação, embora o livro seja bastante descritivo, dando um ar totalmente autêntico para o universo mágico criado pela autora. É como se você vivesse nessa sociedade há tanto tempo quanto os personagens. Os detalhes são muito reais. Está de parabéns!

A história gira em torno da Caçada, mas várias histórias secundárias foram florescendo o livro, deixando a narrativa ainda mais solidificada. A Caçada, em sim, já é uma grande reviravolta do livro, mas há vários pequenos momentos que completam essa sensação de adrenalina no estômago. A cada descrição da busca pelo antídoto para salvar a princesa, me peguei com as mãos geladas, porque fiquei torcendo para que desse tudo certo, para que nenhum perigo fosse fatal. Mas também torci pelos personagens, que foram muito bem construídos e descritos ao longo da história. Cada um com sua personalidade e características, que fizeram jus a si mesmas até o final.

“A solidão é o preço que se paga por essa busca. É o ingrediente perfeito.” – p. 175

O livro começa com uma história inicial genial. Para mim, foi um ponto de partida muito criativo e peculiar. Aliás, o livro inteiro é extremamente criativo e peculiar para mim, afinal, nunca havia lido nenhuma história sobre alquimistas e jamais tinha pensado sobre essa atividade. Muita coisa acontece e muda o rumo de tudo rapidamente, quando você pensa que já sabe o que virá, pode ser surpreendido de repente. O livro é uma grande e surpreendente aventura do começo ao fim!

Conclusão


Para quem ama fantasia, com muita aventura e personagens cativantes, um contexto bem amarrado e uma história que te prende do começo ao fim, pode apostar nessa belezinha sem dó nem piedade. Li por indicação da Paola Aleksandra do Livros e Fuxicos, e não poderia ter sido melhor.

Adorei o livro, a narrativa, os personagens, o clima da história, o ambiente... mas principalmente o clímax. Adorei que tudo não correu apenas em torno de uma única história, mas foi capaz de mostrar um pouquinho de cada um, sonhos e anseios diversos. Logo nas primeiras páginas, você já percebe que é o tipo de livro que irá te fazer voar até as últimas páginas e ainda te deixar com gostinho de quero mais.

Ah, vai, eu amo fantasia, ficção, aventura.

Alguém aí, por acaso, pode dar um de alquimista e me receitar uma poção que faça flutuar para dentro de uma história dessas por pelo menos um dia?

Quero ver dona Sam fazer uma mistura dessas para mim. Hahaha.

Enfim, o livro faz parte de uma série, sendo esse o primeiro livro. Se essa aventura me deixou com o coração na mão, imagina o que mais esses alquimistas irão aprontar por aí. Recomendo muito. Leia!

Conheça a série:

https://www.grupopensamento.com.br/produto/a-pocao-secreta-5555https://www.grupopensamento.com.br/produto/a-pocao-perdida-5592

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

5 Recados

  1. Oiii Sâmela, tudo bom?

    Essa série tem uma boa premissa, eu gosto do que ela apresenta e saber que apresenta bastante aventura me epolga muito, curto livros assim, geralmente se lê bem rápido. Pode ter certeza que vou apostar nessa leitura.

    Beijo

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivy! <3
      Já ouvi muita coisa boa sobre a série, mas se seguir o ritmo do primeiro livro, tenho certeza de que é maravilhosa! Isso aí, é bem cheio de aventuras e um toque fantástico que adoro! Leia sim, vai gostar. Hehe

      Obrigada pela visita e volte sempre.

      Super beijo,
      Sâm

      Excluir
  2. Oi Sâmela,
    Estou em uma fase de muita fantasia, então me empolgo para ler a obra.
    E eu também adoro as dicas da Paola Alexsandra.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ale!
      Já viu que não pode perder então, não é? Hahaha.
      Somando as dicas da Pah e a fantasia, você precisa apostar nessa leitura!
      Obrigada pela visitinha, lindona! Volte sempre.
      Super beijo,
      Sâm

      Excluir
  3. Oi, Dih!
    Menina, se você gosta de livros assim, vai amar! Ainda mais que é uma série de livros no mesmo "ritmo". Hahaha.
    Aposte nele quando puder, viu! Espero que realmente goste.
    Obrigada pela visitinha e volte sempre!
    Beijos,
    Sâm

    ResponderExcluir

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma