#Resenha: Um Amor para Recordar- Nicholas Sparks- Editora Novo Conceito

by - novembro 21, 2016

Resenha por Ana Paula Mota

Título: Um Amor para Recordar
Autor: Nicholas Sparks
Páginas: 191
Editora: Novo Conceito
Ano de publicação: 2011
Onde comprar: Saraiva * Americanas * Submarino
"Esta é a minha história – e prometo contar tudo.
No início você vai sorrir e, depois, chorar – não diga que não avisei."  Landon Carter

A História 
Esse Livro conta a história de dois jovens que irão, no primeiro momento, nos fazer rir muito, mas que no final irá nos surpreender de uma forma inexplicável. Landon e Jamie moram em Beaufort na Carolina do Norte e estão cursando o último ano do ensino médio. Como a maioria dos jovens com sua idade, Landon só pensava em aproveitar a sua juventude antes de se formar e tentar entrar numa faculdade. Já Jamie é uma jovem simples, filha do pastor da cidade, que tem o maior prazer em ajudar as pessoas e animais. Na escola os dois precisaram escolher entre duas disciplinas para cursar, química ou teatro, com isso Jamie escolheu por teatro, pois nesse ano iria acontecer a apresentação de teatro escrita pelo pai dela. E Landon escolheu teatro achando que seria uma disciplina mais fácil do que os cálculos de química. Mas ele se enganou completamente, pois foi convidado, ou melhor, escolhido para fazer o papel principal junto com Jamie. E aí o que será que Landon vai fazer? Como será a reação de seus amigos quando os vir  juntos?
Com essa peça de teatro os dois acabaram se aproximando, apesar do medo que Landon tinha de ser visto com Jamie, que era uma menina bem diferente do que eles estavam acostumados.  Essa aproximação nos faz pensar em vários pontos: Será que vão se tornar amigos? Ou haverá algo a mais?


Personagens principais
Landon é um jovem bonito, de família rica e filho de um dos únicos políticos da pequena cidade. Mas Landon não se dá muito bem com seu pai, e com isso ele começou a se comportar de forma estranha com as pessoas ao seu a redor.
Jamie uma menina de 17 anos, filha do pastor e estranha aos olhos de seus amigos da escola, pois ela não se arruma conforme as outras meninas da sua escola. Está sempre  pronta para ajudar a todos, vai sempre ao orfanato para passar um tempo com as crianças ajudando-as no que é necessário. Em todos os momentos de sua vida ela leva consigo sua Bíblia.
Personagens Secundários
Reverendo Sullivan, pastor da igreja batista da pequena cidade, pai de Jamie e o escritor da peça conta sua história para a apresentação dos alunos que vão se formar. Srta. Garber professora de artes dramáticas. Eric e Margaret eram amigos de Landon e adoravam implicar com Jamie.

Capa, escrita e afins
Eu super-recomendo o livro. Sou completamente apaixonada por livros assim, como uma linda capa e uma escrita simples e direta e li em pouco tempo. Em muitos momentos é engraçado, mas me emocionei em quase todos os momentos. A história é narrada em primeira pessoa pela visão de Landon, com seus 57 anos. Vale muito a pena ler, é um livro pequeno que li em um dia, pois conforme fui gostando, não queria largar. A partir dessa leitura acredito que as pessoas podem mudar.
Conclusão
Essa é uma linda história e, a princípio, nos faz pensar em como as pessoas que não se enquadram no nosso padrão “normal” da sociedade são vistas como estranhas. E com isso podemos ver o que um sentimento forte entre duas pessoas pode fazer com que a mudança de atitudes e pensamentos aconteça.
No decorrer do livro muitas coisas vão acontecendo com os dois, e isso só nos leva a acreditar que ainda é possível ver a mudança na vida das pessoas em que quase não acreditamos.  É um livro romântico que conta a história de dois jovens diferente, mas que no final nos mostra uma linda lição sobre a vida e ao amor ao próximo. 

Citações preferidas
“Aquele momento, quando nossos lábios se tocaram pela primeira vez, eu sabia que duraria para sempre”.
"- Eu adoraria ir com você - ela disse, finalmente - mas com uma condição. Eu me endireitei, esperando que não fosse algo constrangedor demais. - E o que é?
- Você tem que prometer que não vai se apaixonar por mim."



                                                              Nota: 5/5

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

0 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma