#Resenha: Surpreendente! - Maurício Gomyde Por Editora Intríseca

by - setembro 11, 2016



Recebi esse livro MARAVILINDO em parceria com o próprio autor, na semana retrasada, e só agora consegui publicar a resenha dele.
O livro é escrito em terceira pessoa e conta a história de Pedro que, aos 25 anos e recém-formado, tem um propósito diferente de vida: usar o cinema para salvar o mundo. Pedro é um cara diferente, com uma visão diferente, que age diferente e quer viver diferente, talvez seja por isso que é tão Supreendente!. Trabalhando em uma videolocadora, ele faz de tudo para mostrar ao público o quanto o cinema pode mudar sua vida. Pedro ainda dirige o último cineclube de São Paulo com o intuito sempre de levar o cinema para a vida das pessoas. Enquanto isso, trabalha em seu filme, que deverá ser o melhor filme de sua vida. 

Citação retirada do livro:
“A vida é complexa demais para ser esperada assim, como uma iluminação divina que vai bater à sua porta e entregar de bandeja todas as respostas.”

Ele tem um sonho: conquistar o prêmio mais importante do cinema. Mas isso se torna um desafio enorme para Pedro quando ele descobre algo que lhe atormenta e lhe traz  questionamentos se seria mesmo capaz, algo muito sério pode colocar tudo a perder, ou... Mas, quem tem amigos, tem tudo, então, Mayla (a menina mais criativa da região), Fit (o maior montador do cinema), Cristal (menina dos cabelos de fogo que faz o coração de Pedro suspirar) e Pedro (um dos caras mais Surpreendentes! que já vi/li) partem em uma grande viagem em busca de criar o filme mais brilhante de todos os tempos.
Com câmeras nas mãos, sua equipe técnica totalmente improvisada e uma ideia na cabeça, Pedro vivenciará encontros Surpreendentes! capazes de lhe trazerem muitos ensinamentos. Mas Pedro tem um segredo. E sua avó também. Afinal, qual seria o objetivo dessa grande aventura ao lado dos amigos? O filme mais incrível de todos os tempos está para começar. E a aventura promete.

Citação retirada do livro:
“O bom da vida está justamente nas buscas que a gente empreende ao longo dela. Afinal de contas, a própria vida é uma busca.”

A história é realmente Incrível! (um dos filmes já feitos por Pedro). E eu fiquei muito Feliz! (outro filme feito por Pedro) em ler essa belezura. Os personagens são muito convincentes e eu me apaixonei por cada um deles, em especial, por Pedro, Fit e Cristal. HAHAHA. E, gente, são milhões de ensinamentos que a gente absorve dessa leitura e um deles, em particular, que me fez suspirar e repetir Nossa! várias vezes. Foi o tema da amizade verdadeira tratada de forma esplêndida no livro. Eu, sinceramente, nunca conheci essa dimensão relatada no livro e fiquei de fora torcendo pra que eu encontre um Fit, uma Mayla, uma Cristal e um Pedro na minha vida também. HAHAHA. Eles sim são melhores amigos. 
Citação retirada do livro:
“Eu posso ser o círculo e você o xis. Juntos, podemos impedir que o resultado do jogo dê sempre velha.”

Outro tema tratado no livro que foi chocante, foi a questão de superação. Pedro passa por tanta coisa e são tantos desafios que me pergunto como seria se fosse comigo. Todos nós temos problemas, uns fúteis em que damos muita importância, outros maiores em que pensamos não ser possível superar, mas, no fundo, tudo sempre vai depender de cada um. Se você tiver amigos, um sonho e coragem, você consegue. 
Eu amei o livro! O autor está de parabéns! Foi uma aventura muito importante para mim, em particular, e me fez ver o cinema realmente de forma diferente, que eu já amava, agora então. Impossível não se surpreender. Não se apaixonar por Pedro. Largar o livro e terminar o livro sem sorrir, no mínimo, umas cem vezes. Não estou me referindo a um sorriso bobo, que acha graça de uma piada, mas daquele tipo de sorriso que sorri com a alma e suspira com o coração.
Nota: 5/5
 Sâmela Faria
Siga o blog no insta e fique por dentro de tudo: @escrituras_da_alma
Compre o livro:

Hei! Acho que você vai gostar disso também:

0 Recados

E você, o que achou do post? Me conte aqui nos comentários!
Deixe seu link para eu conhecer seu blog também. ;)

Que tal as postagens mais recentes diretamente no seu e-mail?



Textos para sua alma