#5em1: 5 coisas que aprendi lendo Surpreendente!

by - abril 01, 2017


Pedro, um carinha de 25 anos, carregando um amuleto com um segredo que desconhece, além de uma doença degenerativa que pode o levar à cegueira, apaixonado por cinema e recém-formado parte, juntamente com seus amigos, em busca de um grande sonho de produzir o melhor filme de sua vida, que seja surpreendente e merecedor do prêmio mais importante do cinema brasileiro.
Você pode ler a resenha completa do livro Surpreendente! Do autor Maurício Gomyde AQUI! Nesse post irei selecionar cinco coisas que me fizeram suspirar com essa história incrível e me fizeram levar mais aprendizagens para a vida fora das linhas.
1- Amizade boa é aquela que ama acima de tudo
Pedro e seus amigos, Cristal (que era o amor da vida dele também), Fit e Mayla são exemplos perfeitos de uma amizade incrível! No começo do livro, você nem percebe que há tanto amor assim, pensa que ele vai ficar na mão em algum momento, mas nada disso acontece, porque seus amigos estão lá, sempre. E quando digo sempre, quero dizer sobre como eles nunca o abandonam mesmo. Quem já leu, vai entender o que estou falando. E para quem não leu ainda, não perca mais tempo, pois essa história pode mudar seu conceito sobre seus amigos.
2- Sempre há motivos pelos quais lutar
Há quem diga que quem tem amigos tem tudo. Beleza, é um conceito bonito, porém, querem a real? Nós podemos ter tudo e ainda assim querer morrer. Acontece que, se a gente tem tudo ao nosso redor mas o vazio continua, é sinal que o problema talvez esteja em nós. Se você não vê motivos para continuar lutando, mesmo tendo amigos sinceros e uma vida por qual lutar, não vai adiantar o mundo inteiro lutar por você. Nós também devemos entrar na guerra, porque, afinal, essa guerra é nossa. Sempre há motivos pelos quais lutar, encontre os seus.
3- A vida é como um teatro sem roteiro
Eu não sei vocês, mas eu amo teatro e cinema. Esse livro aborda tantos assuntos incríveis, e um deles é o cinema. Com ele, me surpreendi com o quanto a vida tem a ver com o cinema. E cinema com a vida. É como se um fosse planejado e por isso todo mundo presta atenção, enquanto o outro é totalmente sem roteiro e, por isso, talvez, as pessoas não prestem tanta atenção assim. Mas a vida é como o cinema, só que sem roteiro. Nunca sabemos o que vai rolar no amanhã, mas quem disse que a gente desiste de virar a página? E nem podemos, não é? Iremos sempre estar contracenando com um tempo que desconhecemos, mas não desistimos.
4- Nunca desistir dos nossos sonhos pode ser a chave do sucesso
Pedro, mesmo com suas dificuldades, não desiste do seu sonho e é capaz de tudo por ele. Com uma câmera na mão, seus melhores amigos e um sonho como guia, ele vai passar por caminhos totalmente inesperados com objetivo de realizar seu maior sonho. E é assim que ele vai levando seu caminho, e é aí que a gente descobre que quando a gente não desiste, as coisas tendem a acontecer. Não adianta só sonhar, temos que buscar pelos nossos sonhos. Nossos sonhos nos conduzem para fora da cama quando os materializamos e os tornamos metas, objetivos a serem alcançados. E então a gente os alcança, mesmo que leve um certo tempo.
5- A vida pode ser surpreendente de um jeito bom e de um jeito ruim, mas normalmente faz os dois e nós sempre podemos aprender
Nesse livro, é tudo meio surpreendente mesmo, não se choque. É que são tantos ensinamentos, nem sei como consegui listar só cinco. A gente vai levando a vida do jeito que dá e, de repente, descobre que não é isso o que queremos. A gente vai vivendo como não quer e descobre que assim não dá. E também pode acontecer de estarmos bem com a vida agora, mas amanhã desistirmos de tudo com uma nova ideia em mente. É a vida: imprevisível. E com Pedro, a gente aprende a ter esperança, a gente aprende a valorizar a amizade, a valorizar as pessoas ao nosso redor, mesmo que quase tombemos, a gente se levanta e continua. É isso, com Pedro a gente aprende a continuar, apesar de tudo. Apesar das corças que a gente leva da vida e das inúmeras forças que tentam nos parar. Afinal, a vida pode nos surpreender amanhã mesmo, de um jeito tão bom que sequer saberemos como agradecer.

E aí? Ficou com vontade de se aventurar na história linda de Pedro e seus amigos? Se você já leu o livro, nos conte o que aprendeu com ele também.
Ah, se gostou desse post, comente, curte e compartilhe com seus amigos, ou com aquela pessoa que você acha que precisa lê-lo! Isso nos ajudaria muito. Nós agradecemos toda a ajuda.

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

0 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma