#Resenha: Outros jeitos de usar a boca – Rupi Kaur

by - julho 21, 2017


Título: Outros jeitos de usar a boca

Autora: Rupi Kaur

Editora: Planeta de Livros Brasil

Páginas: 206

Ano de publicação: 2017

Nota da leitura: 5/5

Onde comprar: Amazon / Saraiva 





Sobre o livro

Esse não é um livro qualquer. Já devo começar avisando que esse livro vai mexer com toda sua estrutura emocional. Fim de papo.

Primeiramente, se trata de um livro de poemas. O maravilivro é divido em 4 partes. As partes são nomeadas como: a dor, o amor, a ruptura, a cura.

Só de saber que essas são as partes do livro, você já sente uma emoção estranhamente íntima, como se o seu interior estivesse sendo lido, lentamente.

Como já se pode perceber, em cada parte dessa é abordado sobre um assunto. Ou seja, em a dor o livro fala sobre os momentos de dor que nós vivemos. Em o amor, a mesma coisa, é o lado mais amorzinho do livro, sendo que o mesmo, nem mesmo nessa parte, deixe de trazer questões relevantes para pensarmos mais sobre. Em a ruptura, são os momentos onde nos sentimos quebradas, de fato. São aqueles momentos onde tudo parece ser o fim. E aí, vem a cura, que são os momentos em que a gente entende mais sobre si mesma, sobre o mundo ao nosso redor e, o mais importante, é quando a gente passa a se aceitar.

Vale ressaltar que o livro é voltado para o universo feminino, ou seja, é um livro maravilhoso sobre o emponderamento feminino. O livro reúne várias questões sobre as mulheres, sobre sentimentos, sobre perda, amor, saudade, sexo, relacionamento, abuso, aceitação, questões sobre o corpo etc.. Em cada assunto, há um questionamento por trás, sabe? Nos deixa sem palavras muitas vezes, porque estamos sentindo tanto que não sabemos como definir. 

Capa, escrita e detalhes

A capa do livro é maravilhosa! E, dentro, temos a informação de que foi a própria autora quem desenhou a ilustração, o que é magnífico! Aliás, o livro conta com MUITAS ilustrações incríveis, que o torna mais maravilhoso ainda, em muitas páginas. Ilustrações que a própria autora fez! Ilustrações que ilustram o poema recitado. Que nos faz transbordar emoções…

A escrita da Rupi, gente, é divina! Não sei como definir… É simplesmente incrível o que suas palavras nos fazem sentir. Às vezes são poemas de uma única linha e que, mesmo assim, nos bombardeiam. Sem dó. É uma escrita linda e que te faz suspirar, rir, chorar, se emocionar, mas, principalmente, ficar se perguntando como é que ela consegue ser tão maravilhosa assim, pois te faz, de uma forma gostosa e poética, pensar sobre assuntos muito relevantes sobre o nosso universo. É uma escrita objetiva, em forma de poemas incríveis, que vai te levar a questionamentos mais incríveis ainda.

Os detalhes do livro estão chocantes de tão belos! As páginas são lindas, com todas as ilustrações que refletem perfeitamente o que o poema mostra e também os assuntos que são abordados ao longo do livro, são, novamente, muito relevantes e pertinentes no universo feminino.

Há uma discussão por aí que o emponderamento feminino não deve ser romantizado. Eu sou daquelas que acreditam que o emponderamento feminino pode ser feito de diversas maneiras. E se uma delas for em forma de poemas, sejam românticos ou não, está valendo. Porém, super compreendo que quando é algo com uma bravura, sem que pareça ficção ou coisa inventada, tem um efeito maior. No entanto, existe poema romântico, e existe poema que reflete a crítica à sociedade e muitos outros, na verdade. E, embora o livro também traga poemas românticos nem tão românticos assim (na parte de o amor), jamais deixa de nos fazer refletir sobre o mundo injusto e machista em que nós vivemos.

O que quero dizer é que fica a sua escolha. Afinal, todos nós temos o direito de escolher. Eu super achei válida e maravilhosa essa coleção de poemas sobre questões relevantes que nos cercam dia após dia da Rupi. Ideia maravilhosa! E se existem pessoas que não compreendem a importância do emponderamento feminino através de textões de reflexão, quem sabe essa não seja uma boa forma?!


Conclusão

Após dito tudo isso, gostaria de deixar aqui minha adoração por essa coleção maravilhosa de poemas da Rupi Kaur. Eu amei! Amei demais!

Entrou para minha lista dos livros favoritos! Claro, lista dos livros favoritos de coletânea de textos. É mais um daqueles livros que morro de ciúmes… hehe.

E recomendo demais para todo mundo, não só para todas as mulheres. Acho que todo mundo, com certeza, deveria tê-lo em mãos e relê-lo sempre que possível. Eu mesma já estou querendo reler! No entanto, é importantíssimo que todas as mulheres possam o ler, pois é um livro feito sobre nós, para nós e que dá para devorar em um único dia.

O livro é simplesmente magnífico e a Rupi é maravilhosa, com sua escrita linda e tocante.

Gratidão por esse livro! 
 

Citações importantes

Como eu detonei meus post-its marcando o livro inteiro quase, irei citar só algumas aqui e farei um post com as minhas favoritas! Aguardem!

como é tão fácil pra você

ser gentil com as pessoas ele perguntou

leite e mel pingaram

dos meus lábios quando respondi

porque as pessoas não foram gentis comigo



você tem dores

morando em lugares

em que dores não deveriam morar”



quando minha mãe abre a boca

para conversar durante o jantar

meu pai enfia a palavra silêncio

nos seus lábios e diz que ela

nunca deve falar com a boca cheia

foi assim que as mulheres da minha família

aprenderam a viver com a boca fechada”



estou aprendendo

a amá-lo

me amando”



“eu estaria mentindo se dissesse

que você me deixa sem palavras

a verdade é que você deixa minha

língua tão fraca que ela esquece

a linguagem que fala”



“não sei por que

me rasgo pelos

outros mesmo sabendo

que me costurar

dói do mesmo jeito

depois”



“remover todos os pelos

do seu corpo é ok

se é isso que você quer

assim como manter todos os pelos

do seu corpo é ok

se é isso que você quer”

- você só pertence a você



Nota da leitura:

Ah, gente! O que mais me fez desejar o livro foi um vídeo que assisti no You Tube. Confira o que a JoutJout fala sobre o livro aqui!

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

2 Recados

  1. Oii, Sâmela, tudo bem?
    O que dizer desse livro maravilhoso?! Já resenhei no meu blog e compartilho de todas suas opiniões! Estou super ansiosa para ler mais da Rupi, a escrita dela me encantou.
    Amei a resenha, as fotos ficaram uma graça <3
    Beijinhos!
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kah! Tudo ótimo.
      Sim e sim! Eu li sua resenha e adorei compartilhar da mesma ideia! Hahaha.
      E vou ler Claro Enigma, viu?! Pode deixar.
      Obrigada, lindona!
      Volte sempre.
      Super beijo,
      Sâm

      Excluir

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma